TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA –  7º SEMESTRE

Elaine

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

ubá

2016

SILVANA SILVA SOARES

 

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Beatriz Euzébio González de Libos.

Tutor de sala: Mariluci dos Reis

Ubá

2016

INTRODUÇÃO

   

 O mundo está mudando tem vários temas que não sabiamos que já existia ,mas não tinha divulgado como a Dengue e outras doenças.Por isso é importante o estágio durante a formação acadêmica para conhecermos a realidade dos alunos e principalmente os assuntos que estão na mídia que tornaram um  problema nacional.

Não se forma bons informante sem ter um contato  íntimo com seu o assunto.Há inúmeras maneiras de fazer isso.O importante é que o material escrito apresentado aos alunos  disperta o interesse  e a curiosidade.Criando-se hábito de cuidar da casa aprendendo com podemos evitar a Dengue.

Atitude de como evitar essa doença,interessar-se pelo contexto que estar em auta.Procurando interagir com acontecimento nacional e mundial.

Nesse projeto pretendo resgatar a seriedade da doença que está no  cotidiano do aluno  é no mundo. Envolvendo o campo pedagogico,os alunos  e o espaço  famíliar.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Estágio foi realizado na escola  Municipal Pio XII, ela funciona nos turnos da manhã e tarde, os cursos ofertados são, Material I,II e III, educação infantil e ensino fundamental I e II. A carga horária é de 833:20 e 200 dias letivos. Se trata de uma escola municipal que visa o desenvolvimento global e harmônico da criança, de acordo com sua necessidades cognitivas, físicas, sociais e psicológicas. 36.500-000. Registrada sob o número 03/96, no livro número 1, folha 4, e parecer número 03/96 é administrado pela firma da Escola municipal Suverania , inscrita no c.g.c sob o número 00.978.444/0001-50.        

A polplação atendida é de no total de 170 alunos, sendo da idade de 6 a 11 anos. A constituição familiar é na maioria tradicional

[pic 5]

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional.Pois sua formação não garante que seja um bom professor na prática. O grande desafio que encontra durante as aulas pode ser superado quando ele se capacita durante os estágio sendo um estudante crítico em suas ações.

No estagio,o aluno aproxima da realidade escolar e a prática da reflexão das teorias que estudam na graduação.A contribuição em realiza-lo tranforma o acadêmico em um profissional que terá uma prática curricular abrangente que interagem  com os alunos  e com corpo docente em qualquer escola .Tendo,assim uma exeperiência visada na socialização da comunidade. Com isso o estudante encontra no estágio a oportunidade de colacar as teorias na prática avalindo quais que deram certas e as erradas.

 

É comum ao estágiario lembrar do que realizou durante o prática enquanto assiste ás aulas e do que aprendeu em sala enquanto está exercendo atividades no estágio.

Sabemos que pedagogicamente o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio  da experiência, tem muito mais retenção ao aprendermos na prática do que lemos e ouvimos.

O estágio foi feito na observação, no planejamento de atividades e na intervenção.

2 ROTINA OBSERVADA  

Com a observação ajuda imaginar como o docente pode agir durante sua prática. O estágio oferece um momento em quando se acadêmico aprende como funciona a rotina escolar e depara com a realidade dos alunos.podemos observar o professor no seu cotidiano

Toda serie tem um planejamento semanal que é aplicado corretamente é preciso sem qualquer interrupção, mas quando ocorre um problema de dificuldade o professor retorna a explicação e não aplicar outra forma de entendimento para os alunos que não apreenderam.

 

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

Na sala do 1° ano os alunos não são tranquilos  e grande maioria tem dificuldade de aprendizado.O docente tem problema de aplicar seu planejamento escolar,pois oos aluno são agitados e mal comportados.

Portanto uma aula diferenciada dificulta o professor .Por isso não podem ser uma educação renovada.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

Na sala do 2 ano,foi bem produtiva pude perceber que os alunos estavam curiosos com a minha presença e deixou que aprxima-se deles.a relação A relação com os colegas e o docente é extremamente tranqüila e aula torna-se prazerosa. As aulas terminam sem que o educador conseguir  ou atingir seu objetivo.

.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO

Na sala do 3° ano não foi diferente  pois os alunos eram mais centrado com o ambiente e com o docente. Pois professor desenvolve o trabalho pedagógico em sala de aula trabalha com um projeto amplo envolvendo a fámilia e corpo docente. O educador tem um projeto de ampliar seus ensinamento para as ensentivar a comunidade. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (267.4 Kb)   docx (83.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com