TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

NOME

Solange de Souza Santos

RA

7626713762

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Eliane Rodrigues Dourado).

Anhanguera Educacional

2015

  1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

            Resp.: Segundo Coelho (2000), o fenômeno literário se caracteriza por uma duplicidade intrínseca: é simultaneamente abstrato e concreto. Abstrato, porque é gerado por ideias, sentimentos emoções, experiências de várias naturezas e concreto, porque tais experiências só têm realidade efetiva quando nomeadas, isto é, transformadas em linguagem ou em palavras. Estas precisam ser registradas em algo, para elas existirem como fenômeno, ou seja, para se comunicarem com seu destinatário e também para perdurarem no tempo. Pode-se definir o fenômeno literário, como um movimento de escrita que envolve as produções literárias que geralmente surgem na sociedade com um forte impacto, devido à quantidade de leitores que passam a ler a obra, contribuindo para a literatura, pois resulta em um público com mais contato com as obras literárias e, além disso, este fenômeno é essencial para que o leitor identifique o diferencial da literatura.

Pode-se, verificar as grandes contribuições que o fenômeno literário produz diferenciando os textos escritos da linguagem referencial aos da linguagem literária, uma vez que ela faz despertar a imaginação e nos faz refletirmos sobre as coisas grandes e pequenas da vida.

Desta forma podemos compreender que são várias as contribuições uma vez que colocada em prática ela resulta em um aluno com maior capacidade de senso crítico e da reflexão além de contribuir para a criatividade e o desenvolvimento social, emocional e cognitivo do aluno.

  1. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

            Resp.: Segundo Coelho (2000), a compreensão se constitui na invenção transformada em palavras, e vemos a importância do professor em buscar os fatores estruturantes que resultam em um trabalho eficaz. Conforme o exemplo citado por Coelho, Andersen era um grande contador de histórias, amava inventá-las para as crianças com quem convivia, e depois as escrevia para publicação na imprensa ou em livro, se ele tivesse se limitado a apenas contar tais histórias ao seu pequeno auditório fascinado e o mundo não teria conhecido a grande literatura infantil por ele criada e hoje, universalmente celebrada, como exemplo ”O Patinho Feio”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (165.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com