TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.064 Palavras (17 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

MARIA PRISCILA XAVIER

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Cidade

2016

MARIA PRISCILA XAVIER

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Angela Sanches Garcia da Silva

Tutor de sala: Mariane Steffen

Rio do Sul

2016


sumário

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        04

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        04

3.2 A Rotina.................        06

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                08

4.2 Dados Gerais do Projeto        08

4.3 Referencial Teórico        10

4.4 Planos de Aula da Intervenção        11

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        17

MOSTRA DE ESTÁGIO        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

É através do projeto “Literatura Infantil – fábulas” relacionado à matemática, português, geografia e história que contribuiram para a realização deste estágio, havendo situações reais e concretas vivenciadas no cotidiano da criança. Uma das  funções do ensino destes eixos norteadores nos anos iniciais  é colocar os alunos em contato com diferentes linguagens, o que inclui o conhecimento de um autor brasileiro e suas fábulas.

Através deste projeto de estágio a ser desenvolvido, quero buscar refletir a importância da literatura infantil e em especial as fábulas de Monteiro Lobato. Sendo a fábula uma narrativa alegórica, em forma de prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais com características humanas, sustentam um diálogo, cujo desenlance reflete uma lição de moral, característica essencial dessa.

Meu objetivo principal é resgatar a magia da contação de história através das fábulas, pois contando história você incentiva outras pessoas a ler e mesmo com tanta tecnologia, o livro continua sendo um objeo importante que traz conhecimento a todos que possuem.

Quero neste estágio transmitir a magia das fábulas, mas inicialmente mostrando a biografia de Monteiro Lobato, um escritor brasileiro que incentivou muito o hábito da leitura no Brasil. Será realizado na 4° série anos inicias com a professora Bruna Carolina da Silva, na Escola de Educação Básica Walter Probst, na cidade da Aurora – SC. Vou trabalhar o projeto de forma interdisciplinar mostrando que é possível conciliar.

Acredito que a criança só saberá a importância da leitura em seu desenvovimento se ele for estimulado desde cedo, se criar o hábito e sentir prazer em ler. Ao contar uma história para a criança tem-se a oportunidade de compartilhar emoções, despertar o prazer de escutar o outro e de estar em convivência com o grupo. Ao ouvir uma história, pode-se fazer e refazer, produzir, no sentido de reconstruir imagens na mente, imagens do passado, estimular a criatividade.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Na década de 40 a comunidade começou a se mobilizar para que as crianças pudessem ter uma escola para freqüentar.

Foi então que a Senhora Wesphald e o Senhor Raimundo se dispuseram a atender, essas crianças no botequim da Igreja Católica por algum tempo. Percebendo a influência das Irmãs em outras comunidades, alguns moradores reuniram-se e foram pedir ao bispo que designasse um grupo de Irmãs para a localidade, agora maior, para que ficassem responsáveis pela escola.

Essas Irmãs vieram da Província de Rodeio (SC) e se chamavam: Irmã Josefa Paiter, Irmã Angela e Irmã Alvina. A comunidade se empenhou muito e construíram uma casa para as mesmas.

Foi então construídas salas de aula por volta de 1950, num terreno que inicialmente pertencia ao Sr. Arnoldo Wesphald que por motivos desconhecidos mais tarde pertenceu aos Padres Salesianos que doaram ao Estado. Com o passar dos anos a comunidade crescia cada vez mais aumentando assim o número de alunos na Escola até então Isolada, passando a Escola Reunida Walter Probst até 1967.

De 1968 a 1970 denominou-se Grupo Escolar Walter Probst.

Em 1970 as Irmãs principalmente a Irmã Mercedes, se empenharam em transformar o Grupo Escolar em Escola Básica Walter Probst. A Escola de Educação Básica Walter Probst passou por várias reformas. No ano de 2008, iniciou a construção da segunda ala com a passarela que liga a primeira ala com a segunda, priorizando as rampas de acesso. Sua inauguração se deu no mês de maio de 2009. Desde então a escola conta com 37 salas (aula, administrativas, pedagógicas...). A Escola de Educação Básica Walter Probst, tem por objetivo ministrar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, de acordo com as leis, normas, planos e as diretrizes nacionais para a Educação Básica e os princípios de solidariedade humana, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com