TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Leitura e a Escrita Científica

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Maranhão UFMA

Centro de ciências humanas CCH

Geografia e Filosofia

Contribuição para o ensino do pensamento geográfico

Para se descutir o pensamento geográfico deve-se conhecer inicialmente o conceito de espaço (tempo) região e território.

Espaço (tempo) preposto diretamente com o tempo visto em conjunto pois estão relacionadas está a base do conhecimento geográfico, vários geográfos conceituam espaço cada um a sua perspectiva seja como espaço vital ou condicional ao trabalho tormando-se importante na geografia neopositivista. O espaço pode ser visto de duas formas; Primeira homogênea chegando a diferenciação espacial, onde a condição principal seria a distância. A segunda o espaço é representado por uma matriz topológica ( grafo) tendo como ponto de chegada o estado de movimentos sociais, redes, nós, hierarquia e superfícies.

A região abordada como elemento da Geografia física da natureza vista por Lablache em alicerçada na geologia, para ele a região é simples denominação de uma análise geográfica na organização do espaço terrestre (fisico).

O território tem por vezes seus conceitos confundidos com o de estado mas o território é a base geográfica de um estado é uma área onde o estado exerce sua soberania, abrange rios, mares e solos(físicos); cidades, portos, estradas…( fruto das ações sociais). O território é concreto somente quando associado a sociedade em termos jurídicos, políticos ou econômicos, este é fonte de recursos de uma sociedade e esta se encarrega de transformar a natureza.

Milton Santos afirma que” um estado/ nação é essencialmente formado de três elementos um território, um povo, e uma soberania”.

Santos ver que o uso do território pelo povo cria o espaço, uma vez que o território é imutável em seus limites.

O pensamento geográfico e visto e discutido por vários cientistas e usam de várias metodologias de pesquisa para dialogar a cerca dos conceitos geográficos e acabam por chegar ou esbarrar na dualidade da Geografia física e humano social.mas chegam ao fato da Geografia ser estudada e compreendida através de seus fatos históricos sociais, objetivo é subjetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com