TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.876 Palavras (24 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

ROSELI SOARES DE MORAIS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Rosário do Ivaí

2016

ROSELI SOARES DE MORAIS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental –6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:Simone Diniz da Silva

Tutor de sala:Alessandra Rodrigues da Silva

Rosário do Ivaí

2016

sumário

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

.        

  1. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO............................................................................................5

  1. Caracterização da Instituição.....................................................................5

ROTINA OBSERVADA.......................................................................................5

  1. REFERENCIAL TEÓRICO...........................................................................10

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.........11

5 RELATO DA INTERVENÇÃO........................................................................16

6 MOSTRA DE ESTÁGIO.................................................................................22

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................22

REFERÊNCIAS.................................................................................................24

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem por objetivo, relatar as observações e também praticar o que venho estudando até o momento.

O estágio foi realizado na escola municipal vereador José Rodrigues, no primeiro semestre do ano de 2016,  tendo como base aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquidridos nas disciplinas estudadas.

Durante o Estágio Supervisionado foi observado o trabalho do coordenador pedagógico, tendo sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação fundamental deste estabelecimento de ensino. 

Após as observações na sala de aula foi elaborado o planejamento semanal, de acordo com a grade curricular presente no planejamento anual da escola. Em seguida, foram desenvolvidas as aulas, conforme o plano de aula elaborado.

O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÕES DA INSTITUIÇÃO.

A escola municipal vereador José Rodrigues está situado no Município de Rosário do Ivaí-PR, foi fundada no dia 28 de Maio de 1997. Atualmente atende aproximadamente cerca de 200 crianças, com atendimento em período matutino e período vespertino, a comunidade assistida pela mesma é de classe média e classe média baixa.

Sua estrutura física é composta de seis salas de aula, uma secretaria, uma biblioteca, pátio interno, pátio externo, refeitório, cozinha, quatro sanitários femininos e quatro masculinos, um sanitário para os professores, carteiras e mesas pequenas para os alunos, seis quadros negros, um bebedouro; no que se refere aos profissionais á escola conta com uma diretora uma vice-diretora, e os demais contando com professores, cozinheiras e vigias e trabalhadores de serviços gerais são ao todo 32 funcionários.

 A escola vereador José Rodrigues tem como missão proporcionar um ensino de qualidade e excelência, unindo todos os elementos necessários, que possam fortificar e edificar o aluno, para que o mesmo tenha tudo o que for necessário para que se estabeleça o processo ensino-aprendizagem.

O projeto da instituição consiste em uma profunda reflexão sobre finalidade de possuir clara definição, sendo um norteador da ação pedagógica, que envolve todos os profissionais do processo de educação, com base nas diferenças psicossociais, visando à inclusão de toda a comunidade.

2 ROTINA OBSERVADA  

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

Às sete e trinta se inicia a aula, os alunos fazem fila única para irem para a sala, ao se instalarem nos seus lugares guardam o material para fazer a oração, e em seguida cantam a música de boas vindas. Nesta sala temos uma professora uma auxiliar e outra educadora para dois alunos de inclusão onde temos uma aluna com deficiência auditiva (muda e surda) e outro aluno com autismo, são duas crianças muito inteligentes que sabem tudo oque está acontecendo a sua volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com