TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura infantil

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

[pic 1][pic 2]

Projeto: Contar e se encantar com as histórias

 Danieli Fernanda de O. Ramos-                  RA 8113722421

  Rita de C. Lopes Gama do Prado-                    RA 6995486482

                            Thais Regina Barbosa dos Santos -            RA 8171744186

Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para conclusão da disciplina: “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação da Tutora Profa. Ligia Maria Gobbi

Campinas/ São Paulo

2015

         Resenha

Título: Aprendizagem através de projetos

É pacífico entre os mais diferentes autores, a saber, Maria Elizabeth B. de Almeida, José Armando Valente, Fernando José Almeida, entre outros, que vivemos em tempos de uma realidade educacional muito complexa, quando a prática pedagógica através do desenvolvimento de projetos mostra-se como uma possibilidade capaz de propiciar a aprendizagem pela integração entre conteúdos de várias áreas do conhecimento, bem como entre as diversas mídias disponíveis na escola, tais como o computador, a TV, os livros, etc

Para eles, dentre as várias vantagens, está na possibilidade de que a escola venha a atender as demandas da sociedade, na medida em o projeto deve nascer de questões que se apresentam, que são observadas e trazidas pelos alunos, buscando ir de encontro às suas potencialidades e necessidades.

Ainda, cria espaço para que alunos e professores desenvolvam o processo de aprendizagem de forma autônoma e cooperativa.

De fato, possibilita ao aluno a capacidade de trabalhar em equipe, de tomar decisões e resolver problemas, possibilitando que desenvolvam a habilidade de aprender a aprender.

Mas, para que isso se realize, entendem que importa que o professor que trabalhe com projetos respeite a diversidade de ritmo e estilo dos alunos, num processo de parceria com o aluno, consciente   e com uma visão clara de sua intencionalidade pedagógica, a fim de que possa ser capaz de atuar como consultor, articulador, mediador e orientador, o que de fato, se impõe nesse processo.

Em suma, apontam a exigência de mudanças ocorram não somente na concepção de ensino e aprendizagem, mas, principalmente, na postura do professor, que embora deva planejar as ações, deve também agir como facilitador, permitindo a negociação dos alunos em todo o processo.

Conceito de Projeto

O termo projeto é derivado do latim “projectus”, significando “algo lançado para frente”.

Neste sentido, projeto se conceitua como atividade humana de tornar real o pensar, algo que nos é inerente. Refere-se ao futuro, representado, algo que está a se fazer, que deseja-se ver transformado em realidade.

De fato, um projeto não é apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades organizadas.

Projetos têm objetivo definido, a partir de um problema, cuja solução é o critério para definir seu grau de sucesso.

Em um projeto há uma ideia, uma meta, uma possibilidade de realização que irá orientar e dar sentido às ações.

Segundo orientação do Ministério da Educação:

essa modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto   final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento de tempo, divisão de tarefas e, por fim, a avaliação final em função do que se pretendia. Tudo isso feito de forma compartilhada e com cada estudante tendo autonomia pessoal e responsabilidade coletiva para o bom desenvolvimento do projeto.”

O Projeto, seu tema e justificativa

Dentre as problemáticas apontadas nos vídeos indicados, destaca-se a grande contradição existente acerca da relação infância-criança no mundo contemporâneo, em que, teoricamente algumas considerações e conquistas importantes acerca do assunto já foram alcançadas, mas que, na realidade, mostram-se bem diferentes, impedindo que a criança possa vivenciar de fato a infância e o convívio em família.

Considerando essa problemática, o tema escolhido para o projeto a ser desenvolvido é Contar e se encantar com as histórias, que compreenderá a confecção da Sacola da Leitura, para e com as crianças, que será preenchida com textos de diferentes gêneros literários (livros, revistas, jornais, etc) para ser levada pela criança para casa a cada semana para ser lida com a família; instituição do Dia da Biblioteca, quando os alunos irão à biblioteca da escola para manusear, apreciar e ler livros de sua escolha; realização de evento denominado Dia da História, quando será convidado contador de histórias para apresentação para as crianças; por fim, confecção pelas crianças, com auxílio do professor do Meu Livro, cujo conteúdo será história criada e ilustrada pela criança.

Isso porque entendemos que o hábito de ler, antes de tudo, proporciona prazer, estimula a criatividade e o imaginário, além de possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades que irão lhe proporcionar o alcance de uma vida de qualidade, produtiva, permeada de bons valores e realização, sendo capaz também de incrementar os momentos em que a criança estará em contato com os familiares, desenvolvendo algo juntos.  

A leitura de história serve como suporte e facilitador do processo de aprendizagem, enriquecendo o vocabulário e aumentando a capacidade da criança de compreender os fatos e o mundo ao seu redor e auxilia na aquisição e domínio da linguagem oral e escrita pelas crianças.

Áreas do conhecimento/ Conteúdos e Habilidades

Foi escolhido o 1º. Ano do Ensino Fundamental para a aplicação do projeto, considerando que a temática vem de encontro à necessidade dos alunos, no sentido de que auxiliará na aquisição dos conteúdos apontados como diretrizes para essa etapa.

Área do conhecimento

Conteúdos/Habilidades

- Língua Portuguesa

- Apropriação da prática da leitura individualmente e com a família;

- Relatar acontecimentos, expor e emitir comentários sobre as histórias lidas;

- Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem escrita do texto lido;

- Apreciar textos literários para a mobilização de novos conhecimentos;

- Interagir com materiais de diferentes portadores e gêneros textuais;

- Escrever texto de sua autoria, com mediação do professor;

-Artes

- Traduzir a linguagem verbal(história) para a linguagem visual(desenho);

- Utilizar materiais e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papel) na criação e construção de formas visuais (desenho, pintura, história)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (206.9 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com