TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA E LETRA

Por:   •  7/4/2015  •  Seminário  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A alfabetização é um processo complexo ligado à construção do conhecimento. É aquele processo inicial onde crianças são submetidas nos primeiros passos e contato com as letras.

Elas aprendem a utilizar o alfabeto e compreender seu significado e interpretação. Mas a alfabetização também poderá ser de pessoas adultas.

O indivíduo alfabetizado é capaz de realizar diversas atividades, por exemplo, ele conseguirá ler, compreender, criticar, interpretar entre outras funções que a alfabetização lhes permite realizar, proporcionando uma maior interação social em que ocorrerá uma transmissão de diferentes conhecimentos e culturas de acordo com cada indivíduo. Ser alfabetizado significa ser um cidadão ativo no crescimento social em todos os aspectos.

Entende-se por letramento o processo em que o indivíduo é visto em atividade, desenvolvendo suas habilidades de escrita e leitura com perfeição ou ao menos com bastante facilidade; Um indivíduo letrado é capaz de associar diversos assuntos distintos, por exemplo, sobre cultura, sociedade, politica.

Um exemplo bem claro para designar um indivíduo letrado, o tenha sido alfabetizado ou não, é capaz de atender as necessidades e requisitos de leitura e escrita que lhe é solicitado diariamente pela sociedade em que convive, um indivíduo letrado é capaz, por exemplo, de preencher um recibo ou escrever uma declaração mesmo que não o tenha sido alfabetizado.

Portanto a alfabetização e letramento são processos que se diferem muito devido às necessidades e exigências contidas em cada um deles, ser alfabetizado não significa que o individuo também é letrado e vice-versa, pois um indivíduo alfabetizado e letrado é aquele que além de conhecer, compreender as letras e as praticas da leitura e escrita é capaz ainda de desenvolver novas formas de compreensão e desenvolvimentos das praticas para que atenda as condições e requisitos que lhes são solicitados na sociedade em a qual convive, porém alfabetização e letramento são duas palavras relacionadas à escrita e a leitura.

Letramento e alfabetização formam dois fatores muito importantes em nosso país, porque se nós educadores nos preocuparmos mais com as crianças e nossos adultos não alfabetizados, seriamos um pais mais produtivo. Nós educadores e pais, devemos sempre ler com as nossas crianças, precisamos contar historias, mostrando desenhos porque assim além de alfabetiza-las também estaremos ensinando elas a conhecer cada palavra e identificar cada letra do alfabeto. Com isso poderíamos ver o nosso Brasil ser mais produtivo, no mercado de trabalho e também teríamos menos adultos analfabetos no nosso futuro.

Portanto nós estudantes da pedagogia, devemos nos dedicar mais em nosso aprendizado, para quando dermos aula, possamos pesquisando historias, inovar a cada dia as atividades, criando jogos educativos, fazendo com que as crianças se interessem mais pela aprendizagem e se tornem adultos alfabetizados e letrados, podendo assim conseguir uma profissão produtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com