TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  8/4/2015  •  Dissertação  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 9

ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavras-chave: ensino e aprendizagem; alinhamento construtivo.

Resumo da Unidade:

Nesta unidade, vamos refletir sobre a definição de ensino e aprendizagem, bem como conhecer a concepção de alguns educadores sobre o assunto, a teoria do alinhamento construtivo de John Biggs e a Taxonomia SOLO.

[pic 1]

  

 

Prezado(a) aluno(a)! 

Vamos iniciar esta unidade fazendo uma reflexão sobre os termos: 
ensino e aprendizagem. Você já parou para pensar sobre o significado desses termos?
Quando procuramos no dicionário, temos os seguintes resultados: 
ensino como a forma sistemática normal de transmitir conhecimentos e o aprendizado como ficar sabendo, reter na memória ou tomar conhecimento2.
Talvez possamos fazer uma relação direta em que o professor ensina e o aluno aprende...

[pic 2]

Ou não? Você entende que o ensino é um processo e a aprendizagem é outro? Como você entende esses processos? Pense nisso!

Tic...tac....tic...tac...tic...tac...  

[pic 3]

[pic 4]


Na tirinha a seguir, Cebolinha diz para o Cascão que ensinou o Floquinho a assobiar. Percebendo que Floquinho não assobiava, Cebolinha diz que ensinou, mas isso não significa que ele aprendeu.
O que você acha sobre isso? É possível alguém ensinar e o outro não aprender? Então, necessariamente, o ensino não está diretamente associado à aprendizagem?
Acho que teremos que aprofundar um pouco mais esse assunto.

[pic 5]


[pic 6]

 2

nquanto refletimos sobre esses conceitos, vamos assistir ao vídeo: Ensino e Aprendizagem "Teaching Teaching & Understanding Understanding"3, que poderá ser acessado pelos links a seguir:

[pic 7]Parte 1:
https://www.youtube.com/watch?v=hxnVRp7YB8k
Parte 2: 
https://www.youtube.com/watch?v=8qGg79yzbK8
Parte 3: 
https://www.youtube.com/watch?v=8-Sk85VN0go

 

[pic 8]

Durante o vídeo, você deverá fazer algumas pausas para reflexão.

[pic 9]1ª pausa: aos 4 minutos da primeira parte.

1 Qual a diferença entre os alunos Susan e Robert?

Susan e Robert são alunos diferentes, cada um tem objetivos diversos. Eles representarão um estereótipo do aluno bom e do aluno mau, para que possamos fazer uma análise sobre suas posturas enquanto estudantes.

Sabemos que os alunos são diferentes. Cada um possui a sua história, cultura, família e está inserido em um contexto. Tudo isso deve ser levado em consideração quando pensamos sobre o ensino e também como engajá-los no processo de aprendizagem.

 

2ª pausa: ainda na 1ª parte aos 4’55’’.

[pic 10]

2 Qual foi a mudança no perfil dos alunos ocorrida nos últimos anos?

O perfil dos alunos mudou nos últimos anos: há mais alunos advindos de famílias com baixo grau de instrução, com menos preparação para a vida escolar e acadêmica, necessitando de mais apoio da escola. Com o surgimento das novas leis que asseguram o direito à educação, cada vez mais conseguimos atender à universalização da Educação Básica, fazendo com que toda a população esteja na escola, não apenas uma classe privilegiada.

Não é difícil encontrarmos escolas que tenham uma cultura escolar consolidada de estereotipar alunos (bons e maus) e só se trabalhar com os mais “fáceis”, abandonando os mais difíceis.

"Vindas de universos culturais diferentes, as crianças sabem coisas diferentes... Isso traz a necessidade de que a educação escolar dessas crianças garanta oportunidades de aprendizagem similares àqueles que as de classe médio “mamam” em casa, com o leite materno" (Weisz, p. 49).

 

[pic 11]3ª pausa: aos 7’56’’ na 1ª parte 

3 Quais são os três tipos de professor apresentados no filme?

Os 3 níveis de professores são:

a) Primeiro: é descrito de forma óbvia com o carimbo de que diferencia os alunos e ensina somente para os que “querem aprender”.

b) Segundo: é um tipo menos fácil de delimitar. Ele é um professor animador de auditório, que está interessado em prender a atenção do aluno, mas não necessariamente em saber se eles aprenderam de fato o conteúdo. Não basta apenas engajar o aluno, a atividade não pode ser apenas divertida, ela dele ser capaz de fazer com que o aluno aprenda.

c) Terceiro: é o professor ideal. Planeja bem a aula e o curso, explicita os objetivos, é claro em relação ao que os alunos devem fazer e organiza a aula alinhada com esses objetivos. Esse professor está interessado em fazer com que seus alunos sejam capazes de atingir os níveis mais altos da taxonomia SOLO, que será explicada nos minutos seguintes. 

[pic 12]

Esse filme é um curta-metragem inspirado no livro “Ensino para a aprendizagem de qualidade na Universidade”, escrito por John Biggs. Foi produzido na Universidade de Aarhus, Dinamarca, em 2006.

4 O filme apresenta a taxonomia SOLO (Estrutura de Observação de Resultados de Aprendizagem), que nos ajuda a observar os diferentes níveis de aprendizagem.

Estrutura de Observação de Resultados de Aprendizagem.

1) Pré-estrutural: informações desconectadas, que não fazem sentido (não compreende).
2) Uniestrutural: apenas um aspecto relevante (segue um raciocínio simples);
3) Multiestrutural: percebe vários aspectos relevantes e independentes (consegue listar vários aspectos).
4) Nível relacional: aspectos integrados sob uma estrutura (explica causas, relaciona, justifica).
5) Nível abstrato: aspectos generalizados em um novo domínio (elabora hipóteses, reflete, teoriza).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (721.2 Kb)   docx (783.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com