TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura infantil pedagógica

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Pedagogia

Amara Sineide da Silva

Elídia Sales de Santana 

Kerolayne Coelho Figueireiro Silva

Luciara Cristina Costa Barboza Marinho

Moêmia Curvêlo da Silva

Nayane Nayara Ferreira da Silva

 PRODUÇÃO TEXTUAL – GRUPO

Os Três Porquinhos

[pic 3]

Santa cruz Do Capibaribe

2015

Amara Sineide da Silva

Elídia Sales de Santana 

Kerolayne Coelho Figueireiro Silva

Luciara Cristina Costa Barboza Marinho

Moêmia Curvêlo da Silva

Nayane Nayara Ferreira da Silva

PRODUÇÃO TEXTUAL – GRUPO

Os Três Porquinhos

Trabalho apresentado ao Curso(PEDAGOGIA)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:  [Alfabetização e Letramento, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil, Seminário Interdisciplinar V.]

Profs: Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana Boni,.

 Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini.

Santa cruz Do Capibaribe

2015

Introdução 

      O objetivo deste trabalho seria escolher um dos livros da literatura infantil que foi utilizado na produção textual-Individual, o livro que elegemos foi “Os três porquinhos”, que é uma história conhecida por todos, e muito interessante que chama a atenção da criançada, que apartir de agora será o motivo maior de nossos estudos.

    Dando continuidade ao nosso trabalho fizemos uma visita em uma sala de aula, de crianças de 03 anos de idade, e realizamos a contação da história, que chamou atenção dos pequenos. Temos o objetivo de estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação; trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais e estimular a linguagem oral.

    Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças que partem de uma situação real e concreta para proporcionar emoções e vivencias significativas. O conto dos três porquinhos fará com que possibilite as crianças uma nova oportunidade de conhecer a historia tradicional que tem um brilho de magia e aventura.

Desenvolvimento

     Antes de iniciar a contação, perguntamos quem já tinha visto um porquinho, apenas um garotinho respondeu que sim, novamente fizemos a pergunta todos responderam que sim, eles falaram que o porquinho morava na fazenda que ficava um pouco longe da escola. Longo em seguinda falamos que eles iriam ouvir a história de três porquinhos que moravam em uma floresta, que eles viviam correndo do lobo mal.

Fizemos a seguinte pergunta a eles, de que era construída nossa casa, logo responderam que era feita de tijolos e cimento, falamos que a casa que é feita de tijolos é resistente a chuva e vento forte. Algumas das crianças já sabiam um pouco da história.

Logo em seguinda começamos a contação da história, uma história um pouco antiga mais que encanta as crianças, deixando os demais curiosos, quando falamos que eles iam ouvir está história ficaram felizes, eles falaram que o lobo mal queria pegar os porquinhos para fazer Mingau.

          Iniciamos nossa história relatando a respeito da casa dos porquinhos que a preguiça não faz bem a ninguém, O primeiro porquinho, que era o mais preguiçoso de todos, foi logo optando por construir uma casa rápida e que não necessitasse muito esforço. E construiu uma casa de palha, embora os seus irmãos lhe tenham dito que não era segura.

         O segundo porquinho, que era menos preguiçoso que o primeiro mas que tampouco gostava de trabalhar, construiu uma casa de madeira, porque pensava que era mais prática e resistente.

         O terceiro porquinho, o mais sensato de todos e mais trabalhador, preferiu construir uma casa de tijolos. Demorou mais para construí-la mas depois de três dias de intenso trabalho a casa estava prontinha.

(...) Os Três Porquinhos ensinam à criança (...), da maneira mais dramática e agradável, que não devemos ser preguiçosos nem levar tudo despreocupadamente, porque, se fizermos assim, podemos ser liquidados. (...)

Bruno Bettelheim - Psicanálise dos Contos de Fadas

     

      Os três porquinhos somos nós. Cada um com o seu grau de maturidade mostrando assim a nossa evolução como seres humanos. Mostra o quando não devemos ser preguiçosos para conseguirmos alcançar aquilo que realmente desejamos, pois a preguiça nunca nos irá levar a lado nenhum ao contrário do nosso trabalho e batalha para conseguir-mos aquilo que mais sonhamos. O Lobo, esse representa aqueles que podemos chamar de "inimigos" ou que nos desejam mal. Na realidade, temos sempre alguém que nos tenta derrubar e para isso temos que ser determinados como o porquinho mais velho, pois existe muitos lobos por aí!

[pic 4]

        Está Imagem mostra as crianças ouvindo a história, preferimos que eles ficassem sentandos no seu lugar, todos prestaram atenção, apesar de serem crianças de apenas 03 anos de idade, são comportadas e obedientes. Analisamos também que cada um teve um tipo de comportamento, teve uns que fizeram perguntas, outros contaram um pouco da história, usando sua imaginação.

       Realizamos a contação da história dos “Três Porquinhos”, contando com a participação dos alunos. Por ser uma história muito conhecida, os alunos podem ser convidados a ajudar na contação, lembrando de trechos bem conhecidos e falando alguns diálogos entre o lobo e os porquinhos. Todas as crianças estavam muito interessadas na história e debateram o tempo todo fazendo perguntas,  a professora esteve presente durante toda a contação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (233.4 Kb)   docx (351.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com