TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia e Prática de Ensino da Alfabetização e Letramento

Por:   •  12/9/2021  •  Resenha  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  1.143 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Resenha Avaliativa

Acadêmico(a):

Curso: Pedagogia

Disciplina: Metodologia e Prática de Ensino da Alfabetização e Letramento

Com base no texto indicativo você deve elaborar uma redação, de duas a cinco páginas, no modelo resenha.

        

Texto:

A ONG Caminhos da Esperança (Organização Não Governamental), situada na periferia de Fortaleza, tem por objetivo colaborar com o estado na formação de cidadãos letrados. Para isso, ela organiza ciclos de debate para entender a história da comunidade e das pessoas que ali vivem. Além disso, essa ONG busca recursos governamentais e não governamentais e oferece à população ensino noturno para quem não teve acesso à escola na época devida.

Porém, como a mão de obra é escassa, ela contrata monitores que não têm graduação nas áreas de educação. Tais monitores, apesar da metodologia de envolvimento com a comunidade, desconhecem e não participam de formação específica na área de alfabetização e letramento. Dona Olga, a professora, utiliza uma velha cartilha nas suas aulas. Os alunos, mesmo motivados, não conseguem obter êxito na escrita e na leitura.

1) Considerando a situação dessa ONG, descreva os empecilhos que podem ocorrer na prática pedagógica da professora. Essa descrição pode ser apresentada em forma de tópicos comentados.

2) Descreva quais comportamentos da ONG estão adequados ao processo de alfabetização e letramento.

  1. Empecilhos à prática pedagógica:

- CARTILHA: Como já visto no módulo estudado, a cartilha já é um método ultrapassado que comprovadamente não se mostrou eficiente e é, provavelmente, descontextualizado da prática dos alunos da escola noturna do caso em questão, ou seja, o material não facilita o entendimento dos alunos que não tiveram acesso a escola na idade adequadada.

- AUSÊNCIA DE MÉTODO E AVALIÇÃO: Não há o estudo e nem identificação do método que é usado na alfabetização por parte da professora/educadora, pois certamente já o teria trocado se conhecesse outros, e certamente também não há a avaliação do nível de aprendizagem dos alunos para verificar a eficácia do método, apesar de ser um programa integrador e que visa qualidade de vida para a população das periferias, também é necessário que seja eficiente.

- FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA: Apesar do fato se dever pela mão de obra qualificada escassa e a ONG estar fazendo o que está fazendo ao seu alcance, é nítido que o fato é um empecilho para a prática pedagógica, pois o conhecimento passado aos alunos pelo professor é provavelmente aquele em que aprendeu na escola há muito tempo com seus mestres e esta parece desconhecer métodos de ensino diferentes daqueles que aprendeu.

- PROVÁVEL FALTA DE COORDENAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO: A coordenação pedagógica é essencial para nortear professores e equipe no que se refere ao currículo base que deve ser ensinado e suas metodologias e não há no relato a presença desse profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (758.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com