TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Gestão Anos Iniciais

Por:   •  6/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.729 Palavras (19 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 19

MÁRCIA REGINA BARBOSA RODRIGUES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS – GESTÃO.

Licenciatura em Matemática

MÁRCIA REGINA BARBOSA RODRIGUES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS – GESTÃO.

Licenciatura em Matemática

Relatório desenvolvido como requisito para aprovação na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

[pic 1]

Sumário

1.Introdução        5

2. Apresentação da Escola        7

3. Aspectos e atribuições organizacionais.        9

4. Aspectos administrativos gerais.        10

5. Atividades Desenvolvidas.        11

5.1 Fase Observação.        11

5.2 Fase Participação        16

6. COMENTÁRIOS        18

1.Introdução

 Sendo de suma importância e que faz com que o estudante reflita e conheça sua nova área de atuação, o estágio é um componente curricular obrigatório, de acordo com LEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008:

Art. 1o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

§ 1o O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

§ 2o O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. (BRASIL, 2008)

A realização, para a formação do futuro professor é indispensável, aproximando-o da rotina escolar e de sua realidade no exercício da profissão do futuro profissional, manter o contato com outros profissionais da área e principalmente em sala de aula.

Segundo França (2005):

O aluno estagiário precisa viver a escola em toda a sua amplitude, agora não mais como aluno, mas sim, direcionando seu olhar como futuro professor para que possa compreender e situar-se nesse contexto educativo de forma a demonstrar competência profissional e compromisso ético para com a sua futura profissão. (FRANÇA, 2005, p. 03)

 De acordo com Castro (2002 apud FIORENTINI, 2008), Rocha (2005 apud FIORENTINI, 2008) descrevem que os estágios supervisionados representam uma instância importante e fundamental à formação do professor, sendo marcada por significativa aprendizagem profissional. Sobre a formação inicial, Diniz Pereira (2007, p. 86 apud LORTIE, 1975), destaca que:

        O termo “formação inicial”, como se sabe, é pelo fato dessa formação iniciar-se muito antes da entrada em um curso ou programa que se desenvolve em uma instituição de ensino superior. A profissão docente é suis generis, pois, mesmo antes da sua escolha ou de seu exercício, o futuro profissional já conviveu aproximadamente 12.000 horas com “o professor” durante o seu percurso escolar.

O estágio supervisionado em ensino fundamental anos finais - gestão tem como objetivo proporcionar aos educandos as experiências de observação e participação como gestor/professor sendo e tendo visão de gestor/professor, efetuando planejamento e regência no campo de estágio, além de pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, nesse momento, com especificidade aos alunos do 6° ao 9° ano dos anos finais.

A realização do estágio foi na Escola Estadual Roberto Bianchi, localizada na Rua Keida Harada, no. 99, Vila Ipelândia – Cidade Suzano, de 26/07/2022 a 06/09/2022, com duração total de 100 horas, onde foi feito o acompanhamento da rotina na instituição de forma totalmente presencial.

O objetivo deste relatório é descrever as etapas do estágio, apresentar  o histórico da escola, seu espaço físico; estudo das práticas pedagógicas; leitura de regulamentos da escola e atividades desenvolvidas ao longo do período; como observação de toda dinâmica dentro e fora de sala de aula; participação, elaboração de plano de aula e apoio do professor regente; além de salientar os aprendizados em campo de estágio, as referências que serviram de base para estruturar os planejamentos e relatório em questão.

2. Apresentação da Escola  

 

A Escola Estadual Roberto Bianchi foi criada através do Decreto 04 de 06.01.1949 de acordo com art. 205 do Decreto 17.698/47, onde passou a se chamar “GESC do Bairro Palmeiras”, com início em fevereiro de 1949. O Patrono da Escola: Roberto Bianchi, foi Sr. Roberto Bianchi, o qual fez uma doação de 1 alqueire de terra. A escola só mudou de nome em 28 de dezembro de 1971, conforme Lei nº 2267 passa a ser denominada Escola Estadual de 1º Grau de Vila Ipelândia.

A escola possui vários documentos arquivados ao longo de existência, que nos remete a história da sua fundação, como por exemplo:  

  • Fotografias e vídeos;  
  • Planta oficial da escola.
  • Livro de Atas;  
  • Autorização para funcionamento dos Anos iniciais, Ensino Fundamental e Médio.
  • Relatórios entre outros documentos.

Desde a sua fundação, a escola já teve vários diretores no qual o plano diretor não destaca, salientando apenas a última Gestão, feita pela equipe gestora abaixo:

Nanci de Albuquerque Quinto

Diretor

Valdelânia Aparecida da Cruz

Vice-Diretor

Cecília C. B. Macedo

P C Anos Finais e EM

Angelica Nogueira Costa

P C Ensino Médio

Kelly Cristina Rosa de Brito

PC Anos Iniciais

Edina Aparecida S. Ribeiro

Gerente de Organização Escolar

Atualmente a escola oferece as seguintes modalidades:  Anos Iniciais (1º. série a 5º. série); Ensino Fundamental (6° série a 9º.  série), ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino abrangendo em média 800 alunos, além da participação do Grêmio Estudantil.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (974.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com