TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMILIA E ESCOLA

Por:   •  17/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.523 Palavras (27 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 27

PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA: IMPORTÂNCIA DESSA RELAÇÃO EM UMA ESCOLA

                                                                                                                   

Thais Cristine Ferreira Freitas[1]

                                                                                                             

                                                                                   

RESUMO

Este estudo traz uma reflexão sobre a importância da participação da família no processo educativo dos filhos. Conscientes da necessidade de se formar cidadãos de forma integral, preparados para viver na sociedade desigual que temos, é que resolvi desenvolver essa pesquisa, que teve como foco a escola de ensino fundamental, na cidade de Rio Branco estado do Acre. O presente artigo teve como objetivo apresentar a visão de outros autores sobre a função da escola e da família, na formação da criança e do adolescente, e qual a importância de que haja uma parceria entre essas duas instituições para que essa formação seja positiva. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de um estudo de campo, usando uma abordagem qualitativa, através da observação assistemática. Com o estudo realizado se pretende comprovar que a família e a escola são as duas instituições mais importantes na vida do ser humano, sendo assim precisam trabalhar juntas visando a melhor qualidade na formação das crianças e adolescentes, assim como mostrar que nas escolas dos municípios mais afastados essa relação também é importante e deficiente como em qualquer outra escola dos grandes centros urbanos.

Palavras-chave: Criança. Família. Escola. Parceria. Ensino Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

O primeiro contato social da criança é com sua família e sendo a escola o segundo, por isto as duas devem estar preparadas para oferecer uma base segura, com valores definidos, e articuladas de forma a mostrar a criança o melhor caminho.

No entanto sabemos que as duas instituições passaram e ainda estão passando por mudanças drásticas, tanto em seu formato quanto em seus princípios, e a criança está no centro dessas mudanças, como alguém que faz parte, mas não como a peça principal, sendo que todas as mudanças teriam que ser voltadas para o bem estar das mesmas. A realidade é outra, a criança quem estar tendo que se adequar a essas mudanças e compreender todo esse processo.

É notório que a família e a escola precisa trabalhar juntas, estabelecer laços de afinidade e afetividade, viver em sintonia, tendo as mesmas metas e objetivos em torno da formação das crianças.

A nossa Constituição Federal, promulgada em 1988, no seu Artigo 227, ressalta que:

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração e opressão. (BRASIL, 1988, p.148).

Essa relação família e escola é necessária para que se garante direitos básicos da criança, e como está assegurado na Constituição Federal, a criança e adolescentes deve ser prioridade absoluta, e sempre ser colocados a salvo de qualquer que seja a situação que possa ferir sua integridade ou desrespeitar seus direitos.

O Estatuto da Criança e do Adolescente e convenções, no Capítulo III, Seção I, no seu Artigo 19, afirma que:

Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes. (BRASIL, 1990, p.8).

Ou seja é obrigação da família a educação dos filhos, garantindo essa aprendizagem também no seio familiar.

Também o estatuto da Criança e do Adolescente e convenções, em seu capítulo IV, artigo 53, parágrafo único, ressalta que:

É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. (BRASIL, 1990, p.23).

Os pais precisam estar preocupados com a educação dos filhos em casa e na escola, no entanto como vimos na citação acima a escola deve proporcionar aos pais momentos para que tenham acesso ao que a escola tem como proposta de ensino, bem como conhecer o trabalho pedagógico que está sendo desenvolvido pelos professores e coordenadores. A escola deve manter os pais informados de seus princípios e fundamentos.

Ainda no Estatuto da Criança e do Adolescente e convenções, em seu capítulo V, artigo 129, que propõe medidas aplicáveis aos pais ou responsáveis, diz que cabe a estes a:

Obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua frequência e aproveitamento escolar. (BRASIL, 1990, p.65).

O referido artigo teve como principal preocupação analisar a importância da relação família e escola para o aprendizado do aluno tendo como foco a escola.

O principal objetivo deste trabalho foi reconhecer a função da família e da escola como instituições sociais, e sua importância no processo de ensino e aprendizagem das crianças e adolescentes e na sua formação integral.

No entanto essa pesquisa ainda possibilitou:

  • Conhecer o que diferentes autores pensam sobre a função da escola e da família na vida das crianças e adolescentes;
  • Analisar a importância da relação família e escola para a educação de crianças e adolescentes;
  • Perceber como é a relação da família e da escola;
  • Identificar como acontece a participação dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos filhos na escola;
  • Conhecer o que a escola pode fazer para garantir essa relação com a família, tornando os pais seus parceiros.

A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica sobre o qual afirma Gil, 1999:

Pesquisa Bibliográfica:  é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. (GIL, 1999, pag.65 citado por FERREIRA e TAVARES, 2009, p. 188).

Além da pesquisa bibliográfica foi realizado também um estudo de campo, que segundo Rodrigues, 2007:

É a observação dos fatos tal como ocorrem. Não permite isolar e controla as variáveis, mas perceber e estudar as relações estabelecidas. (RODRIGUES, 2007, p. 7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (260.9 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com