TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.614 Palavras (23 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LIBRAS – 80h

UNIDADE 1

 Questões obrigatórias para o dossiê

1) Elabore um resumo sobre a retrospectiva mundial e brasileira quanto à educação de surdos.

     Em 1880 em Milão a filosofia educacional começou a mudar na Europa e em todo o mundo. O método que se utilizava tanto sinais como o treinamento de língua oral foi substituído em muitas escolas pelo oralismo. Os professores surdos daquela época foram afastados e os alunos desestimulados e ate proibidos de usarem as línguas de sinais de seus países, tanto dentro como fora da sala de aula. Eles amarravam as mãos dos alunos para que não fizessem sinais, isso aconteceu no Brasil também. Apesar dessas regressões as línguas de sinais continuaram sendo as línguas preferidas das Comunidades Surdas por ser a forma mais natural dela se comunicarem.

     Hoje as escolas aqui no Brasil que mesmo sem uma proposta bilíngue, tem se tornado fator de integração da Cultura Surda Brasileira, pois as crianças, jovens e adultos se comunicam em Libras e muitos professores destas escolas já sabem ou estão aprendendo esta língua. Tem muitas escolas em cidades ou estados que não possuem associação de surdos, e trabalham somente com uma metodologia oralista e as crianças surdas destas escolas desenvolvem um dialeto entre elas para uma comunicação mínima, mas elas ficam totalmente excluídas da Cultura Surda Brasileira e a maioria não tem bom rendimento escolar.

     Mas se houvesse uma valorização desta língua nas escolas tanto professores como alunos a utilizarem em todas as circunstancias poderá haver uma participação efetiva de surdos adultos e dos alunos. Aqui no Brasil há mais de cem anos atrás a primeira escola para surdos valorizava a Libras que era utilizada elos alunos daquela época. Atualmente existe muitas escolas municipais somente para surdos que vem implementando uma proposta bilíngue para a educação dos surdos, ou seja, a aquisição da Libras e aprendizado com a metodologia apropriada da língua portuguesa e da língua de sinais brasileira.

     Como em outros países os surdos vem lutando para terem escolas para surdos porque acreditam que através de um ensino eficaz que atenda as necessidades linguísticas e culturais, eles poderão se integrar, estar em condições de igualdade com os ouvintes quando disputarem um concurso, uma vaga para a universidade e empregos. Uma politica educacional que leve em conta a realidade e tradição dos surdos no Brasil poderão reverter o atual quadro de insatisfação em relação à qualidade de educação para surdos que prevalece nas comunidades surdas.

Referência: http://enflibras.blogost.com.br/2011/02/uma-breve-retrospectiva-da-educacao-dos.html.

2) Pesquise no site da FENEIS (FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SURDOS) quais informações, recursos ou ferramentas podem ser encontrados voltados para a escolarização de surdos e descreva-os. (http://www.feneis.org.br/)

     A FENEIS oferece cursos de libras com propostas metodológicas próprias, além de ter a preocupação de levar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos que facilitem a conversação, respeitando e valorizando os aspectos socioculturais da Comunidade Surda.

3) De acordo com o artigo “LIBRAS: A Língua de Sinais dos Surdos Brasileiros”, a LIBRAS é uma língua natural?

     Sim, vários autores consideram a existência de uma língua a partir do momento que exista uma Cultura a ela ligada, não delimitando os meios de transmissão utilizados, a extensão do vocabulário, o tipo de som emitido pelos falantes. Podemos afirmar que a língua de sinais existiu desde que existe a língua oral humana, e sempre que existirem surdos reunidos por mais de duas gerações em comunidades.

     Pelo fato de as línguas de sinais serem “faladas”, sem registro escrito, existe dificuldade de se localizar a origem da mesma. E o que se conhece até hoje da língua de sinais é muito pouco.

     A libras é uma língua gestual-visual, pois utiliza como canal, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidas pela visão; ela se diferencia da Língua Portuguesa, que é uma língua oral-auditiva, por utilizar como canal sons articulados que são percebidos pelos ouvidos, mas as diferenças não estão somente na utilização de canais diferentes, mas nas estruturas gramaticais de cada língua.

     Para que a Língua de Sinais tenha chegado ao ponto de serem reconhecidas como Línguas Naturais, avaliaram-se as semelhanças existentes entre as mesmas e as línguas orais.

 

4) Defina surdez do ponto de vista biológico/médico e educacional.

     Surdez é uma inabilidade total ou parcial de ouvir, ela pode ser causada por vários fatores, como idade, ruídos, doenças, intoxicações, traumas físicos, etc.

     Em termos médicos, a surdez é categorizada em níveis do ligeiro ao profundo. É classificada também de deficiência auditiva ou hipoacúsia.

Do ponto de vista educacional a surdez refere-se à incapacidade ou dificuldade da criança aprender a linguagem, por via auditiva.

Referência: http://pt.wikipedia.org/Surdez

5) Explique os níveis de surdez e suas principais características.

     Surdez leve: a pessoa pode ter dificuldade de ouvir o som do tic-tac do relógio ou uma conversação silenciosa, a sua perda é de 16 a 40 dB.

     Surdez moderada: nesse grau de perda auditiva a pessoa pode apresentar dificuldade para ouvir uma voz fraca ou o canto de um pássaro, a sua perda é de 41 a 55 dB.

     Surdez acentuada: a pessoa poderá ter a dificuldade de ouvir uma conversação normal, dificuldade para ouvir o telefone tocando ou ruídos das maquinas de escrever em um escritório, a sua perda é de 56 a 70 dB.

     Surdez profunda: nesse caso a pessoa poderá ter dificuldade para ouvir ruído de caminhão, de discoteca, de uma máquina de serrar madeira, ou o ruído de um avião decolando, sua perda é acima de 91 dB.

     A surdez pode ser classifica como unilateral quando apresenta em apenas um ouvido, ou bilateral quando acontece em ambos os ouvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (327.1 Kb)   docx (103.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com