TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.472 Palavras (10 Páginas)  •  2.312 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

FABÍOLA GOMES DE SÁ

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Goianésia

2016

FABÍOLA GOMES DE SÁ

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Tatiane Pereira Alves Marigo

Tutor de sala: Cristiane de Fatima da Silva

Goianésia

2016


sumário

INTRODUÇÃO                4

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        5        

1.1 Caracterização da Instituição        5

2 ROTINA OBSERVADA          6

3 REFERENCIAL TEÓRICO          8

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        9

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        15

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        18

REFERÊNCIAS        19


INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é fundamental para a formação do professor e é uma exigência da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB- LEI Nº 9394/96). O estágio constitui-se em um importante instrumento de conhecimento e integração da criança na realidade social, possibilitando ao acadêmico perceber a organização e sua adaptação ao meio em que vai atuar

Desse modo, estágio supervisionado como disciplina do curso de pedagogia contribuiu bastante para minha formação acadêmica, promovendo uma reflexão sobre a realidade e a teoria, aprimorando os saberes e a prática educativa de forma a construir uma nova aprendizagem, colocando em prática o que foi adquirido na teoria.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

O estágio supervisionada foi feito na Escola Municipal Lauro da Penha, localizada na Rua Andorinha nº 466, Bairro Amigo na cidade de Goianésia – GO. A escola possui Educação Ifantil Jardim I e II e também ensino fundamental de 1º a  5º ano, sendo o ensino fundamental no turno matutino e educação infantil no turno vespertino.  Segunda senso de 2014:

  • Infraestrutura:  Água filtrada, Água de poço artesiano, Energia da rede pública, Esgoto da rede pública, Lixo destinado à coleta periódica e Acesso à Internet.
  • Dependências: 5 salas de aulas, 14 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática, Quadra de esportes, Alimentação escolar para os alunos, Cozinha, Biblioteca, Parque infantil, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à educação infantil, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Despensa, Almoxarifado, Pátio descoberto e Área verde.
  • Equipamentos: Computadores administrativos, Computadores para alunos, TV, Copiadora, Equipamento de som, Impressora, Equipamentos de multimídia e Câmera fotográfica/filmadora.

   

 

2 ROTINA OBSERVADA

Foi observado que os professores tem varios recursos pedagogicos, como computadores, impressoras, data show, reto progetor,caixa de som, tv e dvd movel fixados em um raque com rodinhas para facil acesso a todas as salas.                    

Todos os professores ultilizam os materiais de forma organizada com agendamento. Todas as salas são climatizadas, dando mais conforto aos alunos.

As atividades são feitas sempre apoiadas no planejamento, e pela escola possui alunos especiais, os palnos são adaptados para atender esses alunos.

As turmas no geral são bastante unidas e disciplinadas.

- RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

No 1º ano os alunos são bem agitados, e por esse motivo eles estao sempre fazendo atividades. A professora faz isso para que os mesmos não fiquem ociosos e dispersos.

São feitas atividades de coordenação motora, massinha, brincadeiras de roda, música e também paineis educativos com o alfabeto, números, vogais, calendário mensal e dias da semana, além da rotina de acolhida e oração.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

O  2ºano foi a sala em que ocorreu a minha regência, a turma já é mais calma, possuem mais maturidade e por isso se interessam mais em atividades. Além da rotina de todos os dias, já fazem atividades mais complexas, como ditados, atividades de completar, cruzadinhas, utilizam tampinhas e palitinhos para contagem e bastante atividades lúdicas, além de musica e roda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (229.5 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com