TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  28/6/2020  •  Artigo  •  6.148 Palavras (25 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

PAULA VENANCIA SILVA SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Porto Alegre do Norte - MT

2016

PAULA VENANCIA SILVA SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Maria Solangem Garcia Tirolla

Tutor de sala: Maria Aparecida Liberal da Silva

Porto Alegre do Norte – MT

2016


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO          

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

O estágio em Anos Iniciais do Ensino Fundamental é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Anos Iniciais do Ensino Fundamental em sua ação pedagógica.

Neste trabalho estão reunidos e produzidos em momentos diferentes, porém dentro da mesma linha de preocupação: contribuir para uma reflexão sobre a intervenção educativa e inicialmente poder levar a idéia de fábula como objeto utilitário.

Sabendo que nesta área, foram diversas as atividades nas quais mostram a importância da leitura de fabula e, ao mesmo tempo tornar os livros mais claros e ricos a seus leitores. Durante todo esse período surgiram muitas questões e desafios sobre o gênero literária fábula.

Pretendemos com este trabalho oferecer subsídios em que se equilibram os diálogos com os professores, as leituras das crianças, a informação teórica e nosso próprio envolvimento afetivo com os livros. Em primeiro lugar a falta de pesquisa de caráter didático para a utilização mais aprofundada da literatura infantil e assim raramente encontramos nos currículos, uma disciplina voltada a leitura para nossas crianças.

Outro aspecto da leitura literária, como narrador, o ponto de vista, personagens, espaço e tempo, formas e gêneros literários são tratados apenas quando a estrutura narrativa em si, em palavras ou em imagem. São também básicos no trabalho com a literatura, mas pela sua especificidade, deverão ser tratados em outra obra, atualmente em faze de formulação.

Sabendo que a literatura, e em especial a infantil tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação, a de servir como agente de formação seja no espontâneo convívio leitor e livro, no diálogo leitor e texto estimulado pela escola é que atribuímos a maior responsabilidade na formação da consciência de mundo das nossas crianças.

Para realizar este trabalho recorremos as leituras bibliográficas as quais fundamentamos em Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho, Maria Helena Martins, Monteiro Lobato e com os profissionais da educação da Escola Municipal Boa Esperança.

O presente estágio de docência no Anos Iniciais do Ensino Fundamental teve como objetivos aprimorar a prática em sala de aula, conhecer o campo de atuação do professor, observar, registrar e analisar situações diárias da escola, a fim de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano, compreender a relação interpessoal que se estabelece entre os profissionais da instituição, adquirir competências necessárias á atuação profissional do futuro professor pedagogo. 

O Projeto de intervenção aplicado teve como finalidade despertar o interesse nos alunos para a importância de trabalhar fábula a fim de tornar a aula mais atraente para os educandos do 2°ano.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A história propriamente dita do município de Porto Alegre do Norte, se iniciou no ano de 1949, com a chegada à região de José Domiciano, Dional e José Barula, vaqueiros de Lúcio Pereira Luz, fazendeiro pioneiro da cidade de Luciara. Este grupo de homens afeto a rudeza da mata, subiram o rio Tapirapé e se instalaram nos varjões ao longo do rio, no  lugar onde mais tarde seria denominado Cedrolândia.

Nos anos que se seguiam, novos peões da fazenda de Lúcio Pereira Luz foram chegando, e aos poucos, a eles se juntaram migrantes de novos lugares.

Os da região nordeste vieram em maior número, sem contar os goianos. Em 1951 e 1952 chegaram ao lugar Domingão, Jacobinho, Cícero Laranjinha, Pedro Nonato, e três anos depois engrossa o coro João Manoel, Urbano e Feliciano.

O crescimento era pequeno e aos poucos os habitantes foram se fixando nas margens do rio, data de 1966 a primeira concentração urbana então chamada de “Beira Rio” Os suprimentos para Vila vinham de canoa que saiam de Luciara subindo o Araguaia e o Tapirapé. Em geral essa viagem durava 5 (cinco) dias e os canoeiros, depois de aportarem e negociarem suas mercadorias, por ali ficavam alguns dias em festa e então este era, um Porto Alegre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (270.2 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com