TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Obrigatório Ii: Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  22/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.858 Palavras (16 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 16

Página |

UNIVERSIDADE PITAGÓRAS UNOPAR[pic 1]

PEDAGOGIA - LICENCIATURA

JOSEFA RAIMUNDA DA SILVA SABINO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maceió

2022

[pic 2]

JOSEFA RAIMUNDA DA SILVA SABINO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório apresentado à Universidade Pitágoras Unopar como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Obrigatório do curso de Pedagogia– Licenciatura.

Maceió

2022

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4

2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS .................................................................................. 5

3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) ......................................................... 6

4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA ........................................................................ 8

5 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC.......................................................................................................................... 9

6 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS .................................................................................................................. 11

7 PLANOS DE AULA ............................................................................................... 13

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 15

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 17

1 INTRODUÇÃO

        O presente trabalho visa detalhar a importância vivenciada no Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no qual, também se trata de uma das fases essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada discente. Dessa forma, tomamos como propósito analisar nossas experiências enquanto graduandos na regência da Pedagogia. Nesse sentido, o estágio irá possibilitar vivenciar a prática docente, estabelecer relações no âmbito escolar, e exige um olhar mais atento e sensível a diferentes situações e especificidades do ambiente educativo no processo de ensino-aprendizagem.

        É importante salientar que o Estágio Supervisionado dá-se por uma etapa de grande importância para a formação acadêmica e profissional dos futuros docentes, uma vez que essa vivência está diretamente ligada no processo de ser e torna-se um educador. O estágio supervisionado trata-se de uma concepção de formação de professor de Pedagogia, investigador e pesquisador capaz de produzir conhecimento a partir de sua prática educativa, superando, dessa forma, as ações tradicionais e/ou conservadoras que impedem o desenvolvimento de uma prática significativa.

        O processo de reflexibilidade, conforme Aroeira (2014) consiste em promover uma compreensão diante dos desafios da aprendizagem na formação docente, mediada pela construção da significação e ressignificação da atividade docente, tendo vista uma autoanálise sobre nossas próprias ações. Nesse sentido, Nóvoa (1995) argumenta que o processo formativo deve estimular uma perspectiva crítico-reflexiva que possibilite criar estratégias autônomas para a construção de saberes pautados no ponto de vista pessoal, profissional e social.

        Logo, o que cerne o trabalho, é imprescindível uma prática que favoreça a aprendizagem das crianças no ensino fundamental, de forma a respeitar as suas peculiaridades, a partir de estratégias lúdicas, atrativas. Também é importante que o docente compreenda o contexto educativo como um espaço conveniente a produção e construção de saberes onde pode ocorrerá descoberta de elementos que estão inter-relacionados a prática educativa, no uso do esporte em um ambiente proveniente de saberes diversificados, a possibilidade das partes interagirem através do diálogo, das atividades físicas dentre outras peculiaridades, ou seja, o fazer docente presente neste ambiente propicia a interação e construção de competência e habilidades.

2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO ARTICULADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

A interdisciplinaridade é um dos principais mecanismos para fazer uma relação entre as matérias dadas e mostrar como os conhecimentos são interdependentes. Além disso, é importante para o desenvolvimento do pensamento crítico, uma prática indispensável dentro de sala de aula. 

Um dos caminhos para se trabalhar a interdisciplinaridade é exemplificar os conteúdos com situações reais, por meio de temas que envolvem diferentes áreas do conhecimento e que requerem soluções para os problemas ou desafios que foram dados. Trabalhando os conteúdos que seriam oferecidos de maneira convencional dessa forma, eles passam a ser abordados de forma conjunta, porém preservando os aspectos de cada disciplina. 

Os principais pontos a serem trabalhados para que esse processo tenha êxito se divide em:

Fazer um bom planejamento: as atividades interdisciplinares precisam de um planejamento pedagógico eficaz para se encaixar na rotina escolar, pois envolvem professores de várias disciplinas. Assim, eles podem conversar sobre cada conteúdo que está sendo dado em suas aulas e refletir sobre como trabalhá-los em conjunto. Identifique as semelhanças, construa uma linha temática e determine como cada matéria participará do projeto interdisciplinar. 

Utilize recursos digitais: se sua escola já possui e utiliza ambientes com recursos virtuais para a aprendizagem, esse é um ótimo caminho para o desenvolvimento da interdisciplinaridade em sala de aula. O trabalho dos alunos pode acontecer em conjunto por meio de conteúdos digitais criados pelos professores de cada disciplina. Tratar diferentes temas com vídeos ou outros formatos de conteúdo interessantes, que chamem a atenção dos alunos ou que eles mesmos produzam, é um exemplo que estimula a interpretação dos conceitos e ideias a serem passados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com