TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Aprendizagem

Por:   •  26/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Este projeto visa mostrar a importância da relação professor-aluno no processo ensino aprendizagem, sabendo-se que deve da ênfase dentro da educação, por compreender-se que qualquer relação é enraizada de afeto, onde o mesmo é o principal ingrediente nas interações humanas.

O educador deve buscar em sua prática docente interagir com o educando para que a construção do conhecimento seja almejado, para que assim o aluno venha sair de sua zona de conforto, podendo por meio da aprendizagem atingir o seu desenvolvimento intelectual. O professor visa buscar o melhor diálogo com seus alunos, obtendo por meio da interação o foco principal onde é a autonomia de pensar de seus discentes.

A relação professor-aluno pode haver uns rumos diferentes, onde podem existir situações em que haja uma boa experiência e evolução entre as partes, ou poderá ocorrer o oposto em que a interação seja algo degradante, cansativa, obrigada e sem sentido, havendo muitos fatores que podem intervir neste relacionamento, contribuindo ou também prejudicando.

Sendo que a relação professor-aluno é um meio de diálogo que dá norte ao processo educativo, à construção do conhecimento, ou seja, é no coletivo que ambos trocam conhecimentos, dessa forma o docente precisa rever constantemente a sua prática, apoiando-se em uma base teórica e sólida.

        A relação professor-aluno tem se observado que é uma das principais preocupações no âmbito escolar. Nos módulos de ensino, o que se pode ver é que, por não dá ênfase a temática em questão, muitos projetos desenvolvidos na escola acabam por frustrar, pelo simples fato do professor não ter e até mesmo não tentar ter uma interação com os alunos, onde os mesmos fazem com que os projetos permaneçam apenas no papel. Desse modo surge a necessidade de estabelecer uma visão aprofundada do assunto, ou seja, relevar os aspectos que compõem a escola.

        O docente reconhece suas possibilidades e limitações, nesse contexto a dinâmica ensino aprendizagem que prenda a interação professor-aluno, deve englobar todos os aspectos abrangendo a suas condições de vida, com o ambiente escolar, a visão e a compreensão do conhecimento organizado a ser estudado.

        Portanto o trabalho do docente pode contribuir de maneira positiva para com os educandos, e que o mesmo possa reconhecer e valorizar a relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem, para que assim possa formar cidadãos participativos, críticos, criativos e formadores de opinião.

2. OBJETIVOS

2.1 Geral

Mostrar a importância da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem.

2.2 Específicos

  • Ressaltar a importância da relação e interação professor-aluno no processo ensino aprendizagem;
  • Mostrar que o afeto é determinante no ensino aprendizagem professor-aluno;
  • Repensar a prática em sala de aula para aulas prazerosas e a participação ativa do aluno;
  • Mostrar a importância do papel do professor na vida do aluno.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        A partir da década de 50 do século passado, os estudos que envolvem a questão escolar têm de forma crescente, apontando a importância das interações interpessoais para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. A maior parte desses estudos tem enfatizado principalmente a relação professor-aluno e, em menor grau, mas também de forma significativa a relação entre pares. (Branco, 1998; Maciel, 1996,1999; Salomão,2001; Tacca, 2000). Entretanto, pouco se tem estudado sobre a interação entre professores. A esse respeito, quem está imerso no dia-a-dia da escola sabe que a qualidade dessas interações é fundamental para o desenvolvimento do projeto pedagógico e, portanto, das condições curriculares vividas de fato pelo aluno.        

As relações humanas são de fundamental importância na realização comportamental e profissional de uma pessoa, embora essas relações sejam complexas.

O ser humano é eminentemente social: ele não vive isolado, mas em continua interação com seus semelhantes. Nas interações humanas, ambas as partes envolvem-se mutuamente, uma influenciando a atitude que a outra irá tomar, e vice-versa. Devido às suas limitações individuais, os seres humanos são obrigados a cooperarem uns com os outros, formando organizações para alcançar objetivos. A organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação entre elas é essencial para a existência da organização. (CHIAVENATO, 1993, p.20)

No relacionamento professor-aluno há o envolvimento de intenções e interesses, sendo esta interação o que sobressai das consequências, sendo a educação uma das formas mais importantes no desenvolvimento comportamental e adição de valores nos membros da espécie humana.

        Sendo assim, a interação estabelecida se caracteriza pela composição de conteúdos, organizações, sistematização didática para assim facilitar o aprendizado dos educandos e explanação onde o educador irá mostrar seus conteúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com