TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do pedagogo

Por:   •  19/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.280 Palavras (10 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagodia

GABRIELA DA SILVA GENTIL DA SILVA

maria de fatima dos santos reis ferreira

melquiades nascimento simas

JOSIELI LIMA DOS SANTOS

VITÓRIA SILVA RIBEIRO DA CRUZ

atuação do pedagogo

[pic 4]

Cachoeira

2016

GABRIELA DA SILVA GENTIL DA SILVA

JOSIELI LIMA DOS SANTOS

maria de fatima dos santos reis ferreira

melquiades nascimento simas

VITÓRIA SILVA RIBEIRO DA CRUZ

atuação do pedagogo

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Pedagogia em Espaços Escolares e não Escolares; Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS; Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Ético-Raciais e Seminário Interdisciplinar III.

Prof.ª  Amanda Zili, Eduardo Alberto da Silva, Leandro Leocádio, Lucy Mara Conceição, Sandra Regina dos Reis, Sandra Vedoato, Taísa Grasiela Gonçalves, Tatiane Jardim, Tirza Cosmos, Vilze Vidotti Costa.

Cachoeira

2016

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre as diferentes atuação do pedagogo, de como e onde ele pode trabalhar. Estar dividido em três partes: o primeiro falar sobre uma professora que atua no ensino infantil e fundamental, ela explica o que ela faz suas dificuldades no trabalho. O segundo momento temos um diretor de uma associação comunitária ele explica sobre seu trabalho e as diversidades culturais.

O terceiro momento tem uma síntese de um texto: Diferenças Culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas, de Vera Maria Ferrão Candau. Tendo presente esta problemática, este texto tem por objetivo analisar diferentes concepções de diferença presentes nas práticas pedagógicas, assim como, a partir de alguns resultados de pesquisas, identificar aspectos que permitam oferecer aos educadores e educadoras contribuições para trabalhar este tema no cotidiano escolar.

DESENVOLVIMENTO

  • Entrevista com uma professora que atua no campo escolar.

Pedagoga atua na Docência infantil e fundamental (classe multisseriada), formada em 2011, - Desenvolver projetos educacionais que favoreçam o aprendizado do aluno e acompanhar o desenvolvimento do mesmo. Atender a comunidade escolar, criando sempre possibilidades para a resolução dos problemas e orientando como devem contribuir na formação dos indivíduos, ser criativo e persistente em suas praticas pedagógicas. -A falta de participação da família; falta de estrutura e recursos para desenvolver um melhor trabalho, falta de valorização, pois é uma excelente profissão, no entanto, não é dado o reconhecimento merecido, isso contribui com a desmotivação e muitas vezes afetando o desenvolver com qualidade das suas tarefas. É um grande desafio conciliar tempo, espaço e diversificar as praticas pedagógicas para o multisseriado.

Quando se tem amor na escolha da área que deseja trabalhar é sempre muito gratificante, eu como Pedagoga fico encantada com os resultados de um trabalho rigoroso e persistente mais que visivelmente trás ótimos resultados, é uma área que trás inúmeras vantagens como:

Permitir aulas criativas e diversificadas onde você também aprende e se diverte. Despertar a curiosidade do aluno. Desenvolver competências e habilidades

Sim. Ela está presente em todos os lugares e em vários momentos de nosso cotidiano ,educadores precisam se adaptar a essas novas tecnologias , sendo que elas não substituem o professor mais pode modificar algumas de suas praticas, infelizmente na há recursos tecnológicos tão avançados , mais tento utilizar e aproveitar o que temos,  isso já ajuda a modificar a pratica pedagógica. Sim. Essa ação depende da aceitação do saber conviver com o eu e com o outro com todas as suas diferenças. Para que a inclusão realmente aconteça é necessária uma ação eficiente que favoreçam o envolvimento e de processos inclusivos que vão alem da sala de aula, professor e aluno. É preciso trabalhar na diversidade e da exemplos de que devemos respeitar as diferenças sociais, culturais, sexuais, idade.....

Sim. De forma a tratar dos vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas como a linguagem, as tradições, a religião, e o modelo de organização familiar.  Em primeiro momento é preciso ter certeza que escolheu o curso certo, é necessário saber que gosta da área. Se gostar então tenha disciplina, forca de vontade, seja curioso, busque inovar, busque cada dia mais conhecimento e lembre-se você estará em constante aprendizado e também constantemente será desafiado. É preciso ter atitude, ter autoconfiança em seu trabalho para que ajam respeito e segurança dos seus alunos.

  • Entrevista com um diretor de uma associação comunitária

Pedagogo, formado em 2005, trabalha na educação não formal, na administração de uma associação de bairro, onde trabalha basicamente em promover, empreender, ajudando o próximo com diversas atividades culturais, esportivas e de lazer. Como toda dificuldade são algumas entregas que às vezes temos reprogramar porque sempre dependemos dos outros profissionais que doam parte do seu tempo para ajudar e que às vezes temos que ficar reprogramando datas para realização de eventos.

Das vantagens que há uma credibilidade da comunidade na aceitação da associação, como também a capacitação e transformação de novos conhecimentos um povo. Na tecnologia temos um whatsapp do bairro em que as informações e calendários das ações da associação são postas o próprio face book onde tem postagem das atividades e projetores de slides para apresentação de filmes.

Quanto à questão de inclusão temática nova nos dias a não e muito presente sem casos tão que requeira um acompanhamento. O caso mais especifico e em relação ao a um senhor que possui uma deficiência física, de amputação do membro inferior. Durante as atividades, oficinas como e desenvolvido os trabalhos a orientação e feita aos monitores que no contato diário com moradores das comunidades que queira participar dos projetos da associação, que não se acanhe pode vir e conversar com o coordenador, a orientação dada e que para a deficiência encontrada caso não tenha um profissional a equipe ira providenciar por meio de parceria para que possa atender ao que possui uma deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com