TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.908 Palavras (16 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIDÁTICA – 100h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

DIDÁTICA: CONSIDERAÇÕES NECESSÁRIAS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Por que a didática é ciência, técnica e arte?

A Didática é ciência enquanto se fundamenta em princípios científicos.

É técnica quando se aplica esses princípios na ação docente.

É arte, na medida em que o professor utiliza a imaginação, a criatividade e tem habilidades na integração dos princípios para a condução das atividades discentes, de forma a obter resultados eficazes.

  1. Quais são as funções da didática?

A principal função da didática é o alcance de objetivos educacionais e de aprendizagem.

A Didática no inicio do processo escolar, tem função predominantemente educativa. Á medida que o aluno avança em escolaridade, ela cuida também da facilidade da aprendizagem.

É no processo de aprendizagem que a criança aprende a usar o conteúdo, a estruturar as experiências; formar hábitos, atitudes e habilidades para o seu consumo próprio e desenvolvimento social.

Educar o homem é uma função muito importante da Didática. Esta precisa preocupar-se constantemente em desenvolver as qualidades e habilidades tanto no professor quanto no aluno.

  1. Observe a charge a seguir e responda o que se pede:

Fonte: https://professordigital.wordpress.com/2009/09/28/uso-pedagogico-do-giz-do-giz/, acessado em 26/01/2016, às 19h

  1. Por que todo professor precisa conhecer bem a didática?

A Didática ensina como planejar para evitar perda de tempo e obter o máximo de rendimento. O professor aprende que deve considerar as condições da escola, dos alunos, do meio e as dele próprio para planejar as atividades de aprendizagem.

O professor deve conhecer bem a Didática para descobrir o que precisa aprender. E precisa conhecer, ainda o que a sociedade espera que os alunos aprendam.

  1. Ter conhecimento da didática é suficiente para dar uma boa aula? Justifique.

Em partes sim, nada adianta o professor ter conhecimento, conteúdo, se ele não vai saber passar para o aluno, não saberá abordar o tema.  O professor necessita saber usá-la, com um pouco de criatividade e imaginação.

 A Didática é uma disciplina norteadora da ação. Ela integra as demais disciplinas pedagógicas com conteúdo específico da matéria às experiências dos alunos, formando um todo útil para que os objetivos da educação sejam alcançados.

  1. Em sua opinião, e considerando o que o material do módulo apresenta, qual seria a didática do professor que aparece na cena exposta na charge? Explique sua resposta, analisando se tal modelo pode ser considerado ideal. Desenvolva seu raciocínio em um texto argumentativo.

O professor da charge, penso eu, que seja o “professor de antigamente” um professor do método tradicional, sem interação com turma, sua função ali era somente de passar o que lhe foi imposto, sem buscar novos meio de transmitir tal conhecimento, para ele o único meio de avaliar a turma é através de uma prova.

  1. A partir da imagem a seguir, escreva sobre a importância do professor utilizar a tecnologia a favor do processo de ensino e aprendizagem.  

Fonte: http://www.cidademarketing.com.br/2009/blog/mercadologia/236/instituto-claro-lana-cartilha-tecnologias-na-escola-.html, acessado em 02/02/2016, às 18h

A sociedade atual é tecnológica, de modo que não é mais possível pensar em educação sem a utilização das tecnologias. O processo de ensino-aprendizagem também já se mostra diferente do de antigamente, pois as formas de ensinar e aprender são diferentes, isto é, o professor não é mais um simples transmissor do conhecimento. Hoje, ele é um mediador, facilitador do processo de ensino-aprendizagem e os alunos são os sujeitos ativos desse processo, deixando de ser simples receptores do conhecimento. Dessa forma, o professor precisa utilizar recursos que transformem suas aulas, de modo a instigar mais e mais a busca pelo conhecimento por parte dos alunos, ministrando aulas dinâmicas, motivadoras, atrativas e entendendo que as tecnologias disponíveis auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, as quais vêm para colaborar com o professor, funcionando como suporte, como um recurso a mais para esse processo e não como um recurso em sua substituição.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

  1. Faça um resumo do tópico “O Histórico da Didática”, pontuando o que os diversos autores tratam sobre este tema.
  2. Quais são as fontes dos objetivos educacionais e do ensino?
  3. Faça um resumo do tópico “Funções do professor”.

UNIDADE 2

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. A educação organizou-se em diferentes tendências pedagógicas. Após o estudo dessas tendências, faça um quadro comparativo com as principais características dos Paradigmas Conservadores e dos Paradigmas Inovadores.

  1. Quanto aos Paradigmas Inovadores, Behrens (2005) propõe três formas de trabalho pedagógico: Abordagem Sistêmica, Abordagem Progressista e Ensino com Pesquisa. Explique, com suas palavras, em que consistem tais formas.
  • Abordagem Sistêmatica: a visão sistêmica propõe que a escola contribua para questionar a sociedade de consumo, valorizando o humano. Os alunos devem aprender a respeitar as diferenças, visualizando a totalidade das relações sociais. A escola não é mais a única fonte de conhecimento do aluno.O professor, nesta abordagem, é aquele que busca caminhos alternativos para uma ação educativa relevante, competente e significativa. O docente precisa instigar os alunos à recuperação de valores perdidos na sociedade moderna, buscando a justiça para todas as camadas populares. A necessidade de o professor aplicar atividades que desenvolvam os dois lados do cérebro dos alunos, pois o ser humano é completo. Ser educador sistêmico é buscar opções metodológicas com criticidade e que tenham preocupação com a vida humana e do planeta, pois o aluno participa de vários planos em sociedade: família, escola, trabalho e, por sua vez, suas ações repercutem em tudo o que está em seu convívio. Os alunos são vistos como pessoas únicas, e suas diferenças são valorizadas. A metodologia sistêmica não busca apenas uma opção metodológica, mas, sim, opções que possibilitem a construção de caminhos que levem à autonomia e à qualidade pedagógica. A metodologia da abordagem sistêmica deve propiciar uma prática educativa crítica, produtiva, reflexiva e transformadora. Para tanto, apregoa a união entre a teoria e a prática, pois entende que as duas se completam e buscam provocar a visão do todo. A avaliação visa ao progresso do aluno, respeitando suas inteligências multiplas – limites e qualidades. As avaliações devem possibilitar, ao aluno, perceber o próprio desenvolvimento durante o trabalho que está sendo realizado. O erro do aluno é valorizado, visto que possibilita que o mesmo perceba o caminho para o acerto, além de estimular o aluno ou o grupo a encontrar respostas corretas, pesquisando outras possibilidades e soluções.
  • Abordagem Progressista: a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno. Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma auto-aprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. Só é retido aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal; o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. É a tomada de consciência, segundo Piaget.
  • Ensino com pesquisa: A escola deve ser um local que ofereça formação geral: prepare para o uso da tecnologia, desenvolva as capacidades cognitivas, operativas, forme para o exercício da ética e da cidadania. Neste contexto, a escola deve ser um ambiente inovador, onde alunos e professores sejam capazes de inovar e produzir conhecimento. O aluno deve aprender a ser questionador, investigar, agir com criatividade, com ética, tendo autonomia para ler e refletir criticamente. Para tanto, deve pesquisar, formular, redigir, duvidar, contrapor, perguntar, analisar, e, assim, avançar com autonomia em seus estudos e na vida.

3. Qual é a importância da motivação para a aprendizagem do aluno e no desenvolvimento do trabalho docente?

4. As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização de mudanças em nível profissional e comportamental. Não podemos ignorar a importância da interação entre professor e alunos para o bom desenvolvimento do processo educativo. Partindo disso, escreva um texto (no mínimo 10 linhas), argumentando sobre como deve ser essa relação (professor/aluno).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (375.1 Kb)   docx (269.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com