TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/10/2022  •  Artigo  •  3.893 Palavras (16 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Dheslei Paula Pereira Da Silva

Prof. Orientador: Rosevâni Valério Calvi

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED1798) – Trabalho de Graduação

07/12/2020

RESUMO

Este trabalho tem objetivo de relatar a importância do lúdico na educação infantil. Essas atividades contribuem para a construção do conhecimento e podem ser compreendidas quando a criança consegue demonstrar diferentes tipos de sentimentos e pode aceitar gradativamente a presença de outras pessoas. O caráter travesso da educação infantil aponta as possibilidades e interesses das crianças em todos os aspectos do desenvolvimento, o que favorece o crescimento, a socialização e o aprendizado das crianças por meio de diversas atividades. Eles estão inclinados

Melhorar a interação entre as crianças para que viva uma situação de colaboração, trabalho em equipa e respeito. Brincadeiras e jogos é a essência da influência, e sua utilização permite o trabalho docente, para que o conhecimento seja produzido de forma contextual no mundo infantil. Por meio de consultas a autores que possuem evidências na área e registros documentais, o método utilizado para a realização deste trabalho é o bibliográfico.

Palavras-chave: Artigo científico. Lúdico. Educação Infantil.

1 INTRODUÇÃO

O tema principal e a experiência educacional desta pesquisa têm como objetivo despertar a reflexão e mostrar a importância do brincar na educação infantil. Pois na educação infantil, as crianças estão desenvolvendo movimentos cognitivos emocionais e sociais. E o objetivo do projeto no contexto desta etapa merece especial atenção do autor docente, que observará se é possível utilizar jogos e brinquedos infantis para a realização de atividades em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto.

O brincar é como estratégia de ensino que pode ajudar os alunos a aprender muito bem, especialmente se estiverem envolvidos na educação infantil, esta é uma fase em que as crianças se concentram em buscar desbloquear o mundo ao seu redor. Brincar é sinônimo de aprendizagem, porque brincar produzirá espaço para pensar, as crianças se desenvolverão no pensamento, o pensamento estabelecerá conexões sociais, compreenderá a forma de satisfazer desejos e desenvolverá habilidades, conhecimento e criatividade, para que brincar e brincar proporcione harmonia.

A interação apoia a superação de problemas egocêntricos, desenvolvendo unidade e empatia, especialmente introduzindo novos significados de posse e consumo no compartilhamento de jogos e brinquedos. As atividades travessas desenvolvem diversas habilidades nas crianças, além de terem a imaginação de atenção e memória, e por fim formam todos os aspectos básicos do processo de aprendizagem, ou seja, a educação infantil passa a ser a base de toda educação da sociedade civil, e as travessas constituem um. Esse tipo de recurso de ensino eficaz permite que os alunos participem da aprendizagem. Atividades que permitem que as crianças se desenvolvam cognitivamente.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O lúdico tem um significativo cultural e vem conquistando seu espaço, principalmente porque as crianças se influenciam no processo de assimilação e integração entre imaginação e fantasia, socialização e expressão, além de expressar o processo de estar ciente deste mundo. Conforme Almeida (2006, p 03). “O lúdico passou a ser reconhecido como uma das formas utilizadas para o estudo do comportamento humano".

 Por meio de atividades lúdicas, as crianças podem não só testemunhar as formas pessoais e sociais desses momentos importantes com os próprios olhos, mas também se desenvolver em todos os aspectos da psicologia, física, mental, social e moral. Segundo Vygotsky (1998),

“O lúdico influencia muito desenvolvimento da Criança é através do jogo que a criança aprende a agir tem a curiosidade estimulada adquire iniciativa e autoconfiança Além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração”.

A ludicidade na educação infantil tornou-se uma das ferramentas que possibilita às crianças realizarem uma aprendizagem de qualidade a partir de técnicas que promovem o desenvolvimento de habilidades básicas nesse processo. Esta é uma atividade importante porque desenvolve a capacidade de atenção, memória e percepção, e todos os aspectos básicos relacionados à aprendizagem são  processo de tornar a criança consciente de si mesma e do mundo.

Brincar não é uma perda de tempo, nem uma atividade trivial, é uma ocasião para aprender e trocar experiências. Por meio do desenvolvimento de sentido e autonomia nas relações interpessoais para geração de sentido e cultura, podemos observar que crianças sozinhas podem transmitir emoções e ansiedade expostas a qualquer momento, estabelecer vínculos afetivos, interagir e socializar.

A brincadeira também deriva da habilidade simbólica, nesta habilidade, as imagens são consideradas como base para a instrumentalização das crianças, com o objetivo de construir o conhecimento e sociais por meio de uma série de jogos. O desenvolvimento do entretenimento e ensinar requerem tempo e espaço para ser realizado, e o desenvolvimento consiste em uma experiência cultural universal e apropriada para as crianças, pois promove um crescimento saudável e as relações em grupo estimulam a comunicação e a interação.

2.1 O PAPEL DO LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Atualmente, a educação infantil tem por objetivo educar e cuidar da formação das crianças. Os professores são responsáveis ​​por garantir que as crianças tenham plena experiência de desenvolvimento no processo. Os professores usam os jogos como ferramenta de ensino para ajudar no desenvolvimento e atingir seus objetivos.

Para os professores da educação infantil, os jogos podem ser uma ferramenta poderosa, pois auxiliam no processo de ensino e também no desenvolvimento geral. Segundo Kishimoto (1997, p.32) “para manifestar à conduta lúdica a criança demonstra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com