TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio em Educação Básica, do Curso de Pedagogia

Por:   •  25/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.741 Palavras (15 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 15

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

JULIANA DE PAULA FIGUEIREDO JAYME

201903072786

São Gonçalo

2022

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Este trabalho é pré-requisito para aprovação na disciplina Estágio em Educação Básica, do Curso de Pedagogia: (modalidade EAD), da Estácio (UNESA).

São Gonçalo

2022

SUMÁRIO

LISTA DE ANEXOS        4

INTRODUÇÃO        5

1. Estrutura e Funcionamento da Escola        6

1.1. Aspectos físico, humano e material da escola        6

1.2. Projeto Político-Pedagógico        8

1.3. A escola como um grupo social        8

1.4. Atividades docentes e discentes        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

ANEXOS        15


LISTA DE ANEXOS

Anexo 01 – Fotos ....................................................................................................

Anexo 02 – Entrevistas com os alunos........................................................................

Anexo 03 – Entrevistas com os professores................................................................

Anexo 04 – Exercícios realizados em aula + Jogo......................................................

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como objetivo retratar a realidade de determinado período da escola na qual foi realizada a vivência do estágio. Neste espaço, junto às informações obtidas pela observação em sala de aula serão agregados os conceitos adquiridos com leituras adicionais, com o conteúdo formal da disciplina e das matérias anteriormente cursadas.

        Tendo como base a vivência em campo e a pesquisa bibliográfica, este relatório demonstra o ambiente de aprendizagem do Ensino Infantil de uma Creche e Escola particular chamada Creche e Escola Portal do Saber (CEPS), situado no município de Itaboraí. O período de estágio no local foi de dois meses.

        A carga horária realizada nesta vivência foi de XXX horas com turmas do primeiro e segundo período da educação infantil, ou seja, o Pré I e Pré II. Durante o período mencionado, um professor da área foi acompanhado em suas atividades. O trabalho em questão remete à distinção entre prática e teoria, visando à melhor qualificação docente.

        A Creche e Escola Portal do Saber foi escolhida pela própria estagiária para atuação nesse período.

1. Estrutura e Funcionamento da Escola

1.1. Aspectos físico, humano e material da escola (Discorrer conforme é a estrutura da escola).

        A Creche e Escola localizada no Bairro Outeiro das Pedras, tem turmas do Maternal I ao Pré II. É uma casa espaçosa de dois andares, contendo um espaço na parte da frente e na parte de trás. Recentemente houveram reformas. O muro dianteiro foi pintado e o portão pintado de cores distintas, deixando um ar de colorido antes mesmo de entrar. Entre outras salas que foram pintadas também.

        Ao entrar na escola, na parte da frente encontra se um parquinho com alguns brinquedos de plástico, como gangorra e escorrega, entre eles uma piscina de bolinha e casinha de boneca. Nesse mesmo lugar foi posto uma grama sintética. Atrás desse parquinho, fica a secretaria e ao lado uma varanda que dá acesso às salas de aula.

A primeira sala de aula conta com dois ambientes divididos, um é onde ficam as cadeiras e mesas onde acontecem as aulas, e no outro um espaço que é usado muitas vezes para a realização de um cineminha e de algumas brincadeiras lúdicas após às aulas. Nesse espaço há uma TV e um tapete de tatame.

Ao lado da primeira sala existe um corredor que da acesso aos outros ambientes da escola. Nesse mesmo corredor à direita há uma sala com decoração lúdica para os bebês e descanso das crianças. À esquerda, nesse corredor encontra se um banheiro, que é usado para as meninas e para os meninos e uma escada que da acesso à outras salas. Ainda na parte debaixo existe mais um espaço, que é usado como refeitório, onde acontecem o almoço, lanches e janta. Logo após, na parte de trás, uma área aberta que da acesso à uma cozinha e outro banheiro, porém para adultos.        No segundo andar existem três salas, uma varanda e um banheiro, também utilizado por meninas e meninos. Somente uma sala está sendo utilizada na parte de cima.

Não contém cantina, por isso os alunos sempre trazem os lanches de casa. O intervalo dura cerca de meia hora. Os professores, juntamente com os auxiliares ajudam as crianças nesse momento.

        A secretaria é multifuncional. Nela os alunos realizam Xerox e impressão de materiais, assim como a liberação de documentos específicos e solicitação de uniformes. Uma bancada média sustenta um sino que deve ser tocado para possibilitar o atendimento. Não há nenhum aviso para fazê-lo, então, se for desavisado, possivelmente ficará muito tempo esperando atendimento.

A secretaria é um ambiente multifuncional, ela é utilizada para receber os pais, resolver assuntos acadêmicos, fazer reuniões entre a equipe docente, realizar o trabalho de documentação e impressão de todas as atividades, entre outros. Nessa secretaria, existem duas mesas, uma para a diretora e outra onde fica o computador, conta também com armários onde ficam localizados toda a documentação, materiais escolares e uniformes.

                Além do térreo, a escola conta com mais quatro andares, dos quais apenas três são utilizados. Não foi autorizado o acesso ao último, logo não posso descrever qual é o seu objetivo. Nos três andares nos quais pude andar, ficam os laboratórios técnicos restantes e as salas de aula. Em todos os andares, existe um bebedouro, mas apenas no primeiro andar tem um banheiro feminino funcionando. Os alunos do sexo masculino precisam descer ao térreo para usar o banheiro. Há dois banheiros – um feminino e um masculino – no segundo andar, mas estão inoperantes. No segundo andar, está a biblioteca, que se diferencia da sala de aula única e exclusivamente por apresentar um local vazio de cadeiras e de alunos. Têm poucas estantes de livros e não foi avistado nenhum aluno utilizando-a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com