TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura infantil

Por:   •  22/11/2015  •  Artigo  •  3.083 Palavras (13 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 13

A Literatura na Educação Infantil

Resumo

Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este artigo vem propor. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É nessa fase da vida em que a criança começa ater contato com a literatura que ela passará a ter o prazer pela leitura e se tornará um leitor assíduo por isso devemos despertar o interesse da criança desde a Educação Infantil para que nas séries seguintes ela já tenha adquirido o hábito pela leitura, é importante tanto os pais como na escola esse incentivo pela leitura porque quanto mais for estimulada mais interesse por parte da criança será despertada. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.

Introdução

O objetivo do estudo realizado é a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança,durante os anos a educação se preocupa na contribuição da formação do indivíduo crítico,responsável e que atue na sociedade,porque vivemos em uma sociedade em que as trocas sociais são constantes tanto através da leitura,escrita ou oral.

Com isso a escola busca desenvolver nas crianças as competências da leitura e escrita e a literatura infantil pode influenciar esse processo de maneira positiva por ser um instrumento motivador e desafiador ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo e responsável por sua aprendizagem que sabe compreender o contexto que vive e modificá-lo de acordo com suas necessidades.

Com esse artigo visamos enfocar a importância que a literatura infantil possui,ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, informação e interação que são necessários para o ato de ler, com essas idéias se percebe a necessidade de aplicar atividades que despertem p prazer de ler e devem ser presentes diariamente na vida das crianças.Desde de bebê já deve ser introduzida a leitura na vida da criança por isso é muito importante a participação dos pais nesse processo.

Apesar de ser muito importante na vida as crianças não gostam de ler e na maioria das vezes o fazem por obrigação,por isso é importante se ter o hábito de ler para que se tome gosto pela leitura porque com a leitura a criança aprende a se expressar melhor e a desenvolver as idéias.A literatura não é tão explorada como deveria ser nas escolas ou por falta de interesse de alguns professores ou por falta de livros nas redes,o professor deve dar ênfase no projeto de literatura e incentivar a leitura entre as crianças para que elas possam entender a importância disso em suas vidas tanto escolar como pessoal.

Para que a criança adquira o hábito da leitura deve haver o gosto e ser incentivada a isso,o livro deve ser tão importante quanto um brinquedo ou uma televisão na vida da criança e deve estar presente em todos os lares pois se esse exemplo vier de casa com certeza será muito mais fácil de ser introduzido nas escolas.Infelizmente no Brasil o hábito da leitura não é freqüente entre as famílias e acaba sobrando para a escola desenvolver esse interesse e mostrar para a criança que a leitura é um prazer e não uma obrigação.

A literatura Infantil

Os primeiros livros que foram direcionados para o público infantil surgiram no século XVIII, autores como La Fontaine e Charles Perrault escreviam suas obras enfocando principalmente os contos de fadas desde então a literatura infantil foi ocupando seu espaço e apresentando sua relevância. Com isto, muitos autores foram surgindo, como Hans Christian Andersen, os irmãos Grimm e Monteiro Lobato, imortalizados por suas grandiosas obras. Nesta época a literatura infantil era reconhecida como mercadoria e com o passar dos anos com a industrialização expandiu-se a produção de livros. Foi assim que os laços entre a escola e os livros se estreitou porque para adquirir livro a criança precisava saber ler e cabia a escola desenvolver a capacidade da escrita e leitura. Até as duas primeiras décadas do século XX, as obras didáticas produzidas para a infância, apresentavam um caráter ético-didático, o livro tinha a finalidade única de educar, apresentar modelos, moldar a criança de acordo com as expectativas dos adultos. A obra dificilmente tinha o objetivo de tornar a leitura como fonte de prazer, retratando a aventura pela aventura. Havia poucas histórias que falavam da vida de forma lúdica, ou que faziam pequenas viagens em torno do cotidiano, ou a afirmação da amizade centrada no companheirismo, no amigo da vizinhança, da escola, da vida.

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutível, quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos. Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor.Quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma interação verbal, que neste caso, vem ao encontro das noções de linguagem e é partindo desta visão da interação social e do diálogo, que se pretende compreender a relevância da literatura infantil.

“É preciso ler, é preciso ler... E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com