TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.360 Palavras (18 Páginas)  •  1.346 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

LÉIA SOARES DA SILVA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Jaru

2016

LÉIA SOARES DA SILVA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Daniele Rocha Gongora Pedrazani

Tutor de sala: Lucilanges Regis de Paula

Jaru

2016


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO          

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

A disciplina do Estágio Curricular Obrigatório é um componente muito importante do curso de pedagogia, pois ela nos arremete á uma reflexão mais profunda na qual evidenciamos na prática a veracidade do nossa função para tal formação onde nós pedagogos presenciamose comprovamos a importância do ensino fundamental na vida do educando através da ação docente  no cotidiano escolar, que é permeada pela construção de uma educação de qualidade, por meio de uma ação pedagógica comprometida em formar cidadãos críticos e reflexivos,portanto, observamos no estágio qual a nossa verdadeira vocação para o ensino.

Atransversalidade é um tema muito complexo, pois, integram as áreas convencionais de forma a estar presente em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, e principalmente no Ensino Fundamental este tema se faz necessário, pois, para alcançar os objetivos almejados na formação do individuo é imprescindívelque se pense nos valores éticos, morais e sociais dos alunos, pois isso implica em sua conduta humana capaz de respeitar a pluralidade cultural, assim bem como abolir a discriminação e o preconceito como um todo.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A Associação de Pais e Professores da Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Bartolomeu Lourenço de Gusmão tem sede em Vale do Anari na Avenida 23 de agosto nº 4492-centro, é uma instituição pública, atende o Ensino Fundamental até o 9º ano regular, Educação de Jovens e Adultos do 1º ao 3º ano, Ensino Médio do 1º ao 3º ano regular, Educação de Forma Inclusiva. Tendo seu regimento baseado na Constituição Federal de 1988, Constituição do Estado de Rondônia e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e segue também a Resolução 138/CEE/2000, Pareceres, Resoluções, Portarias e Instruções normativas baixadas pelo Governo de estado, através da secretaria de Estado da Educação. Quanto à estrutura física, a escola possui refeitório, sala dos professores, quadra de esportes, biblioteca, 11 salas de aulas, sala de vídeo, laboratório de informática, sanitários adequados, secretaria, sala de supervisão, cozinha e outros. Os profissionais possuem variadas formações na área da educação.

 

2 ROTINA OBSERVADA  

 Foi possível observar durante o período de estágio que a instituição possui rotinas diárias sendo elas muito importantes para os alunos e que contribui para sua formação.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

Após todos estarem em sala de aula realizam diariamente a oração inicial com a turma de pé e com a colaboração de todas as crianças, relembram os combinados da turma e revisam os conteúdos já realizados e expostos na parede da sala de aula relembrando o que já foi ensinado até o momento, realizam uma chamada interativa e em seguida são apresentadas, explicadas e aplicada às atividades elaboradas para as crianças. A professora desenvolve um trabalho dinâmico seguindo o currículo pedagógico da escola, possui um planejamento diário seguindo-o de acordo com o desenvolvimento dos alunos, os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar e de acordo com a realidade do aluno, a educadora usando a lousa lecionou uma aula sobre a letra N com seus alunos, exemplo: completar palavras com a letra N, separar palavras com M e N de acordo com a coluna correspondente e juntar silabas e formar palavras contendo estas letras.  Alguns alunos apresentam dificuldades e desinteresse nas atividades, porém realizaram parte delas.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

Em sala de aula fazem diariamente a oração antes do início da aula, sorteiam o ajudante do dia e este relembra os combinados em sala de aula e faz a chamada interativa. A professora dividiu os alunos em duplas e pediu para que cada um escrevesse um bilhete para o colega do lado, tarefa realizada com sucesso e eficiência. Em seguida ela leu uma história para a turma, após fez perguntas sobre a mesma, relacionando-a com o cotidiano deles, assim, ensinando boas maneiras e estimulando o respeito ao próximo, na segunda aula, a professora lecionou usando o livro didático sobre o uso do M antes do P e do B, e aplicou atividades relacionadas a este tema na qual foi realizadas corretamente por eles. Percebi uma facilidade muito grande por parte dos alunos com as atividades e também que gostam muito da educadora formando um estreito laço de respeito e amizade entre todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (265 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com