TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

                          NOME: Angélica Cristina Pagan     RA: 7930703078

                                NOME: Fabiola Lázari                        RA: 9978021121

                                NOME: Gisele Adriana Miranda        RA: 9978021119

                                NOME: Rosangela Morelli Da Silva  RA: 7702666010

   Atividade Prática Supervisionada entregue

  como requisito para conclusão da disciplina

                                                               EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

                                                                         -5º semestre-, sob orientação

 do professor-tutor à distância

Joice Emanuele  Munhoz Cicilino .

                                              RIBEIRÃO PRETO

Outubro/2015

SUMÁRIO

  1. O educando do EJA, realidade que o cerca e suas necessidades...03
  2. Conteúdos e Propostas Pedagógicas das Diretrizes Curriculares Nacionais Para  EJA.................................................................................04
  3. Contribuições de Paulo Freire para o EJA ...................................07
  4. Plano de Aula ...............................................................................08

            Referências Bibliográficas .........................................................09

ETAPA 1 - EDUCANDO DO EJA: REALIDADE QUE O CERCA E SUAS NECESSIDADES.

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é muito importante para o processo de formação do cidadão, principalmente pelo motivo do cidadão que não teve a oportunidade de ter acesso a escola no tempo certo, fornece a estes alunos uma educação de qualidade.

No ensino da EJA os alunos recebem na escola, conhecimentos sobre assuntos da realidade, atualidade, juntamente com a matéria que os alunos do ensino regular recebem assuntos importantes tais como: doenças venéreas, as consequências físicas e mentais que causa o uso das drogas, direitos e deveres de cidadão, entre outros assuntos de extrema importância que são capazes de desenvolver na população uma consciência maior do seu papel e função no mundo e um aprendizado que lhes propicie viver melhor. O que ensinamos será importante apenas se contribuir para o desenvolvimento do aluno, propiciando a ele uma oportunidade de uma vida melhor.

Os alunos da EJA são alunos que pararam de frequentar a escola geralmente por dois motivos: ou porque não gostavam de estudar quando mais jovens e resolveram abandonar os estudos, ou por falta de oportunidade devido as dificuldades ao acesso a escola, ou por terem que trabalhar para ajudar a família.

        Geralmente quando é uma pessoa de mais idade que retorna aos estudos e procuram a EJA, esses alunos encontram mais dificuldades para se adaptar aos estudos, devido ao cansaço (trabalham durante o dia e a noite, quase esgotados vão para a escola) levando até ter muitas faltas, já possuem família (tem que deixar os filhos, esposa ou esposo para ir a escola, sem contar que precisam trabalhar para sustentar) não conseguem se expressar tirar dúvidas ou debater durante as aulas devido a vergonha, sem contar que eles buscam uma formação rápida porque precisam aumentar seus conhecimentos, utilizam a bagagem de conhecimentos da vida pessoal, e tem consciência da necessidade de aprender.

        Quando o aluno é uma pessoa mais jovem ele não estudou em seu tempo certo devido à falta de vontade, indisciplina, aluno que já repetiu várias vezes no ensino diurno, vão para a EJA para escapar dos constrangimentos, muitos ainda estão lá por estar e acabam atrapalhando o desenvolvimento da aula, fazendo com que o ensino seja disperso, atrapalhando quem, realmente tem vontade de aprender, vêem a escola como um espaço de socialização.

ETAPA 2 - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O EJA

A Língua Portuguesa traz como objetivos didáticos a narração onde os alunos conte suas experiências de vida sem omitir passagens ou parte importantes da historia ou do fato ocorrido, transformar um texto narrativo em contos, fábulas, noticias de jornais, dramatizar situações reais ou imaginárias, tornando-o contos, crônicas e obras de teatro.

        Na descrição os alunos trabalharão com descrição de lugares, pessoas, processos e objetivos.

        Na récita o aluno treinará ler em voz alta textos, isso ajudará no desenvolvimento da leitura e da fala do aluno.

        Em instruções perguntas e respostas, o aluno aprenderá a compreender e seguir instruções verbais poderá pedir esclarecimentos sobre os assuntos ou atividades propostas. Na argumentação e debate o aluno aprenderá a identificar a posição do outro em relação a diferentes temas tratados, fazer com que o aluno aprenda a desenvolver a defesa de uma posição, saber defender um ponto de vista a qual ele acredite, criando no aluno uma idéia de debate, isso ajudará ele a argumentar por algo que seja de seu interesse, respeitando o turno da palavra.

Na ortografia temos o alfabeto extrema importância em saber desenvolver a grafia tanto na cursiva quanto na grafia de forma, sendo ainda maiúscula  e minúscula, estabelecendo uma relação entre os sons da fala e as letras. Distinguir letras, silabas e palavra, vogais e consoantes, conhecer as variedades de combinações de letras para escrever e saber que sempre uma sílaba será formada por uma vogal podendo conter um ou mais fonemas, usar espaço entre as palavras evitando que as separe de forma indevida ou mesmo que aglutine-as também de forma indevida. Usar pautas e margens, que se inicia a escrita em um alinha da esquerda para a direita, isso faz parte do conteúdo sentido e posicionamento da escrita na pagina. O conteúdo da ortografia é bem extenso dentre eles abordar um som pode ser grafado de diferentes formas, uma letra pode ter diferentes sons, diferenças entre pronúncia e grafia convencional das palavras, escrita correta de palavras com encontros consonantais, palavras com dígrafos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (169.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com