TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA INFANTIL CASTELO DO PIAUÍ

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

ATIVIDADE

LITERATURA INFANTIL

CASTELO DO PIAUÍ

2016

[pic 2]

ATIVIDADE

LITERATURA INFANTIL

                                                                                                ATIVIDADE APRESENTADA Á DISCIPLINA

  LITERATURA INFANTL

                                                                                       PROFª FRANCISCA DAS CHAGAS DO M. BELO

ACADÊMICA: GILMARA MARIA DA SILVA

                               

CASTELO DO PIAUÍ

2016

ATIVIDADE

LITERATURA INFANTIL

1° Qual a função da literatura infantil?

R: É a psicologia Infantil que assegura a teoria da formação da criança; e sua aplicação no campo didático proveio da pedagogia. Porém, ocorreu ainda uma ressonância no terreno artístico, através do aparecimento da literatura infantil.

2° Como e quando a criança passou a ser considerada um ser diferente do adulto?

R: É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.

3° Segundo Stone e Dieten Richter qual era a situação da infância na sociedade antiga?

R: Na sociedade antiga, não havia a "infância”: nenhum espaço separado do "mundo adulto”. As crianças trabalhavam? Viviam junto com os adultos, testemunhavam os processos naturais da existência (nascimento, doença, morte), participavam junto deles da vida pública (política), nas /estas, guerras, audiências, execuções, etc.

4° O que diferencia a literatura infantil da literatura infanto-juvenil?

R: A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade. O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha, já o conteúdo dentro de uma obra infanto-juvenil depende da idade do leitor; enquanto obras literárias destinadas a crianças de dois a quatro anos de idade são quase sempre constituídas de poucas palavras e são muito coloridas ou possuem muitas imagens e fotos, obras literárias destinadas ao jovem adolescente muitas vezes contêm apenas texto.

5° Cite algumas estratégicas que a família e a escola podem fazer para acolher a criança ao iniciar sua vida escolar.

R: Uma das possíveis estratégias é programar esse primeiro contato com a escola, para que ocorra nos dias que antecedem o primeiro dia de aula. Uma visita à escola poderá ser feita quando os pais trouxerem a criança e conjunto, serem recebidos pelo professor. Para esse evento, a escola deve ser preparada de modo que a sala de aula que será frequentada pela criança apresente um ambiente acolhedor. Nessa oportunidade, será mostrada a escola e, em especial, a sala de aula com todos os detalhes e tudo que estará sua espera: brinquedos, jogos, livros de literatura, lápis, tintas, materiais para recorte e desenho, fantoches e outros.

6° Como deve ser feito o trabalho com livro de imagens na sala de aula?

R: A atividade terá a orientação do professor que apresenta o livro, mostrando a capa e sequencialmente as gravuras que, pagina a página, se sucedem, a lógica presente que será seguida na estruturação da narrativa enseja também, ao lado desta, um diversidade de possibilidade de intervenção para inclusão de gravura, atividades que serão propostas depois do trabalho com a história do livro. Novas personagens da história, novas cenas para sua finalização poderão ser criadas pelas crianças.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com