TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Psicologia-Construtivismo

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso: Pedagogia

Disciplina: Psicologia

Professor (a): Rachel Rabelo

Nome: Ingrid Gouveia Freitas                             RA: 6892519252

Nome: Jaqueline Soares Fagundes                      RA: 6238206091

Nome: Karina Priscila Silva dos Santos              RA: 6277277967

Nome: Leandro Vinícius Santos                          RA: 6814002916

Nome: Lilian Rejane da Silva Costa                    RA: 6892518277

Nome: Maria Doralice Alves dos Santos             RA: 6622368246

Nome: Nayara Stephanie Souto A.                      RA: 6822473554

Nome: Nícollas Matheus de Lima                       RA: 6814002954

Nome: Simone Pereira da Silva                          RA: 6657417752

Turma: P2 “B”

Construtivismo

Perguntas

  1. O que a teoria construtivista pode auxiliar na prática pedagógica?
  2. A teoria construtivista busca explicar o desenvolvimento cognitivo de cada individuo em detrimento do meio. Jean Piaget definiu essas etapas do conhecimento em 2 estágios. Defina esses estágios.
  3. Sabendo que a alfabetização é a construção do conhecimento e se faz necessário compreender que os alfabetizados terão que lidar com dois processos básicos. Que processos são esses?
  4. A psicogênese possibilita ao educador avaliar o progresso do aprendizado por meio de testes. Em sala de aula, enfrentaremos problemas de cognição na área da leitura e da escrita. Toda criança passa por níveis estruturais da linguagem oral e escrita, até que se aproprie da complexidade do sistema alfabético. Cite e defina esses níveis.

Construtivismo

Dentro do contexto educacional existem várias teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano. Cada uma dessas inúmeras teorias tenta explicar como desenvolvemos nossos aspectos cognitivos. Dentre essas teorias a que iremos relatar no presente resumo será a teoria construtivista de Jean William Fritz Piaget.

O construtivismo é uma das principais teorias psicológicas educacionais, seu criador foi Jean Piaget. De acordo com sua teoria o ser humano não possui somente saberes inatos, mas também não é apenas um simples resultado do meio, o ser humano desenvolve-se por fatores externos e internos, ou seja, nascemos com alguns saberes “inatos” e os aperfeiçoamos ao longo do tempo por meio da experiênciação, explicando também que cada individuo pode passar por situações “idênticas”, mas encará-las com significações diferentes ,sendo assim sua teoria busca explicar o desenvolvimento cognitivo de cada individuo em detrimento do meio, fazendo com que o individuo passe por dois estágios: o estágio de assimilação e acomodação.

A assimilação seriam os dados que o individuo recebe do exterior armazenando-a e processando-a e a acomodação consiste na modificação destas estruturas. Portanto a inteligência pode ser compreendida como um conjunto de estruturas que são dispostos para o desenvolvimento humano. Pois a adaptação de nosso organismo expressa-se apenas quando atingimos o equilíbrio entre à assimilação e a acomodação.

O teste da psicogênese pode ser compreendido com um teste de “nivelamento” realizado pelo docente, para que o mesmo saiba como anda o desenvolvimento de seu educando. Quando se trata da escrita e da leitura, o educando não deve ser julgado pelo que “sabe ou não sabe”, o importante a ser avaliado na época da alfabetização é apenas a evolução gradativa que o educando sofre, então sub-entendesse que a alfabetização partindo da perspectiva construtivista é concebida como um processo de construção conceitual, continuo, que é desenvolvido antes mesmo da criança ir para escola, pois alfabetizar é construir o conhecimento ressaltando os “conhecimentos de mundo” de cada educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com