TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio do 4º semestre de pedagogia

Por:   •  29/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.270 Palavras (30 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 30

1 – RESUMO




O presente relatório refere-se ao Estágio Curricular Supervisionado de Observação e Prática de Ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental realizado pela estagiária Flávia Jacinto Félix Martins, aluna do 5º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Pitágoras, Campus de Ipatinga, MG. 
A estagiária desenvolveu as atividades propostas de observação e prática de ensino nas turmas do 1º ao 5º ano – EF na Escola Estadual Francisco Letro totalizando 120 horas. 
Este trabalho apresenta todos os eventos ocorridos durante o Estágio incluindo a caracterização da escola, observações na sala de aula, atuação na prática docente através das aulas executadas além de atividade extraclasse. Há ainda o relato das entrevistas feitas aos gestores: Diretor, Coordenador e Professor. Estão detalhados os planos das aulas executados pelos estagiários, o que os possibilitam agir em situações reais do ambiente escolar, levando-as a conhecer e compreender como se organiza e funciona o dia-a-dia da escola.
2 – INTRODUÇÃO




Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases vigente, parecer CP/CNE nº 28/2001 e Resoluções CP, CNE 01/2002 e 02/2002, a aluna Flávia Jacinto Félix Martins do 5º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Pitágoras, Campus de Ipatinga, MG, realizou o Estágio Curricular Supervisionado de Observação e Prática de

Ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Francisco Letro no período de 8/8/2011 a 20/11/2011.

O Estágio de Observação e Prática de Ensino tem como objetivo ao inserir o aluno-estagiário no ambiente escolar, fazer uso dos conhecimentos adquiridos na teoria, praticando-os no cotidiano de uma sala de aula. 

Neste contexto onde pude observar a rotina em uma escola pública e conhecer suas dificuldades e desafios para que por meio dessa experiência eu como profissional estivesse mais convicta e certa da minha preparação como educadora.
Ouvindo relatos de experiências de profissionais da área que já estão na docência há mais de 20 anos posso tirar o que é melhor para o meu desempenho como professora e entender melhor o processo do ensino-aprendizagem.

3 – OBJETIVOS


3.1. GERAIS

Refletir na ação prática os estudos e pesquisas feitas sobre o Ensino Fundamental – Séries Iniciais.
Proporcionar a interação dos conhecimentos das aulas teóricas com as aulas práticas feitas no estágio.
Avaliar a realidade escolar observando os pontos negativos e positivos dessa realidade.
Contemplar os segmentos de ensino assegurando a competência para atuar em cada um deles.


3.2. ESPECÍFICOS
Observar a prática educativa.
Caracterizar a Instituição educacional como norteador do processo educativo.
Instrumentalizar o educador com a apropriação de conhecimento didático.
Aprender a planejar, avaliar e registrar as aulas práticas.
Atualizar com as mais recentes

pesquisas sobre as didáticas das diversas áreas, além de reflexão sobre a prática.
Relacionar os conteúdos estudados às situações de sala de aula.
Analisar constantemente a evolução dos educadores nas escolas.
Compreender que o conhecimento do educador em sala de aula é decisivo para um bom desempenho dos alunos.



4 - CRONOGRAMA

Semana
Descrição das atividades realizadas
CH Semanal
10/08/ a 16/08/2011
Observação nas turmas do 4º e 5º ano
Acompanhamento de atividades de leitura na Biblioteca
Auxilio a alunos com dificuldades 
Análise de documentos da escola
20h
17/08 a 19/08/2011
Observação na turma do 1º ano
Execução das aulas de Geografia e Artes no 1º ano.
Observação na turma do 4º ano
12h
22/08/2011
Observação na turma do 5º ano
1h
23/08/2011
Participação dos ensaios da apresentação musical do 5º ano
Participação da confecção das roupas para apresentação musical do 5º ano
4h
24/08 a 25/08
Execução das aulas de Ciências e História na turma do 1º ano
5h
26/08/2011 e
30/08/2011
Execução das aulas de Português e Matemática na turma do 1º ano
Passeio com a turma do 1º ano no projeto Xerimbabo
8h

Carga horária parcial

50h
Período de Estágio
Descrição das atividades realizadas
CH
Total
10/08 a 30/09/2011
Visita à escola para entrega da documentação de estágio
Elaboração de material para a execução de aula
Escrituração do Relatório Técnico de Estágio

20h

Carga horária da disciplina de Prática de Ensino – EF Séries Iniciais

60h

Carga horária total do Estágio
130h


5 – DESENVOLVIMENTO



5.1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO


A Escola Estadual "Professor Francisco Letro", situa-se à rua Nova Almeida, 90 - Bairro Giovannini, telefax: (031) 3841-3729 -CEP: 35.170-129, em Coronel Fabriciano, MG - Tipologia R.0.2.0.B.2. Foi criada pelo Decreto n° 9.121 de 07/12/65, portaria n° 3-10-830 de 09/03/98.
Esta proposta pedagógica leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e a Resolução 430/2003.
A escola atende aos alunos dos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental de acordo com a Resolução nº 430 de 07/08/2003 que passa o ensino fundamental para nove anos de duração, na rede estadual de ensino de Minas Gerais, com matrícula a partir dos seis anos de idade. 
Estes cinco anos iniciais são organizados em dois ciclos:
Ciclo de Alfabetização, compreendendo três fases: 1º, 2º e 3º ano.
Ciclo Complementar: 4º e 5º ano.
Histórico:
No ano de 1964, grande era o número de alunos do Grupo Escolar “Professor Pedro Calmon”, no centro de Coronel Fabriciano, por isso, fazia-se necessário organizar classes anexas ao mesmo para atender a demanda. O prefeito Mariano Pires Fontes, na época, solicitou ao Reverendo Américo Gomes Coelho, presidente da entidade mantenedora da Primeira Igreja Presbiteriana, algumas salas do Colégio João Calvino, situado à Avenida Acesita, bairro Todos os Santos, para que ali funcionassem as classes anexas. 
Atendida a solicitação, em março de 1965, com o nome de Escolas Reunidas Intendente Gravatá, seis turmas começaram a funcionar sob a direção de Cacilda Lacerda Caldeira. As condições físicas do ambiente eram precárias: salas de aula com paredes de tábua, caixotes serviam como mesas e cadeiras, não havia cantina para oferecer merenda aos alunos. 
Pelo decreto 9.121 de 07/12/1965 as Escolas Reunidas Intendente Gravatá, foram transformadas em Grupo Escolar “Professor Francisco Letro”, em homenagem ao referido professor natural de Itabira-MG, militante não só no campo educacional, mas também em outras áreas, nesta região.
Após um ano de árduo trabalho, a direção do Grupo Escolar “Professor Francisco Letro” foi solicitada a tomar providências para funcionar em outro local, pois a Escola Evangélica da Primeira Igreja Presbiteriana necessitava de ampliação. 
A Prefeitura Municipal então alugou um galpão na Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 1.275, para acomodar os alunos da escola. Por situar-se às margens da rodovia, o local era perigoso e inadequado para o funcionamento, por isso, algum tempo depois, a escola transferiu-se para a rua Iriri, nº 51, bairro Giovanini. 
O prédio era um antigo matadouro local, que tinha sido adaptado para o funcionamento da Escola Estadual “Alberto Giovanini”, que por receber prédio próprio, transferira-se dali. As salas eram precárias, paredes umedecidas, e, o local alvo de enchentes, uma delas, em 1970, causou grandes perdas nos arquivos e materiais da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com