TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

A ORGANIZAÇÃO DE DIFERENTES AMBIENTES PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Podemos dizer que na escola é onde a criança passa a maior parte do tempo, onde se socializam e se constrói a aprendizagem das crianças. Os espaços escolar, envolvem as estruturas, segurança, organização e manutenção, revelando assim a vida que ali se desenvolve, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.

Em relação aos espaços físicos da escola, a comunidade escolar deve se preocupar em propor um ambiente prazeroso e acolhedor.

A organização de diferentes espaços para a contação de historia deve-se ocorrer de modo que os participantes sintam-se mais a vontade. Para que isso ocorra em uma sala de aula, pode-se tirar as cadeiras e deixar que todos se sentam no chão, expondo os livros que vai se trabalhar. Assim quebrando o caráter de sala de aula e o ambiente ficasse descontraído e aconchegante.

Nota-se que nos dias de hoje a sociedade não se importa com a relevância da leitura, passando assim este ato mágico e encantador despercebido e se encontra apenas em pequenos grupos.

As crianças de quatro a seis anos, devem realizar em grupos ou individualmente suas atividades. Pois a concentração neste período, em diferentes atividades se torna maior.

Materiais e objetos devem estar sempre acessíveis as crianças. Assim como os espaços devem proporcionar a leitura e escrita, brincadeiras, de faz de conta e jogos adequado a sua idade.

Neste mesmo ambiente as atividades feitas pelas crianças devem estar sempre à vista de todos, para que possam ser apreciados.

Para as crianças de dois a três anos, devem-se organizar os espaços em diferentes cantinhos com objetos diversos que enriquecem a brincadeira do faz de conta. Tão presente nessa faixa etária.

É imprescindível que brinquedos e objetos estejam ao alcance da criança, assim contribuindo ao desenvolvimento para sua autonomia, os ambientes designados as crianças devem ser diferenciados assegurando espaços específicos para atividade de leitura e escrita, para brincadeiras e jogos, para contação de historia, para higiene, o repouso, alimentação, e demais atividades dirigidas.

É necessário que o espaço esteja adequado de acordo com a função das atividades planejadas, fornecendo um ambiente com disponibilidade de brinquedos, apropriado ao ritmo de cada criança em sua faixa etária.

Portanto podemos utilizar diversos ambientes sejam eles fechados ou abertos, em sala de aula, bibliotecas, brinquedoteca entre outros. É importante lembrar que as brinquedotecas despertam o lúdico da criança e cabe ao professor decifrar alguns comportamentos da criança.

QUADRO SÍNTESE

"Ideias importantes a serem consideradas na organização do espaço físico ao contar histórias"

Espaço físico Faixa etária Materiais Forma de organização

Sala de aula Alunos de 0 a 3 anos Livros, Fantoches e DVD de historias infantis.

Todos os alunos sentados em um tapete em sala de aula, de preferência em forma de U onde os alunos visualizam o professor.

Pátio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com