TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.444 Palavras (18 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 18

-[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LÍNGUA PORTUGUESA II – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

O HOMEM E A LINGUAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Identifique o tipo de linguagem usada nos textos[1] a seguir. Se houver mais de um tipo, tecer um comentário a respeito de cada uma delas:

TEXTO A        TEXTO B

[pic 6]                  [pic 7]

TEXTO C[2]

[pic 8]

TEXTO D[3]

[pic 9]

Texto A: É um texto de linguagem não verbal, este texto está mostrando uma figura muito usada nas redes sociais, e todos entende que é um sorriso.

Texto B: É um texto de linguagem não verbal, o texto nos mostra uma árvore cortada e um pássaro com a cabeça cortada e nos fala muita coisa, como por exemplo, o desmatamento.

Texto C: É um texto de linguagem não verbal,  o texto nos fala de duas crianças cuidando de uma árvore.

Texto C: É um texto de linguagem mista, este

2. Escreva um parágrafo, com aproximadamente 5 linhas, sobre as ideias que cada um dos textos sugere a você, ou seja, faça a interpretação de cada um deles.  

O texto A, B e C, represente o tipo de linguagem não verbal, porque nos fala apenas através de desenhos, e o texto C é uma linguagem mista. O texto A representa uma linguagem virtual, é uma símbolo muito usado nas redes sociais para representar que estamos felizes, ou que gostamos de algum determinado assunto, simboliza um sorriso. Já o texto B nos mostra o tronco de uma árvore e um pássaro procurando pelo seu lar, esta árvore que foi cortada poderia ser sua casa onde estavam os seus filhotes, e também simboliza o desmatamento e isso não prejudica só os animais, prejudica os seres humanos também. O texto C tem dois personagens de histórias em quadrinho muito conhecido, a Mônica e o Cebolinha cuidando de uma árvore, protegendo-a e dando amor para que ela cresça forte e saudável, mostrando e incentivando que é muito importante cuidar do meio ambiente. E no texto C temos uma linguagem mista, a figura do menino lendo é uma linguagem não verbal, mas o livro representa uma linguagem verbal, sempre um livro representa um sinal de palavras, conteúdo, e esta figura fala de um menino lendo um livro, nos dizendo que é importante praticar o ato da leitura, e temos que passar isso para nossas crianças, porque ler pode ser bem mais interessante do que imaginamos.

3. Explicar a afirmação: “A linguagem é um poderoso instrumento de manipulação e conservação de ideologias”. Exemplificar com fatos de nosso cotidiano ou da vida escolar como esse processo se concretiza.

A linguagem é o meio de interação entre os homens, dando-nos capacidade de nos comunicar e trocar conhecimentos, quanto maior o conhecimento mais vai conseguir responder nossas necessidades, e ficaremos pessoas mais ativas, sendo assim a capacidade de interagir com outras pessoas é bem grande, e conseguiremos conservar as idéias. A manipulação de idéias só é possível acontecer se um  grupo de pessoas com determinado objetivo conseguir convencer outro grupo de pessoas com menos conhecimento

Ex:

 

 

4. Quais são as três concepções de linguagem conforme Geraldi (1991)? Descreva-as com as suas palavras.

De acordo com Geraldi as três concepções da linguagem são:

-Linguagem é a expressão do pensamento: Com o conhecimento mais profundo da linguagem permite saber que as pessoas que não tem um bom relacionamento, ou seja, não tem facilidade para se expressar não desenvolve o seu pensamento.

-Linguagem é instrumento de comunicação: Nesta concepção é usada a linguagem como meio de comunicação por códigos usados em um conjunto de signos dentro de sua combinação e regras para transmitir a mensagem de comunicação.

-Linguagem é uma forma de inter-ação: Não basta somente transmitir a mensagem de um emissor para um receptor, tem que haver uma interação entre os dois, uma forma de aproximação que antes da mensagem ser passada não tinha.  

5. Conceitue os três tipos de linguagem; em seguida, acesse a Internet e procure dois exemplos de cada uma delas. Não se esqueça de mencionar as fontes consultadas de cada um dos exemplos.

Os três tipos de linguagem são: Verbal; Não verbal; Mista.

-Verbal: É toda forma de se comunicar através da fala e da escrita, podendo assim cada pessoa conforme a sua cultura ter a sua interpretação.

Exemplo:

[pic 10] [pic 11]

RODRIGUES, A. de B.; OLIVEIRA, M. de F. Palavra perfeita- Leitura e escrita- A arte de escrever bem. Minas Gerais, 2014. Disponível em: < http://ideiaspraticasparasaladeaula.blogspot.com.br/2014/03/consideracoes-sobre-linguagem-verbal-e.html>. Acesso em 26 jul. 2014.

-Não verbal:         É quando não usa a fala e nem a escrita como meio de comunicação e sim imagens, desenhos, símbolos, gestos, incluindo uma linguagem corporal onde pode se comunicar através da expressão da face, dos olhos, da cabeça, do movimento do corpo, comportamento não verbal da voz, e da aparência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (736.1 Kb)   docx (519.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com