TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludico na Educação Infantil

Por:   •  16/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

                                                    Projeto Lúdico Mulitidiciplinar

Duração/Tempo: 2 meses

Faixa Etária : 6 á 7 anos

Recurso: Jogo de Memória  elaborado com componentes cru: grãos /sementes/ macarrão/ feijão/arroz/ algodão/

Objetivo: Trabalhar a parte social, cognitiva e motora  da criança , envolvendo-a em várias disciplinas interdisciplinares, como, matemática, português, história, Geografia e sociedade e natureza.

                                                         Prática em sala  de aula:

Disciplina: Matemática

Proposta: Com este jogo é proposto ao aluno a contagem dos grãos e sementes com registro de soma, quantidade, noções de subtração, divisão e multiplicação.

Disciplina: Português

Proposta: Separação de gênero, classe gramatical, letramento e alfabetização através dos nomes dos alimentos apresentados aos alunos , podendo trabalhar a oralidade e registro dos fins.

Disciplina: História

Nesta disciplina podemos utilizar o material para pesquisas pela internet ou livros sobre a história dos grãos e sementes que estão no jogo, onde são plantados, que tradições acompanha cada processo de cultivo e povos que os utilizam com frequência ou como costumes,  também pode ser feito em forma  pesquisas, cartazes ilustrativos, concluindo com a confecção de uma árvore genealógica, com registro  histórico de certa parte dos antepassados de um indivíduo ou família que consome ou cultiva os materiais propostos no jogo da memória.

Sendo a classe dividida em grupos e cada grupo deverá registrar a pesquisa de um dos itens escolhido no jogo, não havendo repetição de pesquisa e tendo um bom aproveitamento no momento  das pesquisas.

Disciplina: Geografia

A Geografia é a ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra.

Nesta proposta os alunos trabalhariam com comparações entre os grãos e sementes e as superfícies terrestres existentes em nosso planeta. Tamanhos , quantidades , cores e formas são possíveis efetuar o registro e ilustrações semelhantes .

Poderiam fazer recortes de planaltos e planícies , mapas e com os grãos e sementes efetuar colagens de acordo com as regiões que vão se conhecendo. Fazendo registro das áreas com os tipos de grãos que usou para marcar cada território e sua textura.

Disciplina: Sociedade e Natureza

Já nesta disciplina é possível trabalhar de forma lúdica, utilizando os grãos e sementes na cozinha, na orta e na brinquedoteca.

Deixando a criança interagir com o outro em vários momentos: no preparo de um alimento cru para o alimento cozido, no plantio do mesmo tipo de semente que contem no jogo, e no faz de conta no momento de brincar na brinquedoteca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com