TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.075 Palavras (17 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

Lucieli Salvi de Oliveira Domingues

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

WENCESLAU BRAZ

2017

Lucieli salvi de oliveira domingues

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Vilze Vidotte Costa

Tutor eletrônico: Danyelle Monari de Souza

Tutor de sala: José Aramis da Silva

WENCESLAU BRAZ

2017


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO          

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado, faz parte da nossa formação educacional, partindo da teoria para prática em sala de aula. Desse modo, o periodo do estágio é essencial para a formação do acadêmico, qualificando para o mercado de trabalho que procura profissionais bem preparados, serve também como  um momento de reflexão, pois é por meio dele, através de vivencias do cotidiano da sala de aula que se descobre o que é ser professor e se realmente quer isso para futura profissão.

O presente projeto de intervenção justifica-se na importância de oportunizar o contato dos educandos com os diferente gêneros textuais existentes,  para ampliar seus conhecimentos. O projeto visa  ajudar os alunos a sanarem algumas dificuldades de leitura e escrita, permitindo ao aluno novas aprendizagens para seu sucesso escolar. Nesse contexto, os gêneros textuais torna-se uma aliada nos processos de ensino e aprendizagem sendo assim, fundamental para o desenvolvimento dos alunos.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

O estágio supervisionado deste semestre, foi realizado na Escola Municipal do Campo Euclides Barbosa de Oliveira – E.I.E.F.; situada no município de Santana do Itararé, Estado do Paraná, com sua sede à rua Sergipe, n.º 250, Bairro - centro. A escola foi fundada em 06 de fevereiro de 1998, é pública e atende cerca de 337 alunos nos turnos matutino e vespertino, e com os alunos no periodo noturno no ensino do Eja.

A relação entre escola e comunidade é íntima, pois a comunidade precisa da escola e escola da comunidade, os discentes atendidos são na maioria carente, provindas de famílias na maioria de trabalhadores rurais, muitos analfabetos, algumas trabalham no setor público e empresas da região, ficando ausente o dia todo, fazendo da escola um lugar de educar e de aprendizado.

Os professores do quadro efetivo são na maioria pedagogos, alguns que tem apenas o magistério, estão no fim de carreira.

A instituição proporciona o ensino fundamental dos anos iniciais e Eja  são ofertadas as seguintes séries. No turno matutino, 1 turmas de 1º ano professora  daiane  e calaudineia , 1 turma de 2º ano professora lilian , 2 turmas de  3º ano professoras josemara/marinilza e, isabel/marinilza  1 turmas de 4º ano professoras monica  e 2 turmas de 5º ano os quintos anos teve uma modificacao com duas professoras regente uma da a materia de matematca e historia professora raquel e a outra portugues e ciencia professora marilaine em quanto uma esta em sala dando aula de portugues a outra esta dando em outra sala a de matematica e ai elas segem a rotina , e no turno vespertino, 2turmas de 1º ano professor dircinei/maria e luciana/marilaine, 1 turma de 2º ano professora elaine , 2 turmas de  3º ano professoras nilda/carla e sandra/carla , 2 turmas de 4º anoprofessora maria sueli e ana paula  2 turmas de 5º ano mariane e angela   segue na mesma sequencia do periodo matutino . Turno Noturno; 1 turma do Eja professora dalila .uma vez por semana te  as aulas diversifivcadas com professras silvia e otacio  educacao fisica  artes professora cleuza  aulas de ingles com a professora

A estrutura fisica é composta de 9 salas de aulas, 1 sala da secretaria, 1 sala da diretora, 1 refeitório, 1 cozinha, 06 sanitarios (3 femininos e 3 masculinos), 2 sanitários (professores e demais profissionais), 1 sanitário adequado para deficientes, 1 biblioteca com acervo de 180 livros compostos por materiais didáticos e outros gêneros para atender alunos e professores, 1 sala de TV e Multimidia, 7 televisores, 2 video cassete, 1 dvd, 2 aparelhos de som, 1 maquina de xerox, 1 sala de informática com 16 computadores conectado a internet, 1 notebook, 270 carteiras, 13 quadros negros, 6 lousas brancas, no patio esta disponivel bebedouros e uma quadra coberta. As aulas diversificadas conta com: bolas de volei, futebol, basquete, vários jogos, quinomos tatames, berimbal e outros intrumentos, colchonetes, bambolês, pernas de pau, diabolô entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (54.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com