TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.089 Palavras (25 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

vivian cristina amancio sérgio

 

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Bandeirantes

2017

        

 vivian cristina amancio sérgio

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II  

‒ Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Il – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre. Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza Tutor eletrônico: Regina Maria Rodrigues 

Tutor de sala: Patrícia Rodrigues Pedro

Bandeirantes

2017


sumário

1 INTRODUÇÃO        .3

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        07

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                08

4.2 Dados Gerais do Projeto        09

4.3 Referencial Teórico        11

4.4 Planos de Aula da Intervenção        13

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        20

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        20

MOSTRA DE ESTÁGIO        22

REFERÊNCIAS        23


1 INTRODUÇÃO

                O Estágio Curricular tem por objetivo possibilitar ao aluno estagiário o contato com a realidade da escola e alunos, levantando novos conhecimentos para o desenvolvimento profissional do aluno acadêmico. Através de pesquisas e freqüentes observações sobre as ações da realidade educacional da instituição, procura-se uma reflexão entre teoria e prática tanto na sala de aula como em outras dependências da escola, bem como, um conhecimento do espaço físico e do pessoal administrativo e pedagógico. Fazendo uma articulação entre a teoria dos livros estudados e a prática do dia a dia, através de uma análise sobre os conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade escolar, resultando em vivenciar novas e ricas experiências que deem significativas para formação profissional.

Assim sendo, o presente trabalho tem por finalidade demonstrar através de um projeto escolar os problemas ambientais que o mundo vem enfrentando nos dias atuais. Destacando a necessidade de conscientização  baseado na “falta de conservação do meio ambiente”, que vem mesmo ocorrendo sem medida e precaução em nosso cotidiano, bem como inserir no ambiente escolar ações e discussões efetivas que invistam em uma educação ambiental voltada para melhoria de qualidade de vida. Discussões estas, que levem as crianças a se conscientizar sobre a importância da preservação e despoluição.

Logo, este trabalho ressalta o quanto se faz necessário estes projetos no ambiente escolar e sua relação com o tema “Vamos cuidar do Meio Ambiente”. Sendo o ambiente escolar a fonte da conscientização da comunidade. Discutir sobre tal tema é extremamente necessário, se pensarmos que mundo está chegando num ponto cada vez mais crítico em relação ao aumento do consumo e exploração incontrolável de produtos e recursos naturais do planeta, o qual só tem agravado a vida na terra, deixando em dúvida o futuro. Esta forma desmedida, deve levar o ser humano a reavaliar seus conceitos sobre tais medidas executadas por suas próprias mãos.

Portanto, o professor precisa instigar os alunos a irem em busca de uma solução para o determinado problema. Quando os mesmos sentem a necessidade de mudança de consciência para assim sanar o problema especifico. Os alunos passam a se sentirem responsáveis pela suas próprias ações.


2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A Escola Rural Municipal Zulmira de Albuquerque – Educação Infantil e Ensino Fundamental estão situados no Bairro Invernada, Km02, estrada para Abatiá, Bandeirantes- Paraná. Atendendo uma clientela da Zona Rural e Zona Urbana, com as modalidades, na Educação Infantil (Nível VI-jardim 2 e Nível V-jardim 3). E o Ensino Fundamental (1° ao 5° ano). Atendendo um total de 182 alunos.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio é a parte mais importante na vida e na carreira de um  futuro profissional,  pois é nele que começamos a perceber e a decidir se realmente o que estamos fazendo é  o que almejamos para o nosso futuro. Atravé dele, conquistamos experiências novas e desenvolvemos-nos profissionalmente. Indo além disso, aprendemos a interagir, reconhecer o verdadeiro contexto escolar, onde devemos nos dedicar procurando entender a realidade da instituição, o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a compõem. Nos aperfeiçoando cada vez mais através de conhecimentos teóricos e práticas organizatativas.

Nesse sentido, o estágio é de suma importância para a aquisição da prática profissional, pois durante esse período o aluno pode colocar em prática todo o conhecimento teórico que adquiriu durante a graduação. Aprendendo a resolver problemas passando a entender a grande importância que tem o educador na formação pessoal e profissional de seus alunos.

Por tanto, vale ressaltar que o mesmo nos proporciona vivenciar ricas experiências por parte da instituição, que se tornam significativas para formação profissional, tendo em vista, a  participação concreta durante todo o momento do estágio, tanto através das observações da realidade quanto das  práticas  pedagógicas em contato direto com os alunos. Assim deve-se relacionar teoria e prática de forma interdisciplinar, sendo que os componentes curriculares não podem ser isolados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (340.2 Kb)   docx (165.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com