TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LITERATURA INFANTO-JUVENIL – 60h

[pic 4][pic 3][pic 5]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

LITERATURA INFANTO-JUVENIL:

DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Após ter conhecimento do contexto histórico do surgimento da Literatura Infantil no mundo, pense no contexto brasileiro e redija um texto (mínimo de 10 linhas) sobre a Literatura Infantil no Brasil, ou seja, desde as primeiras manifestações literárias voltadas para o público infantil produzidas em território nacional até os anos de 1970.

R:  Surgiu no final do século XIX com a chegada da família real e a tradução de algumas obras literárias de Portugal. No início do século XX o momento torna-se mais propício. Com a busca em modernizar a sociedade brasileira surgem campanhas para alfabetização e frequência nas escolas, assim houve o fortalecimento e a necessidade da literatura infantil.

  1. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil também objetiva o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?

R: Por iniciar o homem no mundo literário, a Literatura Infantil deve ser utilizada como instrumento para sensibilizar a consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar a realidade. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo em sua ambiguidade e pluralidade, porque a literatura, diferentemente do texto jornalístico, por exemplo, possui linguagem rica em sentidos, que se abre a múltiplas leituras, conforme o conhecimento prévio dos leitores.

 A função utilitária –pedagógica da literatura infantil também marca sua gênese e pode ser encontrada na produção infantil atual. A escola tem a função de reforçar os valores da burguesia e mostrar o comportamento a ser imitado.

  1. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Escreva um parágrafo sobre a importância deste escritor para a literatura infantil, citando como desenvolveu os principais personagens do Sítio do Pica-pau-amarelo.

R: R: O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Cresceu numa fazenda, se formou em direito sem nenhum entusiasmo, já que sempre quis ser pintor! Desenhava bem!

Os personagens de Lobato eram elaborados de forma criteriosa com audácia e encantamento, eram os elementos chaves que contribuíam e contribuem para até hoje para a formação pessoal e psicológica da criança. O Sitio do Pica-Pau Amarelo, os personagens desempenham papéis representativos na sociedade. Boneca Emília: símbolo da criança curiosa, questionadora, criativa e impulsiva que possui inteligência e pensamentos sarcásticos, porém sempre bem humorados e criativos.

Bona Benta : o papel da avó, corresponde ao adulto que aceita a liberdade da criança, com atitudes e características desse elemento social, quase sempre condense dente com as ações dos netos. Com a mente sempre aberta e tranquila, colabora com a criatividade das crianças e as estimula a evoluir emocional e psicologicamente.

Tia Nastacia, alegre e companheira, reflete o adulto sem o conhecimento cientifico, sempre procurando sempre motivos sobrenaturais afim de explicar os fatos que se diferem ou se estranham com o cotidiano.

Visconde de Sabugosa, um sabugo falante em forme de gente, representativo do saber enciclopédico, que vive no meio dos livros e faz literaturas diversificadas, representando assim o conhecimento cientifico.    

  1. Faça um resumo com as principais ideias do item - Literatura Infantil no Brasil.

R:         A literatura infantil tem sua história delineada em poucos capítulos. No início do século XVIII a criança passa ser entendida como um ser diferente do adulto e são reconhecidas suas necessidades e características próprias e deveria então não participar da vida dos mais velhos e receber uma educação diferenciada que o preparasse para a vida adulta.         Neste século são observadas grandes transformações sociais e econômicas, surge então à burguesia que por meio da intelectualização, buscava a estabilidade no poder, grandes artistas, pintores e escritores são valorizados e entendendo a educação como grande arma de um país, reorganiza-se o sistema escolar e neste contexto floresce a Literatura Infantil.

        Percebe-se que não existia uma atenção especial para a infância, anterior ao modelo família burguês. Não havia a percepção que o mundo da criança tinha um tempo diferente, com espaços separados, pequenos e grandes compartilhavam os mesmos eventos, mas sem nenhuma aproximação afetiva. Com valor maior para a infância, ocorre maior união familiar, mas paralelamente surgem os meios de controle do desenvolvimento intelectual e a manipulação das emoções dos pequenos.

        No Brasil tivemos escrevendo Literatura Infantil José Renato Monteiro Lobato, mais conhecido como, Monteiro Lobato, foi ele o primeiro escritor, que teve o respeito e o compromisso para com a infância, pois despertou um mundo de fantasias adormecido no imaginário infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (355.1 Kb)   docx (107.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com