TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.899 Palavras (16 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 16

 [pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

FUNDAMENTOS E MÉTODOS

DE ALFABETIZAÇÃO – 80h

UNIDADE 1

HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Pautando-se nos textos estudados, discorra sobre a história da evolução do grafismo, desde as formas primitivas até os sistemas alfabéticos. Em seus relatos, inclua as três etapas e explique-as.

O inicio da escrita surgiu da necessidade de registrar a contagem de objetos. O grafismo se tornou para o homem um instrumento de alto valor, para expressar o pensamento. O grafismo passou por três etapas a primeira é a ideográfica, com sistemas de grafismos simples e abstratos que acompanhavam os recitados orais; a segunda é a pictográfica, com sistemas de figuras simbólicas com temáticas mitológicas que nos referem à atividade discursiva; a terceira é a do grafismo linear, cujas origens se situam na confluência das duas anteriores.

  1.  Explique o significado de: pintura rupestre, pictogramas, escrita cuneiforme e hieróglifos.

Pintura rupestre: É a arte que domina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre.

Pictogramas: Os pictogramas são Representações de objetos e conceitos traduzidos em uma forma gráfica extremamente simplificada, mas sem perder o significado essencial do que se está representando.

Escrita cuneiforme e hieróglifos: A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, e sua definição pode ser dada como uma escrita que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha, os sumerios utilizavam argilia para escreve  quando queriam que seus registros fossem permanente. Já os Hieróglifos é o conjunto de sinais pictográficos criados pela civilização egípcia, que compõem um dos primeiros sistemas de escrita da humanidade, este tipo de escrita foi considerado o segundo sistema de escrita da historia.

  1. Faça a leitura minuciosa do texto “A função social da linguagem”. Em seguida, elenque as ideias principais do texto e relacione com dados atuais do analfabetismo no Brasil que podem ser extraídos a partir de pesquisas em livros ou na internet.

Na década de 70, surge o Movimento Brasileiro de Alfabetização, mais conhecido como MOBRAL, para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Apesar de ter atingido 30 milhões de jovens e adultos, ele não atingiu o seu objetivo maior, pois só transmitiu a alfabetização funcional, sem abrangência social, que os movimentos extintos objetivavam. O MOBRAL extinguiu-se em 1985. Surge, então, a Fundação Educar que tem como principal objetivo integrar a participação comunitária, tanto rural como urbana, nas ações sócio-educativas. O analfabetismo no brasil ainda é um numero muito grande, tendo milhões de analfabetos acima dos quinze anos de idade, no Brasil ainda existe a concepção de que os menos favorecidos não têm condições de aprender, devendo aceitar que são a mão de obra pesada e barata do país, estando às margens da nossa pirâmide social. Em 2014, total foi de 8,3%, o que equivale a 13,2 milhões de pessoas. Meta do Plano de Educação é reduzir para 6,5% a taxa até 2015.

  1. O método sintético, analítico e global são propostas metodológicas que têm marcado os debates em torno da alfabetização.  Defina cada método e exemplifique com uma atividade pedagógica para ser desenvolvida com alunos em processo de alfabetização.  

Método Sintético- Parte das unidades menores ( letras e sílabas), para depois formar palavras.( A atividade de pontilhismo, o contorno de letra para que as crianças aprenda a conhecer o alfabeto).

 Método Analítico- Parte de uma visão global, para depois deter- se nos detalhes ( Surgiu do pressuposto de que a percepção da criança é sincrética. ( As  atividade que pode ser realizada com esse método é as de relacione e as atividades com textos).

Método Misto- Junção entre o sintético e o analítico. ( Neste caso as atividades é uma misturas dos dois métodos, podemos utilizar a atividade de imagens de letras para que as crianças as copiem).

  1. Relate os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização que Emília Ferreiro e Ana Teberosky destacaram no livro a Psicogênese da Linguagem, que pode ser encontrado no material da unidade 1.

Emília Ferreiro e Ana Teberosky destaca dois grandes equívocos o primeiro é identificar a leitura como a decifração de um texto; o segundo é identificar a escrita com a cópia de um modelo externo.

  1. Faça uma análise a partir dos seus estudos e relate como se dá a gênese (origem) da aquisição da escrita na criança.

Um grande desafio para as crianças, é coseguir se adaptar na escrita eles utilizam as escritas uma maneira de transmitir, trocar ideias, expressar sentimentos ou de nos comunicarmos.  

  1. Defina o que é ler e compreender. Justifique sua resposta.

Ler é um ato de compreensão em todos os sentidos, para compreender um texto é nescessario criar uma relação entre o leitor e o texto.

UNIDADE 2

PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Diferencie métodos de processos e esclareça a função de cada um no ensino da leitura e da escrita.

O sistema de escrita - Este sistema  podem ser divididos em dois, o primeiro em escrita ideográfica que se baseia no significado e o segundo em escrita fonográfica que é o sistema de escrita baseado no significante. Esses sistemas são representados por sinais de transito, logotipos e logomarcas de empresas e produtos, são também obras de artes, entre outros. A leitura deve ser feita como um todo do texto e não por partes, quando pegamos um texto, podemos saber do que se trata quando lemos o título, ou algumas palavras chaves contidas no texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (499.6 Kb)   docx (342.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com