TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  10/3/2021  •  Monografia  •  8.696 Palavras (35 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 35

INSTITUTO SUPERIOR DE CIENCIAS APLICADAS

PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Raíssa Cristina Cordeiro Vitória

Limeira – SP

2017

RAÍSSA CRISTINA CORDEIRO VITÓRIA

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Ciências Aplicadas – ISCA Faculdades, sob orientação da Prof.ª Mestre Elisabete Gabbi.

Limeira – SP

2017

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”

(Paulo Freire)


DEDICATÓRIA

Dedico esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a todas as pessoas que estiveram comigo durante toda essa trajetória, que, apesar de complicada, valeu a pena cada esforço.

Dedico especialmente a Deus por ter me dado a capacidade de conseguir vencer todos os obstáculos durante esse curso, pois sem a mão Dele sobre nós nada somos.

Dedico também a toda minha família, em especial aos meus pais, aos meus avós e ao meu namorado, que estiveram comigo dando todo apoio moraldurante esses 3 anos e meio. A vocês,aqui está o resultado de todo suor.

Não posso deixar de dedicar esse trabalho a minha professora e orientadora Mestre Elisabete Gabbi, na qual, de primeira, aceitou percorrer comigo esse longo percurso,do qual valeu a pena cada esforço.

Por fim, dedico aos meus amigos, que por diversas vezes dividimos os sentimentos e tensões de uma vida corrida e árdua, mas que,através da ajuda recíproca, mostrou seus resultados, a vocês também dedico esse TCC.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pois foi graças a ele que cheguei até aqui, foi através doscuidados dele que hoje comemoro essa vitória e que tive méritos de conseguir tudo isso.

Agradeçoa toda minha família, que de uma forma ou de outra, colaborou para que minha formação fosse um sucesso, aos meus pais Raquel e Clailson e aos meus avós Madalena e Genário, que desde a minha decisão de cursar o ensino superior me deram total apoio e me ajudaram a conseguir forças, especialmente nessa conclusão de curso, que, apesar de não ter sido fácil, aqui estou prestes me formar e me realizar. Agradeço também a minha tia Rita, que me ajudou imensamente durante o meu período de estágio. Amo vocês.

Agradeço ao meu namorado Denis pelas diversas vezes que me ouviu, nas horas do desespero, do medo, do nervosismo, da ansiedade (que não foi pouca) e pelo stress. Amor, obrigada você foi sensacional pela paciência comigo, te amo.

Agradeço a todos os meus amigos, Dalila, Juliana, Thaís, Ísis, Gabriel, Jhow, que passaram todo o nervosismo junto comigo, me ajudaram nas horas que eu pedia socorro e principalmente me acalmavam quando eu achava que não iria conseguir. Graças a eles e unida a eles, estou aqui a um passo de realizar meu sonho.

Agradeço a professora e orientadora Mestre Elisabete Gabbi por todo esforço e empenho, obrigada por ter aceitado na hora o meu convite para ser minha orientadora e cumprir isso com o maior prazer e dedicação. Saiba que a senhora ficará guardada em meu coração pra sempre, pelos lugares que eu percorrer, os obstáculos que a vida me propor,me lembrarei das belas palavras que a senhora usou durante todos esses momentos para me acalmar. Andamos até aqui de mãos dadas, e a senhora sempre sendo essa pessoa maravilhosa, obrigada Betinha, que Deus venha te abençoar ricamente.

Agradeço a todos da escola E.M. “Jardim das Primaveras”, em Holambra, que colaboraram de uma forma ou de outra pra minha formação, principalmente durante o meu período de estágio. Agradeço a professora Cynara, que cedeu a sala dela pra que eu pudesse realiza-lo, e me orientou em minhas dúvidas. Agradeço também a coordenadora Luciana, que colaborou em me explicar diversas coisas relacionadas ao estágio e por permitir que eu participasse de alguns momentos pra que pudesse conhecer e saber realizar determinadas atividades com as crianças, como, por exemplo, a sondagem, que ficou gravada na minha memória. E agradeço em especial, a diretora Maria Teresa, que abriu as portas da escola pra mim e me ajudou muito, me incentivou a crescer cada vez mais, e não é à toa que a chamo de mãe adotiva, pois até hoje serve pra mim como um espelho e é muito gratificante quando somos reconhecidas pelo total esforço dentro de um determinado lugar. Obrigada pessoal, vocês são como minha segunda família, sem vocês eu não conseguiria aprender tantas coisas.

Enfim, agradeço a todos que torceram por mim epela minha vitória. Aqui estou. A partir de agora, continuarei em busca de obtercada vez mais conhecimentos e aproveitarei cada momento desse início de carreira, pois estou muito feliz e grata por tudo.


SUMÁRIO

DEDICATÓRIA        4

AGRADECIMENTOS        5

SUMÁRIO        7

INTRODUÇÃO        8

1. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO        10

1.1 Literatura, alfabetização e letramento: definir é preciso        10

1.2 Literatura e Literatura Infantil        14

1.3 A literatura promove o desenvolvimento da imaginação        15

1.4 A literatura promove o desenvolvimento da linguagem        16

2 LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO: ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS        17

2.1 Valorizar todas as narrativas literárias infantis        17

2.2 Saber selecionar obras literárias de qualidade        18

2.3 Valorizar a ludicidade e a criatividade        18

2.4 Promover o encontro entre o texto literário e o leitor por meio de roteiros de leitura e produção textual        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.1 Kb)   pdf (266.8 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com