TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

|Z

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 60h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O conceito de filosofia modificou-se ao longo da história. Explique tais transformações.

R:No seu inicio na jornada por voltar do século VI a.c. A filosofia era vista como um modo racional de explicação da realidade, substituída o mito buscava apenas uma explicação do

 desconhecido a filosofia sempre instiga o homem a pensar, introduzir a pergunta porque o homem busque por meio de reflexão as respostas. Sendo assim foi crescendo ao longo do tempo.

2. Explique a relação entre a linguagem, o trabalho e a cultura no processo de formação do homem e da sociedade.

R: A linguagem humana, enquanto representação simbólica e abstrata, permite ao ser humano aprender o mundo e conferir o significado a realidade material e imaterial.

O trabalho estabelece a relação dialética entre a teoria e a pratica, por meio do trabalho, o homem se autoproduz, desenvolve abelidadas e imaginação.,  aprende a conhecer as coisas da natureza e a desafia-las., conhece as próprias forças e limitações.

A cultura e uma expressão da linguagem .

3. Diferencie e cite exemplos de cultura de massa, cultura popular e cultura erudita.

R:POPULAR: A cultura popular é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes características regionais, muitas vezes transmitida de geração em geração, mais acessível, etc. A maior beleza da cultura popular está justamente em se aproximar do modo de vida de um povo, como é o caso do samba.

MASSA: A cultura de massa, surgida com a sociedade industrial, que faz um uso sem critérios de elementos da cultura popular e da erudita, descaracterizando-os. Exemplo: música "sertaneja", dessas enlatadas; arranjos dançantes de músicas de Mozart ou Bach; etc. A maior finalidade da cultura de massa é o consumo.

IRUDITA: Cultura erudita é aquela que se opõe à cultura popular.
A cultura erudita exige um alto grau de instrução, de estudo, de formação específica, de conhecimento de história da arte (muitas vezes universal), dos movimentos artísticos, da própria história geral, etc. Consequentemente, acaba sendo mais elaborada.

4. Argumente sobre as principais ideias de Marx e Engels.

R:Defendiam a igualdade entre classes sociais, o que realmente e o comunismo também e a favor da igualdade.

5. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.

R: Tecnocracia significa, literalmente, governo dos técnicos, que, pelo controle dos meios de produção, tendem a superar o poder político ao invés de apoiar suas atividades, é o modelo de governabilidade funcional, no qual há aplicação das ciências no ciclo de todas as cadeias produtivas garantindo a sustentabilidade da espécie humana.

6. Diferencie ideologia e alienação, exemplificando.

R: IDEOLOGIA: Ideologia é ter um objetivo, projeto de vida .Procurar segui-lo.

ALIENAÇAO: Alienação é estar por fora de tudo. Ficar contente com muito pouco

R: 7. Esclareça o conceito e a relevância (importância) da filosofia para a educação.

R: A filosofia tem um papel muito importante na educação e na vida do cidadão. Ela ajuda na formação de pessoas conscientes da realidade, vida e mundo. A filosofia vai além do por quê? e para quê? Ela quer saber o sentido das coisas e o benefício para o ser humano.

8. Que estratégias o professor pode utilizar para que o aluno desenvolva a atitude filosófica?

R: Propiciar ao aluno a possibilidade de utilizar seu pensamento  atitude dialogo tentando desenvolver a capacidade crítica de aprender a refletir ...

UNIDADE 2

O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O que é o conhecimento? Responda, argumentando sobre as três formas sob as quais o conhecimento se realiza: o conceito, o juízo e o raciocínio.

R:CONCEITO: Expressamos com palavras ou termos o conceito pertence a essência do pensar , Conceito e termos uma visão sobre determinado assunto, e conhecermos a resposta de nossas duvidas, e darmos um parecer sobre algo, e mostramos que realmente temos conhecimentos sobre algum tema, e a nossa maneira de pensar e transmitir. Enfim e tudo o que podemos projetar e mostrarmos os nossos conhecimentos.

JUIZO: É o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao  pensamento logico objetivando alcançar uma integração significativa, que dê possibilidade a uma atitude racional frente as necessidades do momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (316.2 Kb)   docx (544.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com