TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualidades em Educação e Diversidade

Por:   •  27/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

LUCAS CAMACHO RIBEIRO SANTOS

8126776

ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

PORTFÓLIO - CICLO 2

Anápolis

2020

ATIVIDADAE

Baseando-se no texto base desta atividade, percebe-se como são trabalhadas, na escola e na sala de aula, as diferenças culturais. Um dos principais pontos, em meio as opiniões dos diferentes integrantes do grupo que discutia sobre o papel que a educação representa é que não há somente uma opinião a ser levada em consideração, não há um caminho exato a ser trilhado. É necessária uma certa sensibilidade ao lidar com os indígenas, seja para levar a educação a eles, ter cuidado para não infringir sua cultura, não reduzir seus costumes há clichês, dentre outros e isto se percebe exatamente na opinião de cada um. Os diferentes professores envolvidos fazem diferentes afirmações.

O primeiro, que não é identificado, acredita que o ideal é ajudar seus alunos e família a "eliminar as atitudes discriminatórias que assumem ante os chilenos", que deve ser propiciado a todos os mesmos direitos, o mesmo tratamento, buscando assim diminuir a mentalidade separatista, essa resistência existente entre os Mapuches.

A segunda professora identificada por Fresia discorda do anterior ao afirmar que se deve incentivar a "resgatar as diferenças e aprofundar a própria cultura", fazendo assim com que possam permear os "dois mundos". E o permear os dois mundos seria exatamente esta diferença, não buscar uma unificação, por assim dizer, das duas culturas, mas sim tornar ambas sólidas o suficiente para que ambas consigam coexistir. Ela afirma que não existe desvantagem em ser Mapuche, o modo como o mesmo se comporta varia de acordo com a própria personalidade do indivíduo. Quando as crianças chegam à escola, percebe-se que já possuem certo conhecimento.

A educadora seguinte, Ana, traz à luz a importância de não basear uma cultura aos estereótipos existentes, como o exemplo que ela mesma traz, não simplesmente vestir uma criança com trajes típicos, mas sim trazer a esta criança a importância da sua cultura, sua relevância.

O último, Esteban, acredito em conceitos semelhantes ao de um muito difundido na atualidade, o conceito de "equidade", muito bem comentado por HÖRNER (2016), ao dizer:

"Retornemos ao dicionário Houaiss: equidade é o “respeito à igualdade de direito de cada um, que independe da lei positiva, mas de um sentimento do que se considera justo, tendo em vista as causas e as intenções”. A justiça na escola não reside em que todos sejam considerados idênticos, mas que todos tenham de acordo e na medida de suas necessidades."

Isto se perceber quando Esteban afirma a necessidade de se proporcionar mais aos Mapuches, devido à discriminação que estarão expostos.

Diante destas opiniões expostas, é válido trazer um trecho de FREITAS (2012, p. 83) muito interessante no início do capítulo de um de seus livros ao dizer, "Vamos trabalhar focando a compreensão do significado de uma educação multi e intercultural, os seus desafios ao tentar equacionar e decifrar essa difícil gramática da convivência entre os diferentes, respeitando suas particularidades sem perder a perspectiva da igualdade no sentido da salvaguarda da dignidade humana". A partir deste trecho podemos entender que a educação multi e intercultural não é algo simples e se encaixa perfeitamente no texto tema desta atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com