TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Por:   •  29/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.795 Palavras (20 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO ESPECIAL – 80h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Escreva sobre o percurso histórico da Educação Especial, desde a segregação até a inclusão.

A educação de pessoas com deficiência nasceu de forma solitária, segregado e excluente. Surgiu, na Europa, pela preocupação de religiosos e filantropos. Nos Estados Unidos e Canadá, surgiram os primeiros programas para prover atenção e cuidados básicos de saúde, alimentação, moradia e educação a essa parcela da população, até então marginalizada e abandonada pela sociedade.

As primeiras iniciativas para a educação de pessoas deficientes surgiu na França, em 1620, com a tentativa de ensinar o mudo a falar. Em Paris, foram fundadas as primeiras instituições especializadas na educação de pessoas com deficiência.

No Brasil, a primeira escola especial foi criada em 1854, com influencia europeia, eles propagaram o modelo de escola residencial para todo o país. A Educação Especial surgiu com o enfoque médico e clinico e com o método de ensino para crianças com deficiência mental, criado pela medica italiana Maria Montessori, no inicio do século XX.

O método Montessori, fundamenta-se na estimulação sensório-perceptiva e na autoaprendizagem. Ele foi mundialmente difundido e, até hoje, é utilizado, inclusive no Brasil, na educação pré-escolar de crianças sem qualquer deficiência.

No século XX, na Europa e Estados Unidos, surgem associações de pais de pessoas com deficiência física e mental. No Brasil, são criadas a Pestalozzi e as APAES, destinadas a implantação de programas de reabilitação e educação especial. A Declaração dos Direitos Humanos (1948) assegura o direito de todos a educação pública e gratuita. Essa ideia é reforçada pelo movimento mundial de integração de pessoas com deficiência, eles defendiam oportunidades educacionais e sociais iguais para todos, contribuindo assim para a criação dos serviços de educação especial e classes especiais em escolas públicas no Brasil.

Na década de 80 do século XX, teve como meta a democratização, mediante a expansão do ensino com a oportunidade de acesso das minorias a escola pública. A educação de crianças com deficiência na escola comum ganhou força com o movimento nacional de defesa dos direitos das pessoas com deficiências que pregava a integração dessas pessoas na escola, no trabalho e na comunidade, tendo em vista a igualdade e a justiça social.

A inclusão está fundada na dimensão humana e sociocultural que procura enfatizar formas positivas de interação, apoio as dificuldades e acolhimento das necessidades dessas pessoas, partindo da escuta dos alunos, pais e comunidade escolar.

2. Diferencie os conceitos de integração e inclusão, abordando a definição de integração física, social e funcional.

O conceito de integração defendia as crianças com deficiência, modos de vida e condições iguais ou parecidas com as dos demais membros da sociedade. A ideia de normalização, como foi proposta, subtendia não tornar o indivíduo “normal”, mas torna-lo capaz de participar da corrente natural da vida, inclusive da escola. Surge, o principio de oferecer condições e oportunidades iguais do ponto de vista educacional e atividades sociais mais amplas, o que era denominado mainstreaming, que significa integrar as pessoas com deficiências a corrente principal da vida. A educação deveria ocorrer em ambiente o menos restrito possível, e o atendimento as necessidades individuais, realizado preferencialmente no ensino regular somente os alunos com deficiências mais graves seriam encaminhados a escolas especiais.

O conceito da integração apresentava três dimensões abrangentes:

Integração Física: envolve o espaço e o tempo de convivência no mesmo ambiente, quanto maior a oportunidade de convivência, melhor seriam os resultados, desde que a escola e o ambiente fossem preparados adequadamente e a integração ocorresse de forma gradativa.

Integração Funcional: supõe a utilização dos mesmos recursos educacionais disponíveis no ensino comum.

Integração Social: diz respeito ao processo de interação com o meio, a comunicação e a inter-relação por meio da participação ativa nos grupos, na escola e na comunidade.

A inclusão vai implementar a necessidade de promover discussões acerca da temática da diversidade, para ressaltar a heterogeneidade, as diferenças individuais e coletivas, e as especificidades do ser humano e, especialmente, as diferentes situações vividas na realidade social e no cotidiano escolar. A inclusão está embasada nas diversidades humanas e socioculturais, e tem como principio regulador a compreensão das possibilidades de interação e as atividades interativas que tem como objetivo amparar as dificuldades das pessoas com necessidades especiais, além de interagir com os pais e familiares desses alunos, bem como a comunidade escolar, no geral.

3. Como a escola pode contribuir para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais? Responda, analisando as políticas inclusivas e citando exemplos de propostas educacionais que favoreçam a inclusão.

A Declaração Mundial de educação para todos propõe uma educação destinada às necessidades básicas de aprendizagem; o desenvolvimento das potencialidades humanas; a melhoria da qualidade de vida e o conhecimento; e a participação do cidadão na transformação cultural de sua comunidade.

A meta é incluir todas as crianças, inclusive as que têm deficiências graves ou dificuldades de aprendizagem no ensino regular. Surge então o conceito de necessidades educacionais especiais, que se refere a todas as crianças ou jovens cujas necessidades decorrem da capacidade ou dificuldades de aprendizagem. O desafio que as escolas enfrentam é o desenvolvimento de uma pedagogia centrada na criança.

É importante que a escola esteja alerta para que sejam projetadas, nas crianças, as limitações e as inadequações metodológicas que se configuram, como dificuldades de aprendizagem ou deficiências do aluno. Ela deve refletir sua pratica, questionar seu projeto pedagógico e verificar se a mesma esta voltado para a diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (341.5 Kb)   docx (105.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com