TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia e escola

Por:   •  27/4/2016  •  Artigo  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA E FAMILIA

CAMILA MARTIS DA SILVA

Camilacnp62@hotmail.com

RESUMO: pretende-se abordar os e benefícios da participação da família na busca de alternativas para amenizar as dificuldades apresentadas quanto ao rendimento escolar dos educandos. Neste sentindo defende-se a necessidades de se buscar estratégias de ação envolvendo toda comunidade escolar, na busca pela construção de um compromisso coletivo em prol do educando. Os alunos em face escolar tende a ser agitado, apresentar falta de atenção, as famílias por outro lado, encontra-se, em muitos casos descomprometidas ou ocupadas demais com seus problemas do dia-a-dia, passando funções que lhe competem para a escola resolver, dessa forma sobrecarregando a escola e os professores com funções extras, ocupando um tempo que seria destinado ao ensino e a aprendizagem. A tentativa de a escola te envolver a família no processo de ensino aprendizagem e para buscar alternativas. Considera-se que a escola precisa viabilizar mecanismo que permita uma efetiva participação entre os membros da comunidade escolar para refletir na coletividade os problemas de aprendizagem que acarretam series implicações para a pratica pedagógicas. Os elementos aqui apresentados buscar servir como motivadores neste processo e incentivadores nos demais processos de revisão da atuação escolar, e nas atividades que deveriam ser de competência tanto da escola quanto da família.

Palavra-chave: escola, família, ensino e aprendizagem.

Abstract: intended to address the benefits and the family's participation in the search for alternatives to alleviate the difficulties brought about the academic performance of students. This feeling called for the need to seek action strategies involving the whole school community, seeking to build a collective commitment to the student. students in school face tends to be busy, present lack of attention, the families on the other hand, is in many uncommitted cases or too busy with their problems of day-to-day, passing duties devolving upon him to school solve, thus burdening the school and teachers with extra functions, taking up time that would be destined to teaching and learning. Attempting to school you get the family involved in the teaching and learning process and to seek alternatives. it is considered that the school needs viable mechanism for effective participation of members of the school community to reflect on the collective learning problems that lead series implications for teaching practice. The elements presented here seek to serve as motivators in this process and supportive in other review processes of school activities, and activities that should be the responsibility of both the school and the family.

Kewords: school, family, teaching and learning.

Introdução: o presente artigo apresenta algumas reflexões sobre a importância da participação da família na escola para o processo educativo da criança. Procurar entender essa realidade para buscar orientação que possam fortalecer a relação e diminuindo assim, a distancia observada entre essas duas instituições, imprescindíveis na vida do individuo.

Umas infinidades de pesquisas e teses e artigos são encontrados no sentido de retomar essa discussão, mostrando as quão positivas e a interação escola/família para o desenvolvimento escolar da criança. Não pretendo esgotar o assunto mais aponta aspecto que parecem ser relevantes para o enfretamento das dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem.

A instituição citada como outras instituições tem passados por profundas transformações ao longo da historia. Mudanças sociais, culturais, politicas e econômicas ocorridas em função da globalização acabam por interferir na estrutura e na dinâmica escolar, de forma que a família, em vista das circunstâncias vem transferindo para escola a tarefa de educar que deveria ser sua.    

Desenvolvimento: para inicio relatarei às funções da escola e da família as duas instituições citadas no presente artigo.

A escola e sua função

As grandes mudanças pelas quais a sociedade tem passado atualmente em decorrência de grande carga de informação, dos avanços tecnológicos e tantos outros fatores têm repercutido na estruturação da escola.

Nos dias atuais temos a necessidades de voltamos uma atenção especial à escola que apensar de grades mudança continua com sua função principal que a de transmitir conhecimentos científicos.

A escola tem encontrado dificuldades em assimilar as mudanças sociais e familiares e incorporar as novas tarefas que a ela tem sido delegada, embora isso não seja um processo recente. Entretanto a escola precisa ser pensada como o caminho entre a família e a sociedade, pois, tanto a família quanto a sociedade voltam seus olhares exigentes sobre ela. A escola e para sociedade uma extensão familiar, pois e através dela que se consegue desenvolver indivíduos críticos e conscientes de seus direitos e deveres.  Na verdade, encontrar formas de modo a favorecer um ambiente conveniente e favorável a todos, constitui-se num grande desafio para escola. Diante dessas premissas, percebe-se que o papel da escola supera a simples condição de mera transmissora de conhecimento.

A escola tem um papel preponderante na contribuição do sujeito, tanto do ponto de vista de seu desenvolvimento pessoal emocional, Quanto da constituição da identidade, além de sua inscrição futura                      na sociedade. (symanski 2001, p90)

Sendo assim, faz-se necessária que a escola repense sua pratica pedagógicas para melhor atender a singularidade de seus alunos, o que obriga a uma parceria com a família, de forma a atingir seus objetivos educativos. E importante que a escola busque estreitar suas relações com a família em nome do bem estar do aluno. Para maior fluência de seus objetivos, a escola necessita da participação da família e que a participação seja de efetivas contribuições para o bom desempenho escolar dos alunos. As responsabilidades da escola hoje vão além da mera transmissora de conhecimento cientifico. Sua função e muito mais ampla e profunda. Tem como tarefa árdua educar a criança para que ela aprenda a conviver em sociedade, para que tenha uma vida plena e realizada, além de formar o profissional contribuindo assim, para a melhoria da sociedade. De acordo com torres (2006), uma das funções sociais da escola e preparar o cidadão para exercício da cidadania vivendo como profissional e cidadão. O que dizer que a escola tem como função social democratizar conhecimentos e formas cidadãos participativos e atuantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com