TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

[pic 3]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

ALUNA: MIRIÃ DIAS DO ESPIRITO SANTO

R.A: 50001647

PROFESSORA: TATIANE MARINA DOS ANJOS

MODULO: INTRODUÇAO À FILOSOFIA

TURMA: 04/2018

UNIDADE 1

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O que é filosofia e qual a sua contribuição para a educação?

Filosofia é o estudo que busca respostas corretas sobre tudo, ela é um desafio ao pensamento, ao conhecimento do senso comum, é a ciência que trabalha unicamente com a razão, estuda os problemas fundamentais a existência humana, a verdade, aos valores morais e éticos, seu objetivo de estudo é a realidade.

“É a Filosofia que questiona todos os fenômenos de dominação, em todos os níveis e sobre qualquer forma em que se apresentem...”(FOUCAULT, Michel. Lá ética del cuidado de si como prática de la liberdad)

               

  1. Compare o homem e o animal, assinalando o papel do trabalho, da linguagem e da cultura no processo de desenvolvimento (evolução) da humanidade

O homem cria com suas próprias mãos instrumentos de trabalho desde o começo da sua existência, fazendo assim sua diferença dos animais. A cultura é importante no processo do desenvolvimento humano, a sistematização da linguagem oral e escrita é um fenômeno social que possibilita a difusão da cultura, propagando valores, normas e práticas sendo assim um passo importante e qualitativo na sua transformação e na formação da sociedade.

Há várias diferenças entre um animal, que pode utilizar um pedaço de madeira ou outro objeto para poder alcançar uma fruta ou algo para poder se alimentar, sendo assim algo espontâneo não planejado, já o homem planeja a melhor forma para se alcançar tal alimento. O homem se distingue do animal pela linguagem simbólica, a cultura, a educação e o trabalho.

  1. Explique a relação entre os conceitos de ideologia e alienação.

Os Conceitos de Ideologia são um sistema de ideias que leva a sociedade de classes, é uma realidade criada para iludir e enganar, utiliza-se de estratégias para assegurar os interesses de classes dominantes, estabelece necessidades de todos e esconde a origem de tais ideias, fazendo assim todos acreditarem que são naturais e imutáveis.

Os Conceitos de Alienação, faz o homem escravo de si mesmo, perdendo o controle passando assim a ser considerado alienado, pois não faz nada mais por vontade própria. Portanto esses conceitos de ideologia e alienação só podem ser compreendidos profundamente quando considerar as relações produtivas que caracterizam o trabalho na atualidade.

  1. Considerando a análise de Marx e Engels quanto à desigualdade social, que caracteriza o sistema capitalista, analise e interprete a charge apresentada no final da primeira unidade (pág. 36).

Na charge é retratado tudo que vivemos nos dias de hoje, somos trabalhadores em busca de ganhar bem e trabalhar bem para sermos reconhecidos e termos uma vida razoavelmente boa, mais somos explorados no trabalho, e muitas vezes não somos reconhecidos pela dedicação e esforço, assim trabalhamos cada vez mais para atender a demanda de uma empresa e acabamos é pagando pra trabalhar ao invés de recebermos por tal trabalho exercido.

UNIDADE 2

O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Qual o posicionamento dos pensadores ceticistas quanto à possibilidade de alcançar a Verdade? Responda abordando, no mínimo, duas correntes do ceticismo.

No ceticismo a razão e os sentidos nos induzem ao erro, o que impossibilita conhecer a verdade. Divide-se em duas grandes variantes o ceticismo absoluto é a negação total e o ceticismo relativo é o que ao invés de negar totalmente nossas possibilidades de conhecimento ele nega apenas parcialmente.

Nas modalidades de ceticismo relativo destaca-se o: PROBALISMO -que defende nosso conhecimento é incapaz de atingir a certeza total das coisas.

RELATIVISMO – entende que não existem verdades absolutas mais apenas verdades relativas.

  1. Algumas correntes filosóficas acreditam que é possível conhecer a verdade. Discorra sobre três das teorias que embasam tal ideia.

São elas: Empirismo aonde o filosofo empirista JOHNN LOCKE (1632-1704), afirmava que ao nascermos nossa mente é um papel em branco, completamente desprovida de ideias, empirismo significa experiência. Mais segundo o empirismo as ideias são provenientes de nossas próprias percepções sensoriais, visão, audição, tato, olfato e paladar.

Racionalismo que significa razão, esse termo aqui empregado significa, designar a doutrina que deposita total e exclusiva confiança na razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade.

Dogmatismo é uma doutrina que defende a possibilidade de conhecermos a verdade assim distinguimos duas variantes básicas dentro do dogmatismo são elas: o dogmatismo ingênuo, que além de ser predominante no senso comum ele ainda consiste em acreditar plenamente nas possibilidades do nosso conhecimento: o dogmatismo critico acredita em nossa capacidade de conhecer a verdade mediante um esforço conjugado de nossos sentidos e de nossa inteligência.

  1. O que é conhecimento científico? Responda, abordando as contribuições de Bacon, Galileu Galilei, Descartes e Comte para o desenvolvimento do pensamento científico.

O conhecimento cientifico é uma conquista recente da humanidade, para os filósofos Francis Bacon(1561-1626) e Rene Descartes91596-1650), influenciaram a ciência que visa a um saber puro e claro, já para Galileu Galilei(1564-1642;XVI- XVII), esse saber puro e claro baseia-se metodologicamente em conhecimentos matemáticos. Já Augusto Comte o pensamento era voltado no sentido de se utilizar a ciência, salvar a humanidade e fundamentar a pratica política em fatos científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (97.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com