TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA GESTÃO DIANTE DA INDISCIPLINA ESCOLAR

Por:   •  25/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

GESTÃO DIANTE DA INDISCIPLINA ESCOLAR

Lílian Tavares - RA 1405271

Flávia Ferreira - RA1421073

POLO

PAMPULHA

2016


Lílian Tavares - RA 1405271

Flávia Ferreira - RA 1421073

GESTÃO DIANTE DA  INDISCIPLINA ESCOLAR

Trabalho de Projeto de Ações e Práticas Pedagógicas da Faculdade UNIP, como Requisito para obtenção do titulo de Graduação Licenciatura em Pedagogia.

POLO

PAMPULHA

2016


SUMÁRIO

1.TEMA        1

2.JUSTIFICATIVA        1

3.SITUAÇÃO PROBLEMA        1

4.PUBLICO ALVO.        1

5.OBJETIVOS        1

6.EMBASAMENTO TEORICO.        2

7.PERCURSO METODOLOGICO        5

8.RECURSOS        6

9.CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        8

10.AVALIAÇÃO        7

11.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.        8


1 - TEMA

O papel do Gestor diante  da  indisciplina escolar

2 – JUSTIFICATIVA

   O tema proposto é para mostrar como através da intermediação do gestor escolar a escola lida com indisciplina que muitas vezes atrapalha no desenvolvimento integral do trabalho proposto, com ajuda de toda equipe escolar com habilidade contribuindo assim para solução dos conflitos.

3 - SITUAÇÃO PROBLEMA

Muitas vezes os professores encontram problemas para lidar com a indisciplina escolar, e o gestor tem papel importante juntamente com equipe escolar para resolução dos conflitos existentes no âmbito escolar, com um trabalho reflexivo para lidar e enfrentar os problemas e compreender a realidade do aluno .

4 – PUBLICO ALVO

Supervisores e educadores e  principalmente os alunos que tem problemas de indisciplina no âmbito escolar.

    5 – OBJETIVOS

  • Estimular  e orientar a equipe a refletir sua postura diante da indisciplina;

  • Mostrar os alunos a importância de cumprir regras e acordos e respeitar os profissionais da escola e colegas.

  • Incentivar a autonomia do aluno ;
  • Orientar a equipe quando estiver diante de uma indisciplian;
  • Promover a cooperação no meio escolar.
  • Treinar  o equilíbrio e o bom senso dos professores e uma melhor forma da solução dos problemas;
  • Promover a autoridade e respeito com o professor;
  • Aproximar a família do âmbito escolar, afinal é muito importante o envolvimento para solução dos conflitos.

6 – EMBASAMENTO TEORICO

Com a disciplina existe regras  e a vida nos mostra que isso é algo imposto pela sociedade e que devemos cumprir, fato este que levamos para nossa vida e formamos cidadões cumpridores de normas e deveres e obrigações e  a insubordinação as regras é chamado indisciplina. No âmbito escolar temos que impor regras e sermos firmes em nossas ações, mas temos que ter controle da situação, mas não impondo como ordem ou castigo.

De acordo com Antunes (2007, p.89).

ANTUNES (2007, p. 89), nos diz que “A disciplina não pode, jamais, chegar ao aluno como  uma ordem, um castigo, um imperativo que partindo do mais forte, dirige-se ao oprimido em nome de seu conforto pessoal, mas como produto de debate, reflexão, estudo de caso e analise onde se descobre a hierarquia de povos disciplinados sobre clãs sem mando ou sobre sociedades oprimidas(...)

Os problemas de indisciplina escolar está diretamente ligado muitas vezes nos conflitos de família e o meio que se vive, por isso os pais são grandes responsáveis pelo comportamento do auno, devido a isto é muito importante o gestor, a família e equipe escolar e trabalharem em conjunto .

Com um caso de indisciplina, temos que averiguar qual a situação da indisciplina e o papel do gestor para solução dos conflitos, saber os motivos que faz com que o aluno age de forma indisciplinada , e com a ajuda da família em conjunto com equipe pedagogia a solução do problema.

A escola e a família deve  estar presente e participar deste processo, impondo regras, limite e respeito e  a intervenção do gestor e essencial, pois facilita o elo família, escola e professor e inserindo o educando e trazendo a família para este convívio para solução dos problemas, por isso é primordial conhecer o aluno, conhecer a família, e saber em que contexto ele vive e comporta em sociedade.

Para vivermos em sociedadee é necessário construir regras e manter a  disciplina para que se tenha os resultados positivo

De acordo com Vasconcelos (1997, p.248).

Sem autoridade não se faz educação; o aluno precisa dela, seja    com a autoridade é normal, especialmente no adolescente), no processo de constituição de sua personalidade. O que se critica é o autoritarismo, que é a negação da verdadeira autoridade, pois se baseia na coisificação, na domesticação do outro. 

Os professores não estão preparados para situações de indisciplina e violência, mas é necessário ter atitudes e trabalho em equipe para combater as causas d indisciplina e resolver conflitos, refletindo e agindo da melhor forma possível.

 Foi verificada que quanto as causas para os problemas de indisciplina nas escolas 88,6%, mostraram falta de estrutura familiar, onde as crianças não tem limites, e que a grande maioria que tem problemas de indisciplina os pais trabalham fora e deixam os filhos sozinhos em casa e adquirem na rua o que deveria aprender em casa.

O fato é que o apoio da família é imprescindível neste processo. Conforme nos propõe Freire (2005, pag. 79), “O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa(...)os homens educam em comunhão.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com