TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia Psicologia da Educação

Por:   •  1/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Orientações Gerais

Para responder às questões tome como base os textos referentes às aulas 1, 2 e 3. Antes de fazer as questões, releia os textos. Desenvolva suas respostas (entre 5-10 linhas), colocando a sua compreensão sobre os assuntos tratados. Caso realize citações referentes aos textos para fundamentar suas respostas, não deixe de colocar as devidas referências. Tenha certeza de que suas ideias estão organizadas de forma clara e verifique se contemplam o que foi solicitado. Bom trabalho!

Questão 01: (Valor: 2,0)

Explique qual é o objeto de estudo da psicologia e como ele é explicado pelas concepções psicológicas de base psico-filósofica, ambientalista e interacionista.

Resposta:

A psicologia tem como objeto de estudo o homem em toda sua complexidade e os diferentes aspectos que o constituem. Como ele se desenvolve e constrói o conhecimento. Para responder a esse questionamento, tiveram origem as concepções psicológicas de base psico-filosófica, ambientalista e interacionista. Base psico-filosófica: o empirismo, segundo o qual o conhecimento se dá de maneira gradativa, pela experiência imediata, externa ao homem, e o inatismo, onde a fonte do conhecimento se encontra na razão, sendo interna ao homem. Base ambientalista: o conhecimento seria produto da relação do homem com o ambiente, os estímulos presentes no meio. Base interacionista: entende que o conhecimento é construído na relação estabelecida entre o homem e o seu ambiente.

 

Questão 02: (Valor: 2,0)

Qual era o objetivo da Psicologia, enquanto área geral, ao criar a subárea Psicologia da Educação?

Resposta:

Garantir seu status de ciência. Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008), O homem encontra-se em constante mudança ao longo do tempo, e por esse motivo, a criação de um paradigma que apresente uma confiabilidade significativa e que seja adotada por todos os psicólogos consiste um dos grandes desafios da psicologia científica. Assim, pensar o homem em seus diferentes aspectos relacionando a subáreas da psicologia, tal como a Psicologia da Educação, foi à maneira encontrada para lidar com esse desafio e melhor entender o ser humano. Ao criar a Psicologia da Educação, a psicologia busca entender e explicar comportamentos ligados à educação, desenvolvimento humano, e ao processo de ensino-aprendizagem.

Questão 03: (Valor: 2,0)

  • Modificação de um padrão comportamental;
  • Aquisição de nova forma de pensar/ser/agir;
  • Desenvolvimento de habilidades;
  • Construção de estruturas cognitivas.

Esses são alguns produtos relacionados ao processo de aprendizagem. Sabe-se que a aprendizagem consiste em um processo complexo, cuja conceituação apresenta uma variedade expressiva. De forma geral, explique o que é aprendizagem?

Resposta:

Aprendizagem de maneira geral pode ser definida como sendo a atividade que possibilita ao sujeito ampliar seu padrão de comportamento, provocando uma mudança. Não apenas a aquisição de conhecimento ou habilidade, mas no âmbito afetivo e moral. Implica nova atitude, pensamento, diante da situação apresentada. Processo interno do indivíduo que pode ser desencadeado pela interação com o meio ou reflexões próprias, construindo ideias, conceitos, e percebido pelo comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com