TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curricular Obrigatório Ii: Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  3/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.003 Palavras (17 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

PEDAGOGIA - LICENCIATURA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        13

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

6        PLANOS DE AULA        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

INTRODUÇÃO

A prática atual do Ensino Fundamental visa compreender na prática as peculiaridades das salas de aula com crianças nessa modalidade de ensino.

Atualmente, com a democratização do ensino e a concretização do objetivo de uma escola para todos, a implantação do ensino fundamental de nove anos, a ênfase da família na educação escolar e a chegada das crianças, a educação pré-escolar tem experimentado novos desdobramentos. No contexto das novas tecnologias, da sociedade do conhecimento globalizada e de programas de apoio a comunidades com alto grau de vulnerabilidade social, as escolas se tornarão pessoas alfabetizadas.

Para cada movimento social, temos consciência de que, para educar, precisamos de uma rede de apoio que vá além do âmbito da alfabetização e da alfabetização. A Educação deve ser um compromisso de todos. Quer dizer, não deve ser apenas responsabilidade da escola, mas deve ser compartilhada com a família.

A partir da Educação Infantil, a socialização de responsabilidades pode impactar no desenvolvimento escolar dos alunos.

O ensino da Educação Infantil é a primeira etapa da educação dos filhos após a formação de uma família, marca a interação dos filhos aprendizes com as novas descobertas da vida, o que os obriga a estudar em ambiente adequado e a formar profissionais adequados.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Projetos são trabalhos temporários executados para criar um novo produto, serviço ou processo. O Projeto de Política Pedagógico (PPP) é uma ferramenta que reflete as recomendações da educação escolar. É por meio dela que a comunidade escolar pode realizar um trabalho coletivo e assumir responsabilidades individuais e coletivas pela concretização dos objetivos traçados.

O PPP deve conscientizar os membros da escola sobre os problemas e possíveis soluções e estabelecer a responsabilidade de todos. A existência do debate democrático permite produzir normas coletivas no processo de redação, absorver o sentido comum das diferentes disciplinas educacionais e colaborar para a sua identificação no trabalho desenvolvido nas escolas.

        

É Projeto porque reúne recomendações de ações específicas a serem realizadas em um determinado período de tempo. É político porque vê a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual ou coletivamente na sociedade para mudar seu rumo de desenvolvimento. É Pedagógico porque define e organiza as atividades e projetos pedagógicos necessários ao processo de ensino.

Já abordagem de metodologia ativa é uma estratégia de ensino, às vezes afetada pelo uso da tecnologia digital, caracteriza-se pela inserção do aluno por meio de discussão, interação e atividades. É necessário que os alunos que estão no centro do processo analise, sintetize e avalie para resolver o problema.

São exemplos de metodologias ativas: WebQuest, Aprendizagem Baseda em Projeto (ABP), Sequência Didática, Aula Gamificada, Ensino Híbrido, etc.. Essas abordagens didáticas deverão ser aplicadas de acordo com a necessidade e dentro das condições possíveis, levando em consideração a realidade de cada aluno e aporte escolar.

No que se refere à TCTs (Temas Contemporâneos Tranversais) a BNCC (Base Nacional Comum Currucular) diz que ao combinar o conteúdo ensinado em sala de aula com tópicos contemporâneos, o interesse das pessoas pode ser aumentado sensibilizando os alunos para a relevância destes temas para o seu desenvolvimento como cidadãos. O principal objetivo desta abordagem é permitir que os alunos conclua a educação formal, reconhecendo e aprendendo papeis relacionados ao seu trabalho na sociedade.

A transversalidade é um princípio que pode modificar livremente as práticas de ensino e integrar vários métodos de conhecimento e superando conceitos fragmentários, caminhando para uma visão sistemática. TCTs não é um domínio exclusivo de componente curricular, mas penetra em todos de forma horizontal e integrada. A BNCC enfatiza a importância do TCTs quando diz que é responsabilidade do sistema educacional e das escolas.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

Cada escola tem seus próprios objetivos a alcançar, objetivos a alcançar e sonhos a alcançar. A coleta dessas ambições, bem como os meios para alcançá-las, possibilitou que o chamado Projeto Político Pedagógico (conhecido como PPP) ganhasse corpo e vivesse. Embora o PPP seja um método burocrático, ele também se caracteriza pela democracia, definindo a identidade da escola e apontando métodos de ensino de alta qualidade.

Sua importância reside no desenvolvimento de instituições de ensino que visem oferecer uma educação eficiente e de qualidade. É completo o suficiente para torná-lo flexível o suficiente para se adaptar às necessidades dos alunos. Portanto, sua estrutura deve contemplar os seguintes tópicos: missão, públicos-alvo, dados de aprendizagem, relacionamento com a família, recursos, diretrizes pedagógicas e planos de ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com