TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.036 Palavras (21 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 21

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO.........................................................05

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................06

3.1 ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO...........................06

4 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS............................11

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO......................................................................................................12

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

REFERÊNCIAS.................................................................................................14

1- INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é um instrumento que possibilita ao acadêmico conhecer a realidade da escola estagiada. A observação nos leva a perceber as formas de organização que ela possui, além de mostrar a articulação entre a prática e a teoria.

Ao iniciar o estágio tivemos muita expectativas em como o estágio poderia nos ajudar a desenvolver a nossa prática. E nesse momento que crescemos e transformamos capazes de desenvolver nossa prática como pedagoga.

O Estágio é realmente de grande importância para a nossa formação profissional.

A escola que fizemos o estágio de observação atende a educação infantil e ensino fundamental do 1ºao 5º ano . O nosso municpio é pequeno e só tem uma escola municipal onde desenvolvi o estágio.

2- CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

O Estágio Supervisionado é um norteador das atividades do acadêmico, ele é que direciona como estará desenvolvendo as atividades extra escola, e tem três momento muito importantes que é a observação, o planejamento das atividades e a intervenção, que é o momento de aplicar as aulas práticas.

O nosso estágio é de 100 horas, com 52 horas na instiuição e o restante, as 48 horas é com o planejamento e projeto de intervenção.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Como suporte para uma formação profissional o estágio nos dá a possibilidade de conhecer a realidade das escolas e como elas se organizam nos seus espaços/tempo educativos. O processo educativo é complexo e para que possa compreendê-lo é preciso que a observação na esola seja na sua totalidade, ou seja observando a gestão educativa, como é estruturado seu Projeto Político Pedagógico o PPP.

Quando observamos a escola podemos entender o processo de articulação da teoria com a prática, por isso é de suma importãncia que o conhecemos na sua totalidade, tanto na prática de sala de aula, como em toda a sua conjuntura, estrutura física, pedagógica, administrativa e financeira.

Com essa observação podemos vivenciar experiências ricas e significativas que faz parte do espaço da instituição observada.

3- CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

O estágio aconteceu na Escola Municipal Jose Mendes de Paula. Ela atende alunos da educação infantil e do ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Tem uma população média de 300 alunos no total, as atenções do governo municipal para ela é enorme, pois é referência, como um governo atuante, os olhares para a escola é de suma importância.

Sua clientela são alunos pobres, com um histórico difícil, a maioria filhos de camponeses, que vem para cidade para estudar, pois as escolas rurais, ficam distantes dali.

A escola atende nos dois turnos, matutino e vespertino, ambos atendem educação infantil e ensino fundamental. são 07 salas de aula, atendendo jardim I e II, e de 1º ao 5º ano, matiutino e vespertino. Incia as aulas as 7 horas e termina às 11 h e 30 minutos. e a tarde inicia às 13 h e termina ás 17 h e 30 minutos, tem um recreio de 30 minutos onde os alunos depois de lancharem saem para o pátio e brincam livremente, há momentos de interação entre eles. A escola não tem problemas graves de indiciplina. A coordenadora sabe contornar essas questões de conflitos sem que haja nenhuma atitude mais drástica.

Não há uma participação efetiva dos pais, só vão á escola quando são chamados. A função social da escola entre outras é a pomoçao de uma escola de qualidade com vistar a formar homens mais humanizados e capazes de conquistar um mundo melhor para si.

O calendário letivo é de 205 dias letivos, e sua proposta curricular se basea nas normas da LDB/96,m os PCNs, que trabalham com um curriculo mínimo nas disciplinas de Português, Matemática, Ensino Religioso, Educação Física, Ciência, Geografia e História, os temas transversais são pouco explorados.

Tem vários projetos que estão ainda em fase de implantação, for os das datas comemorativas que são fixos.

3.1 ANALISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP)

ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

1. Verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) ou Proposta Pedagógica possui sintonia com a LDB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com