TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.963 Palavras (16 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 16

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Construa um quadro demonstrativo das várias concepções que o texto apresenta, apresentando suas principais características.

R: ENSINO: O ensino não existe por si mesmo, mas na relação com a aprendizagem. Deve promover a habilidade de abstrair, generalizar, relacionar, deduzir, comparar, para assim o aluno reelaborar os conhecimentos científicos, tornando-os significativos. O ensino tem como objetivo dirigir e estimular o processo de aprendizagem tem a tarefa de divulgar os conhecimentos para a humanidade. APRENDIZAGEM: Não é apenas um processo de aquisição de conhecimentos, conteúdos ou informações. O individuo inicia sua aprendizagem na vida em sociedade, e trás esses conhecimentos para a escola e ao receber novas informações deve-se relacioná-las com as anteriores, tornando significativas para sua vida

2. Caracterize educação e escolarização, justificando suas diferenças.

R:Educação é um fenômeno social, cada sociedade cria seus indivíduos conforme suas origens e necessidades, educando-os para aspectos sociais, econômicos e políticos. A educação assume limites dentro de cada momento histórico, contribuindo para a formação do individuo e também participando da formação popular da classe desses mesmos indivíduos. A educação acontece em todos os momentos de nossa vida, na igreja, família, trabalho, em grupos de amigos, na rua e também na escola. Diferente da escolarização que acontece na sala de aula. A escolarização se dá com a presença do professor e aluno em sala de aula, ambos participando e dividindo conhecimentos.

3. Conceitue ensino-aprendizagem.

R: Ensino e aprendizagem sempre existiu e com o passar do tempo foram se tornando cada vez mais importante, pessoas passaram a se dedicar a tarefa de ensinar, surgindo assim as escolas. Cada situação vivida pode ser uma situação de ensino-aprendizagem, basta conseguir inserir as condições envolvidas em cada experiência vivida. A aprendizagem é iniciada na vida em sociedade e para que o ensino seja eficaz o professor deve fazer uso dos conhecimentos que o aluno já possui e ampliar esses conhecimentos com novos saberes. A relação ensino-aprendizagem não é uma simples transmissão de professor que ensina para o aluno que aprende, é uma relação recíproca na qual de destacam o papel dirigente do professor e a atividade do aluno.

4. As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar gravar idéias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

R:Na atualidade busca-se criar condições favoráveis para a aprendizagem do aluno, partindo dos conhecimentos que o aluno trás do mundo e inserindo novos saberes, hoje ensinar é descobrir gostos, necessidade, interesses e problemas do aluno, deve-se escolher conteúdos, técnicas e estratégias, tendo em mãos matérias adequadas e ambiente favorável para o estudo.

5. Quais são os fatores que facilitam uma boa aprendizagem? Cite-os e faça um breve comentário sobre o papel do professor em sala de aula.

R:Favorecer situações em classe, fazendo com que o aluno se sinta a vontade para expressar seus sentimentos. Variar os grupos de estudo no decorrer do curso, assim todos se conhecem e terão a liberdade em expor seus saberes. Tentar obter a participação de todos na aula. Compartilhar com a classe e tentar solucionar problemas surgidos entre professores, alunos e no que diz respeito ao curso. Respeitar diferenças de opinião, desde que sejam bem fundamentadas. Aprovar alunos que ajuda colegas a atingir objetivos do curso. Usar vocabulário que o aluno possa compreender. Aprovar iniciativa do aluno, desde que contribua para o crescimento da classe. O professor deve conhecer seu aluno e seus sentimentos e problemas, deve ser aberto a novas experiências, tornando assim amigo desses alunos fazendo com que eles gostem do professor isso facilitará o aprendizado e a turma terá melhor rendimento.

6. Leia o texto: “Joãozinho da Maré” .

a) Cite dois exemplos em que a professora desconsiderou o conhecimento prévio da turma de Joãozinho, ao ensinar seu conteúdo. R: Logo no primeiro dialogo entre a professora e o Joãozinho, quando ele pergunta se existe apenas um ponto leste, ela não da importância ao que ele já sabe em relação ao nascimento do sol e desconsidera sua fala. R:Outro momento é quando Joãozinho questiona a professora ao perguntar como é possível fazer frio e calor ao mesmo tempo em dois lugares do mundo, a professora mais uma desconsidera o que ele já sabe quando estavam conversando sobre as estações e perde a oportunidade de explicar, didaticamente, a semelhança entre a terra e uma bola.

b) Relacione a frase com as leituras que vocês já fizeram sobre escola, ensino, aprendizagem. “Não é à toa que se diz da escola (ou “ex-cola”?): um lugar onde as cabecinhas entram “redondinhas”, e saem quase todas “quadradinhas””.

R: Segundo o texto do Joãozinho da Maré, ele era um aluno questionador, sempre estava atento ao que a professora dizia e tentava assimilar com o que ele já conhecia do assunto, mas quando perguntava a professora ela, já cansada de ministrar a mesma aula todos os dias, não fazia questão de aproveitar o conhecimento que Joãozinho trazia através da sua experiência. Acreditam, pois que a escola se tornou um lugar onde muitos alunos estão entusiasmados a aprender sempre mais e acabam muitas vezes interrompidos por meio de falta de motivação ou créditos pelo seu conhecimento já adquirido.

UNIDADE 2

O QUE É DIDÁTICA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é necessário para que o professor tenha uma boa didática? Apresente, no mínimo, 5 idéias, justificando-as.

R:O professor deve ter em mãos um bom método de ensino, deve atuar como mediador entre o conhecimento que esta no ambiente e os procedimentos mentais do aprendiz para assim conquistá-lo, O professor deve saber o que ensinar, possuir domínio sobre os conteúdos que busca transmitir e conhecer seus alunos,Importantes procedimentos didáticos e a significação, mostrar ao aluno os significados das palavras, associado com seus conhecimentos para poder memorizá-las,Fazer com que o aluno trabalhe os saberes aprendidos, usando diferentes habilidades operatórias,memorização.

2. Pesquise a etimologia da palavra Didática e depois explique sua função no meio acadêmico.

R:A palavra didática vem do grego e significa arte de ensinar, esta palavra foi empregada a partir do século XVII, como finalidade a transmissão de conhecimentos. Karling (1991) define didática como ciência, técnica e arte de bem orientar a aprendizagem e de conseguir que o aluno queira aprender.Considera didática como ciência, se fundamentada em princípios científicos e ao aplicá-los em sala torna-se técnica. Agora se o professor utilizar da imaginação, da criatividade a didática é arte. Para Piletti (1984) didática é a técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no discurso da aprendizagem a formação do homem. No meio acadêmico a didática tem como função orientar futuros professores, como proceder em sala de aula, indicando quais as técnicas mais eficientes. Como orientadora da ação, integra demais disciplinas pedagógicas como conteúdo da matéria, as experiências dos alunos, sendo muito útil para que os objetivos da educação sejam alcançados. A didática preocupa-se com o que e como ensinar e a quem ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com