TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.771 Palavras (20 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LÍNGUA PORTUGUESA II – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

O HOMEM E A LINGUAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Identifique o tipo de linguagem usada nos textos[1] a seguir e escreva um parágrafo, com aproximadamente 5 linhas, sobre as ideias que cada um dos textos sugere a você, ou seja, faça a interpretação de cada um deles.  

TEXTO A        TEXTO B

[pic 6]                  [pic 7]

TEXTO C[2]

[pic 8]

TEXTO D[3]

[pic 9]

Texto A – linguagem não-verbal

Nesta representação ela esta transmitindo ao leitor a imagem de um homem simples com um grande peso sobre si, “carregando” o Brasil em suas costas.

Texto B – linguagem mista

Esta é uma mensagem de carinho e afeto demonstrado por alguém no qual ele quer orar pelo leitor.

Texto C – linguagem não-verbal

Nesta representação vemos o eleitor sendo uma pessoa simples fazendo seu voto, também temos a urna como quem já sabe o que acontecerá e conhecendo seus candidatos e o político revelando seu verdadeiro caráter.

Texto D – linguagem mista

 Nesta representação vemos um pouco de humor e ironia, no qual o aluno esta demonstrando o oposto do que a ética pede.

2. Agora é sua vez! Crie duas mensagens cujo conteúdo seja a preservação da natureza. Na primeira, você utilizará o código misto, ou seja, verbal e não verbal; na segunda, apenas o código verbal.

[pic 10][pic 11]

   

3. Explicar a afirmação: “A linguagem é um poderoso instrumento de manipulação e conservação de ideologias”. Exemplifique como esse processo se concretiza, utilizando UM exemplo ocorrido em nosso cotidiano ou na vida escolar.

Quando um aluno comete uma falha, ao brigar com alguém, por exemplo, o professor precisa de um bom diálogo para que ele possa fazer com que o aluno compreenda o que cometeu e a necessidade de uma melhora.

O dialogo ele é capaz de mudar as opiniões das pessoas porem deve ter um bom desempenho de linguagem

4. Quais são as três concepções de linguagem conforme Geraldi (1991)? Descreva-as com as suas palavras.

  1. A linguagem é a expressão do pensamento: nesta concepção a linguagem é vista como forma de pensamento aquele que não se expressa adequadamente não pensa.
  1. A linguagem é um instrumento de comunicação: nesta concepção a linguagem é uma ferramenta de comunicação, ela é um código. Esse código deve ser dominado pelos falantes para que então ele seja capaz de transmitir uma mensagem, informações de um emissor a um receptor.
  1. A linguagem é uma forma de inter ação: nesta concepção o que o individuo faz ao usar a língua não é tão somente explicar um pensamento ou comunicar informações e sim realizar ações, agir, atuar sobre o ouvinte ou leitor.

5. Observe as duas imagens a seguir e assinale o que for correto quanto à intertextualidade:

IMAGEM 1

IMAGEM 2

[pic 12]

[pic 13]

Fonte: https://www.google.com.br/

Fonte: http://www.fotosearch.com.br/CSP826/k8265141/

  1. A Imagem 1, inserida no Google, para comemorar as Olimpíadas de Londres/2012, estabelece intertextualidade com a Imagem 2, ao homenagear a competição do esporte hóquei no gelo. A cada dia da Olimpíada, o Google expõe uma imagem de diferentes esportes, praticando este mesmo jogo de relação entre duas imagens (ou textos).

  1. Intertextualidade define-se como a relação estabelecida entre o texto produzido e os outros textos já existentes, de forma que a Imagem 1 serviu de base à construção da Imagem 2.
  1. Uma das definições de intertextualidade que o dicionário de Língua Portuguesa apresenta é: “a relação entre o texto produzido e os outros textos anteriores, de que resulta a elaboração de um novo texto literário”. Podemos, portanto, afirmar que a Imagem 2 (fotografia) serviu de base para a Imagem um (ilustração), ambas de cunho artístico.
  1. O fato de o Google sempre, na página inicial, estabelecer esta relação de intertextualidade faz com que, sempre que o acessemos, lembremo-nos ou aprendemos qual a data comemorativa ou a pessoa que se quer homenagear naquele exato dia.

(___) Somente alternativa a está correta;

(___) A, B e D estão corretas;

(_X__) Todas estão corretas, exceto a alternativa B;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (599.4 Kb)   docx (369.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com