TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.680 Palavras (11 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA

  1. Defina educação comparada e explique sua importância para a formação do pedagogo. (Pesquise em outras fontes, para aprofundar a sua resposta)

        Educação comparada é uma forma científica de pesquisar os sistemas educacionais seja ele nacional ou internacional. É uma forma mais ampla e complexa de se intender como é a educação em diversos lugares do mundo.

        Seu objetivo não e só de comparar mais também de visualizar possíveis problemas e compreender a situação de cada lugar. É comparar com outras formas de conhecimento agregar formas e maneiras para seu devido uso, assim reavaliar nosso ensino e trabalhar de forma eficaz com os dados e informações corretas. É muito importante para o pedagogo, pois e através deste estudo que vemos semelhanças, diferença e também a monitorar as técnicas usadas para assim ser aplicada na educação atual, visa extrair conhecimentos novos e aplicá-los.

  1. Liste as principais ideias do texto complementar “Estudos comparados: repensando sua relevância para a educação”.

Neste texto mostra que a ideia central e a compreensão dos diferentes tipos de ensino, através das semelhanças e diferenças do sistema educacional. Mostra também que é um grande desafio e esta cada vez mais junto a evolução dos países. Procura nos mostrar que se deve levar em consideração a cultura de cada lugar e seu contexto social. Assim extrairmos o que a de melhor para utilizar em nosso ensino. Neste texto mostra o acompanhamento desta evolução e a melhor forma de estarmos usando a nosso favor.

  1. De acordo com a autora Suely Bonitatibus, explique as dimensões da Educação Comparada.

De acordo com Suely são três dimensões da Educação.

  • Dimensão Temporal- Que seria uma pesquisa de tempo histórico, com data.
  • Dimensão Espacial- Procura pesquisar o espaço seja ele Intra ou Internacional, observando município, estado ou região de um país.
  • Dimensão Metodológica- Que seria uma pesquisa mais complexa, pois leva a pesquisar as metodologias que devemos assumir, comparando o sistema educacional.

  1. O que significa comparar? Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro? Para responder, leia o Anexo 1 e/ou pesquise em outras fontes.

Comparar significa analisar semelhanças, fazer comparações de determinado assunto para com o outro. Para poder comparar não podemos somente observar se e bom ou mal, bonito ou feio, devemos levar em conta a cultura de determinada região, o status social de cada um até porque não podemos usar estratégias que prejudique uma classe para favorecer outra, observar os valores da região e problemas sociais e econômicos, respeitar o sistema educacional e o processo que já se segue e assim incrementar com novas ideias.

  1. Argumente sobre a origem dos estudos da educação comparada a partir da obra de Marc-Antoine Julien. Para responder, leia também o Anexo 1 e/ou pesquise em outras fontes.

O autor Marc Antoine Julien diz que a Educação é um estudo recente, ele e considerado o pai da EC, ele pretendia recolher informações de métodos de ensino de outros países desenvolvidos e assim ajeitar o ensino do nosso país.  Ele propôs meios que ajudariam o sistema de ensino, tirando por experiências já vividas em outros países. Ele tinha uma necessidade enorme de elaborar estes instrumentos e assim ajudar no ensino, usando questionamento como ferramenta de trabalho. Naquela época não foi muito aceito, porém em 1900 veio com tudo surgindo ate um curso universitário da EC.

UNIDADE 2

A EDUCAÇÃO NO BRASIL

  1. Argumente sobre o analfabetismo no Brasil, abordando alguns dentre os dados apresentados na unidade 2. (Mínimo de 15 linhas)

O analfabetismo no Brasil é uma questão muito visada e que há tempos vêm sendo discutida e analisada, porém não e fácil encontrar soluções para sanar este problema de vezes até porque envolve vários aspectos. Tratando-se do assunto analfabetismo, muitos veem como total responsabilidade das escolas, porem e um tema muito amplo, pois envolve não só as escolas, como situações politicas e sociais governamentais ou não, e também cada um de nós buscamos este conhecimento. Em comparações com outros países vemos o Brasil em uma situação preocupante, pois os dados revelam uma grande taxa de analfabetos devido a vários itens que impossibilita de chegar a uma educação de qualidade. Vemos o quanto nosso país se preocupa nossos governantes com a educação, vemos a dificuldade de muitos alunos ao transporte, vemos faltas de materiais e assim também professores não preparados para assumirem uma sala de aulas. As dificuldades estão a frente de todos a estrutura pedagógica não consegui supri um ensino de qualidade, o investimento não se deriva a educação como deveria ser, média de anos de estudo, a defasagem escolar, dentre outros desafios.

  1. Em relatório divulgado em 2014, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aponta que o Brasil aparece em 8° lugar entre os países com maior número de analfabetos adultos. Ao todo, o estudo avaliou a situação de 150 países. Aponte possíveis causas para a baixa qualidade do ensino brasileiro, evidenciando seu posicionamento.

A educação nós apresenta uma baixa qualidade devido às situações descritas acimas, sendo assim falta estratégias educacionais O ensino brasileiro apresenta quantidade mais não qualidade no ensino pelo fato do não investimento político, problemas sociais, oriundos da pobreza, Conforme dados, atualmente 97% dos estudantes com idade entre sete e 14 anos se encontram na escola, no entanto, o restante desse percentual, 3%, aproximadamente com idade escolar estão fora da sala de aula. Isto porque a dificuldade em locomoção ocorre em regiões mais isoladas, sendo assim os alunos desiste de ir às aulas, outra causa é o baixo rendimento, é a falta de comprometimento ou má formação de alguns profissionais.  Assim a escola deixa de ser uma instituição educacional e passa a ser e ter responsabilidade que devem ser da família. As condições socioeconômicas, falta de interesse dos alunos e família gera a evasão escolar, a estruturas da escola contribui para o não aprendizado eficiente. O desinteresse político junto aos interesses de governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (95.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com