TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade e inclusão nas escolas

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Diversidade e inclusão nas escolas

Introdução

        para Veiga  (1998), o projeto  pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente  um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa , mas um produto  específico  que reflete  a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influência e que pode ser por ela influenciado. Portanto trata-se de um instrumento que permite clarificar a ação educativa da instituição educacional em sua totalidade. O projeto pedagógico tem como propósito a explicação dos fundamentos teóricos-metodológicos dos objetos, do tipo de organização e das formas de implementação e de avaliação.

        O projeto pedagógico não é modismo e nem é documento para ficar engavetado em uma mesa na sala de direção da escola, ele transcende o simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversificadas, pois é um instrumento do trabalho que indica rumo, direção e construído com a participação de todos os profissionais da instituição.

        A formação das identidades depende dos processos de socialização e de ensino e aprendizagem que ocorrem de acordo com as características físicas, cognitivas, afetivas, sexuais, culturais e étnicas dos envolvidos nos processos educativos. O desenvolvimento da identidade do ser humano, como nos ensina Habermas (1983), pode ser analisado como um processo de aprendizagem.

  1. Lingüística: para a comunicação:
  2. Cognitiva: para a busca dos conhecimentos necessários para a vida em sociedade:
  3. Interativa : para a ação e a interação com o outro.

Inclusão escolar é acolher todas as pessoas sem exceção no sistema de ensino, independentemente de cor , classe social e condições físicas  e psicológicas. O termo  é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental.

Desenvolvimento

        Realizada uma pesquisa na escola municipal Sofia Rosa, localizada na cidade de Janaúba MG, a entrevistada foi a pedagoga da referida escola , a Sr Maria Aparecida.

Foi um questionário com 4 questões que se tratava da diversidade, inclusão e o projeto político pedagógico.

  • Segundo a pedagoga, sobre a inclusão a escola não desenvolve projeto, mas a escola é orientada a trabalhar com o respeito as pessoas com deficiência. Já a diversidade trabalha com  a consciência negra o ano todo. Trabalhar a questão da diversidade diariamente em sala de aula, construir identidades raciais e de gêneros positivas e estimular o respeito às diferenças.
  • É trabalhado diariamente assuntos sobre o preconceito. Até porque é inaceitável comportamentos preconceituosos a alunos e funcionários , são trabalhados também palestras e atividades dentro da sala de aula.
  • Na escola há uma sala de recursos multifuncionais onde há jogos
  • recreativos, brinquedos, computadores e etc.
  • O projeto político pedagógico da escola é construído com a participação de todo o membro escolar e reformulado anualmente.
  • Analisando o projeto político pedagógico da escola, foi observado que a escola visa valorizar a diversidade, respeitando a cultura, raça e o modo de ser de cada indivíduo. Quanto a inclusão o ppp da escola visa o respeito e a estruturação para receber alunos e funcionários com deficiência..

Conclusão

        Falar da construção do projeto pedagógico é falar de planejamento no contexto de um processo participativo, onde o passo inicial é a elaboração do marco referencial , sendo este a luz que deverá iluminar  o fazer das demais etapas. Alguns autores que tratam do planejamento , como por exemplo Moacir Gadotti, falam simplesmente em referencial, mas outros como Danilo Gandin, distinguem nele três marcos : situacional, doutrinal e operativo.

Cabe aos participantes dos processos educativos a decisão sobre a ênfase que será adotada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com