TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualidades em Educação e Diversidade

Por:   •  3/11/2020  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Atualidades em Educação e Diversidade

Há algum tempo, as discussões acerca das ideias sobre diversidade, desigualdade e diferença vêm ocupando um espaço significativo em certos setores da sociedade, e que gera muitas controvérsias incluindo aqueles voltados para a área da educação.

Como vimos no texto os professores procuram achar uma solução com o mesmo objetivos de socializar e resolver os problemas de convivência de Mapuches e Chilenos e tem cuidado em preservar a cultura através de apresentações, tomando cuidado para não perder sua própria identidade. Por princípio elementar o respeito à diferença, o cultivo da diversidade, a polifonia de tradições e opiniões e que se paute pela tolerância, como tantos preconizam no presente.

Por exemplo na educação indígena, na qual deve ser promovido o acesso a conhecimento cultural de sua língua para que o aluno conheça e tenha orgulho de sua história.  

Se a escola cumpre o papel de espaço de formação e construção de valores, é na ação educativa do dia a dia escolar que surgem as melhores oportunidades de trabalhar questões relacionadas ao preconceito e à discriminação.

É lamentável que de acordo com texto haja professor que faça confusão no reconhecimento das diferenças, que é um pré-requisito da educação intercultural, com incentivo à uma mentalidade separatista, propondo um ensino que enfatize o oferecimento do “mesmo que se propicia ao povo chileno”.

A falta de concordância cometida foi contra argumentada com clareza por Fresia, ao  defender a necessidade de preparo das crianças Mapuches para interagir com as duas culturas para que se insiram na sociedade chilena sem renunciar sua cultura, visão que foi confirmada por Esteban ao defender que o conhecimento do aluno de  sua própria cultura o prepara para a falta de representatividade e até discriminação da sociedade dominante que pode vir a enfrentar e revelou a confusão cometida pelo  primeiro professor.  

As pessoas tendem a procurar uma ligação em suas crenças e percepções, levando a dissonância cognitiva que é termo usado para descrever as sensações de desconforto que resultam de duas crenças contraditórias. Quando há uma divergência entre as crenças e comportamentos, algo tem de mudar, a fim de eliminar ou reduzir a dissonância.

É importante que os alunos entendam que não existe uma cultura melhor ou pior que a outra, que nenhuma forma de discriminação deve ser aceita ou praticada, mas sim o respeito mútuo entre todos. Evitar comparações é um fator muito importante, considerando-se que ao se comparar tais diferenças culturais, ressalta -se a diferença e afasta o respeito por elas. Para explicar e fazer com que tais diferenças  sejam compreendidas e respeitadas pelos alunos, o professor pode aplicar atividades, inclusive interdisciplinares que ressaltem estas diferenças como, por exemplo, abordar a pluralidade cultural do Brasil, através da história, onde o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra. A compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade são dimensões fundamentais do processo educativo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com