TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  27/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 10

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

1. O capítulo aponta diferentes concepções de educação, ensino e aprendizagem. Destaque as principais características de cada uma.

Educação: A educação faz parte da sociedade, cada um tem que cuidar para que ela seja mantida, e a cada epocá ela se torna diferente e evolui, e quanto mais a sociedade se envolve em ajudar mais pode ser feito.

Ensino: Na verdade e aprender junto com o aluno, ensinar e transmitir conhecimento, que possam ser levadas pelos proximos anos, não que ela só decore decore momentaneamente.

Aprendizagem: A aprendizagem não se inicia na escola, mas sim na primeira idade da criança ind de casa para aa escola, e com toda uma ajuda dos pais.

2. Qual é o papel do professor em sala de aula? Quais são os fatores que facilitam a aprendizagem do aluno?

O professor tem um papel muito importante em sala de aula, pois alem de educar tem que ser amigo, auxiliar nas dificuldades, não só sobre as aulas mais tambem sobre a vida dos alunos.

3. Pontue as diferenças entre educação e escolarização. Escreva um texto (pelo menos 10 linhas) considerando essas diferenças e pontuando qual é a importância da escolarização para a formação do sujeito participativo na sociedade.

Educação: E quando tudo o que aprendemos tanto em cas quanto na escola se unem até chegar a um conceito e formar uma idéia, ou seja educação não é só o que nossos pais ensinam, e nem só o que se aprende na escola, é a união dos dois assim se tornando parte de nossas ações.

Escolarização: É diferente por que tudo aquilo que aprendemos em casa acaba passando por visões diferntes, escolarização é o que aprendemos em sala de aula, cursos, palestras, etc; e assim colocamos em pratica nas nossas vidas.

4. Leia o texto: “Joãozinho da Maré” (ANEXO 1):

a) Cite dois exemplos em que a professora desconsiderou o conhecimento prévio da turma de Joãozinho, ao ensinar seu conteúdo.

As estações do ano, e os pontos cardeais.

b) Relacione a frase a seguir com as leituras que vocês já fizeram sobre escola, ensino, aprendizagem:

Não é à toa que se diz da escola (ou “ex-cola”?): um lugar onde as cabecinhas entram “redondinhas”, e saem quase todas “quadradinhas”.

Quando somos crianças que vamos a escola pela primeira vez, temos um pensamento diferente daquilo que vemos, são novas experiencias e pessoas, até nos habitarmos, ficamos um pouco aérea e com dificuldades de pensar direito.

5. Leia a charge a seguir e faça uma análise considerando a qualidade no processo de escolarização para a vida das pessoas.

Fonte: HYPERLINK "http://geografiaem360graus.blogspot.com.br/2011/10/escolarizacao-sim-educacao-de-qualidade.html" http://vidalinseja2013.blogspot.com.br/2013_07_01_archive.html ; acessado em 27/01/2014, às 19h.

Vemos que no Brasil ainda é muito lenta a alfabetização, e tudo o que envolve educação, pois nem todos os brasileiros sabem ler e escrever, nem se quer entraram em uma escola; e é isso o que vemos, duas pessoas que leem mais não entendem o que diz.

UNIDADE 2

O QUE É DIDÁTICA

1.Observe a imagem a seguir e desenvolva um parágrafo sobre quais características e atitudes um professor precisa ter para desenvolver uma boa didática:

Fonte: HYPERLINK "http://gepoteriko.pbworks.com/w/page/78219062/CHARGES%20TECNOLOGIA" http://gepoteriko.pbworks.com/w/page/78219062/CHARGES%20TECNOLOGIA , acessado em 26/01/2015, às 15h

*Estar desenpenhado a ensinar, pois seus alunos ficaram mais motivados,

*Preparar seus alunos para situações da vida em sociedade, para que eles saiam sabendo como agir,

*Saber que seus alunos são diferentes uns dos outros, e que todos teram uma forma de aprender,

*Saer aproveitar cada aprendizado que o aluno já possui, sem quer ensinar de forma difernte o que ele já sabe,

*Ser um bom ensinante, não é só saber a materia, mas saber como transmiti-la da melhor forma

2.O conceito de didática sofreu mudanças ao longo da história da educação, conforme pontuado no material. Sobre esse assunto, responda:

A.Qual é a função da Didática e a importância dela no processo de ensino e aprendizagem?

A pedagogia destina-se a forma como cada professor ensina sua matéria, os exemplos que ele passa, a imaginação que ele consegue transmitir, a criatividade que ele tem, etc...

B.Qual é o objeto de estudo da Didática?

É um processo de ensino, ex: instrumentos que auxiliam no ensino, e na aprendizagem do aluno.

C.Você concorda que a didática na atualidade não se restringe ao ensino de métodos e técnicas ao futuro educador? Justifique sua resposta e escreva qual deve ser o papel da Didática na atualidade.

A tecnologia traz com ela todas as suas facilidades, trazendo assim masi agilidades aos professores.

A didática de ensinar que o professor, que o profesor saiba como ensinar seus alunos, sem precisar sempre da ajuda da internet.

3. Segundo o material, as fronteiras da Didática devem ser fluidas, que significa que devem transitar em várias áreas do conhecimento. Explique essa afirmação, pontuando quais áreas do conhecimento podem ser aproveitadas e qual é a importância dessa aproximação.

Quando se diz que o ensino é uma forma de aprendizagem, não se delimita espaço ou natureza, stá tudo incluindo, ( conhecimentofisico, cientifico, pisicologico, etc), e cada um pode aprender e se desenvolver da forma que achar melhor, e isso e uma qualidade, pois permite que tenham conhecimentos sociológicos, politicos, filosoficos, etc.

4. Elabore um quadro em que fique clara a diferença entre Pedagogia e Didática?

Pedagogia: E o estudo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com